Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Letras Lingua Portuguesa / Módulos

Módulos

1º Período

 

Linguagem e informação – 100h
Ementa: Apresenta panorama histórico das diversas teorias linguísticas Reflete sobre os principais fundamentos da Linguística Moderna.  Estudas as principais características da linguagem voltadas à produção textual.

Cultura e língua na formação docente – 100h
Ementa: Propõe um estudo crítico das mudanças que, ao longo do tempo, afetaram a ação docente do professor de língua e literatura. Introduz as competências e habilidades básicas de língua estrangeira espanhola estabelecendo relações com os aspectos culturais.

Expressão e reflexão: arte e ciência – 100h
Ementa: Discute os fundamentos da teoria da literatura. Apresenta um panorama das literaturas clássica, portuguesa e brasileira do ponto de vista historiográfico, organizado cronologicamente em seus período e correntes. Faz a crítica literária dos textos.

Comunicação e sociedade – 100h
Ementa: Estuda o desempenho linguístico-comunicativo constitutivo dos processos de interação social com vistas ao ensino e à aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Estudas as principais características da linguagem voltadas à produção textual.

 

2º Período



Linguagem e interação – 100h
Ementa: Discute sobre a prática de leitura e produção de texto a partir da concepção da linguagem como ação e interação que aponta para o estudo dos gêneros textuais e discursivos. Reflete sobre as principais teorias de ensino e aprendizagem.

Interlocução teórica e prática – 100h
Ementa: Estuda noções básicas da formação linguística a partir de duas perspectivas: a estrutural e a discursiva. Discute características da linguagem verbal à luz da Teoria dos Signos, tal como proposta pela Semiótica. Estudas gêneros textuais e discursivos que privilegiam a descrição como tipologia textual de língua estrangeira.

Comunicação e expressão linguística, artística e literária – 100h
Ementa: Estuda as partes constitutivas do texto narrativo à luz do Formalismo Russo e das críticas literárias contemporâneas e os períodos Arcadismo e Romantismo das literaturas brasileira e portuguesa. Estuda a inserção do aluno no mundo como sujeito, utilizando-se da linguagem para entrar em contato com o pensamento de outros sujeitos ao longo da história.

Interação na formação docente – 100h
Ementa: Estuda a língua estrangeira priorizando a reflexão dos níveis fonético/fonológico. Apresenta a discussão em torno das variedades de língua no contexto específico da língua espanhola. Discute sobre a prática de leitura e produção de texto a partir da concepção da linguagem como ação e interação que aponta para o estudo dos gêneros textuais e discursivos.

3º Período



Contribuições linguísticas e literárias – 100h
Ementa: Apresenta os estudos da Literatura Espanhola na Idade Média e no início do Renascimento. Aperfeiçoa as quatro habilidades em língua estrangeira espanhola, com ênfase nos aspectos morfológicos. Focaliza o estudo das estruturas narrativas na perspectiva dos gêneros textuais e discursivos.

Língua, arte e literatura – 100h
Ementa: Estuda a Semântica e a Estilística da língua portuguesa. Apresenta os pressupostos teóricos da Sociolinguística no contexto do ensino de língua. Introduz um panorama dos estudos da língua latina.

Linguagem e contexto – 100h
Ementa: O estudo da Cidadania e da Ética trabalha a questão da ética como crítica e invenção com foco para a realidade contemporânea. Estuda o realismo/naturalismo na literatura brasileira e portuguesa.

Influência cultural para a formação docente – 100h
Ementa: Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica a partir de estudos históricos e contemporâneos da Psicologia da Educação.

 

4º Período


Estrutura linguística e literária – 120h
Ementa: Apresenta um panorama crítico da literatura hispano-americana produzida entre os séculos XVI e XX, por meio da leitura das obras literárias mais representativas do período. Propõe o estudo linguístico na perspectiva estruturalista dos estudos da linguagem, com ênfase para os aspectos fnético e fonológico. Trabalha a construção do conhecimento científico e a pesquisa na área das ciências humanas.

Análise linguística e literária – 120h
Ementa: Estuda, com base em textos críticos e literários,  o Parnasianismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo, tendo em vista textos que expressam confronto de ideias e estimulam correlações. Aperfeiçoa as quatro habilidades em língua estrangeira espanhola, com ênfase nos aspectos morfossintáticos.

Aplicação de conceitos em contextos comunicativos – 120h
Ementa: Propõe o estudo linguístico da Língua Portuguesa na perspectiva estruturalista dos estudos da linguagem, com ênfase para os aspectos morfológicos e lexicais. Trabalha a construção do conhecimento científico e a pesquisa na área das ciências humanas. Estuda aspectos técnicos para a produção do trabalho científico. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera a LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda.

Prática escolar na formação docente – 120h
Ementa: Estuda, com base em textos críticos e literários, as Vanguardas Europeias, tendo em vista textos que expressam confronto de ideias e estimulam correlações. Estudo da literatura greco-latina. Apresenta a natureza e a constituição histórica da atividade docente. Aborda a formação e a ação política do docente no Brasil. Discute a profissão docente e a legislação.

5º Período


Práticas de leitura, interpretação e escrita – 100h
Ementa: Apresenta o estudo diacrônico da língua portuguesa. Estudo do Modernismo, tanto no contexto sociocultural de Portugal quanto do Brasil.

Aplicabilidade de conceitos linguísticos e literários – 100h
Ementa: Estuda a literatura hispano-americana, focalizando a narrativa fantástica dos séculos XIX e XX. Trabalha a construção do conhecimento científico e a pesquisa na área das ciências humanas. Estuda aspectos técnicos para a produção do trabalho científico. Propõe o estudo linguístico da Língua Portuguesa na perspectiva estruturalista dos estudos da linguagem, com ênfase para os aspectos morfossintáticos.

Pesquisa e atuação docente – 80h
Ementa: Estuda as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas ao ensino de línguas para a formação docente. Discute abordagens e métodos de ensino de língua estrangeira. Propõe reflexão e discussão dos PCNs e das Orientações.

Língua, literatura e pós-modernidade – 100h
Ementa: Estudo da produção textual em língua estrangeira dos gêneros textuais discursivos que pertencem à esfera da  argumentação. Trabalha a construção do conhecimento científico e a pesquisa na área das ciências humanas. Estuda aspectos técnicos para a produção do trabalho científico.

Estágio supervisionado – 200h
Ementa: Discute a elaboração de estágios, segundo a legislação vigente. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literatura.

Atividades acadêmico  cientifico-culturais – 100h
Ementa: Apresentar e discutir a importância das atividades científico-culturais como parte do processo de ensino e aprendizagem para os alunos do curso de Letras.
 

6º Período


Ideologia, língua e literatura – 100h
Ementa: Propõe o estudo discursivo da língua portuguesa a partir das concepções de Bakhtin e seu círculo e da Análise do Discurso de linha francesa. Estuda as estruturas gramaticais e discursivas do espanhol à luz da Linguística Contrastivas.

Contemporaneidade linguística e literária – 100h
Ementa: Faz uma análise crítica de textos infantojuvenis de variadas literaturas ocidentais, em verso e em prosa.  Estuda textos, também em verso e em prosa, da literatura angolana.

Discurso e seu funcionamento – 100h
Ementa: Estuda a constituição do texto a partir da Linguística Textual. Discute aspectos sintáticos do ponto de vista discursivo. Reflete sobre a questão dos gêneros discursivos à luz da Teoria Dialógica do Discurso.

Sujeito, ideologia e ação docente – 80h
Ementa: Estuda textos, também em verso e em prosa, da literatura cabo-verdiana Discute abordagens e métodos de ensino de língua materna. Propõe reflexão e discussão dos PCNs e das Orientações.

Estágio curricular supervisionado – 200h
Ementa: Apresentar e discutir a legislação que dispõe sobre a formação do educador e sobre o Estágio Supervisionado. Estuda a importância da experiência do estágio na formação do educador, como oportunidade para a vivência do papel do professor.

Atividades Acadêmicos-científico-culturais – 100h
Ementa: Apresentar e discutir a importância das atividades científico-culturais como parte do processo de ensino e aprendizagem para os alunos do curso de Letras.

Trabalho de Conclusão de Curso – 20h
Ementa: Apresenta o trabalho de conclusão de curso no formato adequado do trabalho científico.

Comunicar erros

LAURA CIELAVIN MACHADO - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

Receba informações de oferecimento sobre esse curso!:

X