Você está aqui: Página Inicial / Trabalhos

Trabalhos

 

Comunicações Científicas: graduados em cursos de nível superior, estudantes de cursos de pós-graduação ou pós-graduados – mestres e doutores.

Relatos de Iniciação Científica: estudantes dos cursos de graduação do campo de Comunicação Social ou de áreas conexas.

Os Grupos de Trabalho acolhem propostas de trabalhos para estudantes de pós-graduação, mestres, doutores, profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação. Sugerimos que os trabalhos privilegiem o tema central do evento: Comunicação e Mercado: Arte, Design e Experiências  - contemplando as especificidades dos grupos de trabalho, sugeridas abaixo:

 

 

GT1- Comunicação & consumo  

Este grupo espera por contribuições teóricas sobre as relações de consumo e seus reflexos na comunicação com o mercado. O ato de significar, promover percepções, agregar valor simbólico, transformando consumidores, produtos e serviços em mensagens se constitui em uma atividade cada vez mais complexa e sofisticada. Daí a necessidade de um olhar plural e multidisciplinar sobre estas realidades.

 

 

GT2 – Comunicação de mercado & redes sociais online

Este grupo aceita trabalhos que explorem o crescimento das tecnologias de relacionamento, o uso das mídias sociais online, as redes e as comunidades de marca como uma nova ambiência tecnossocial, evidenciando um discurso descentralizado e comprometido com a postura participativa dos consumidores e públicos de interesse. O fenômeno da interatividade e a proposta de co-criação, merecem uma abordagem sistêmica para a compreensão dos fluxos comunicacionais e sua operacionalização junto ao ciberconsumidor.

 

 

GT3 – Mídia & Inovações

O estudo dos meios e das novas possibilidades de suportes (convergência) será a razão deste grupo de pesquisa. Isso implica no mapeamento das recentes inovações e práticas que caracterizem a distribuição de mensagens de forma não convencional, ou ainda como as ações de “no media” e a articulação entre as ações off e online. Contemplando também as novas possibilidades de mensuração, controle e padrão de investimentos.

 

 

GT4 - Comunicação e mercado, arte, design e experiências 

Uma das principais questões hoje ligada a economia criativa são as novas propostas nos campos da arte, do design e da comunicação, que apresentam fronteiras tênue. É necessário, portanto, pensar novas linguagens, novos suportes, bem como, novas técnicas e materiais, de tal forma que contemplem as diferentes necessidades da sociedade, que no presente apodera-se, não só de bens materiais, mas de serviços oferecidos pelas plataformas digitais. Parte do caráter especial do que se deve produzir no século XXI, está relacionado a apropriação de novos conceitos que permeiam o dia a dia das pessoas. Para tanto, serão aceitas por este grupo de trabalho, pesquisas no âmbito das seguintes temáticas: hibridização, desterritorialização, efemeridade, inclusão social, mobilidade urbana, consumo e informação.

 

GT5 – Iniciação científica  

Este grupo apresenta-se como o espaço privilegiado pela oportunidade dos jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos voltados para a temática comunicação e mercado. Trata-se de um ritual de iniciação importante para a academia e para a descoberta da potencialidade criativa e crítica dos jovens pesquisadores.

 

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS 

O artigo, em formato .DOC ou DOCX, deverá conter de 12 a 15 mil caracteres. Os trabalhos deverão ser digitados de acordo com as normas da ABNT: Times New Roman, espaçamento 1,5, corpo 12. Com margens superior e à esquerda de 3 cm e inferior e à direita de 2 cm, em página A4 e recuo de 1 cm na 1ª linha de cada parágrafo. Resumo: abaixo do nome do(a) autor(a) ou dos(as) coautores (as), corpo 12, alinhado nas margens esquerda e direita (justificado); com espaço entrelinhas simples (1,0); Palavras-chave: de três a seis, separadas por ponto, abaixo do resumo, em Times New Roman, corpo 12, alinhado à esquerda; Nota de rodapé: na primeira página, com um breve currículo de, no máximo, cinco linhas por autor(a) ou coautor(a), em Times New Roman, corpo 10, entrelinhas simples (1,0), justificado; Subtítulos (ou títulos de capítulos e seções): Times New Roman, corpo 12, em negrito, alinhados junto à margem esquerda, com uma linha de espaço antes e depois; Referências Bibliográficas: Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples (1,0), seguindo as demais normas da ABNT. 

 

Utilize os seguintes templates em DOC e PPT. (Envie apenas arquivos em PDF)

 

3 PASSOS PARA PARTICIPAR DO ECOM


 

PRIMEIRO PASSO: faça sua Inscrição (participante ou ouvinte) Clicando aqui!


 

SEGUNDO PASSO: efetue o pagamento clicando no botão abaixo e seguindo as orientações fornecidas.

 

Valor R$100,00 (CLIQUE AQUI)

 

TERCEIRO PASSO: envie para o e-mail: ecomgrupo@gmail.com o paper para a avaliação (no template e em PDF) seguindo a formatação descrita acima.

 

OBS: O informe de aceite será encaminhado diretamente ao e-mail do inscrito.

 

Inscrições de trabalhos até 05 de setembro de 2019.

 

Inscrições para participantes ouvintes até 20 de setembro de 2019.