Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Sustentabilidade / Notícias / Campus Vergueiro realiza primeira colheita da horta comunitária

Campus Vergueiro realiza primeira colheita da horta comunitária

Projeto envolve alunos de vários cursos e vai além da educação ambiental

11/11/2019 17h20 - última modificação 13/11/2019 14h40

 A primeira safra da horta comunitária do campus Vergueiro foi recebida em clima de comemoração na tarde de 6 de novembro. Por ser projeto interdisciplinar de extensão universitária, a "Festa da Colheita" reuniu professores e alunos de vários cursos trazendo novos conhecimentos e sabores, como definiu a coordenadora da graduação de Gestão de RH da Universidade Metodista de São Paulo, professora Valéria Calipo.

Em meio a hortaliças tradicionais como cheiro-verde, alface e beterraba e de agricultura PANC (plantas alimentícias não-convencionais), o canteiro rendeu uma coleta abundante de muitos saberes, pois conciliou estudos e pesquisas aplicados à prática. O projeto vai além de desenvolver educação ambiental, aplicando noções de dieta saudável, empreendedorismo e economia solidária. Por isso envolve cursos como nutrição, administração, engenharia ambiental, biologia, matemática e de gestão e negócios.  

Senso comunitário

“Associado ao projeto de extensão Empregabilidade, as hortas comunitárias dos campi Vergueiro e Rudge Ramos buscam despertar nos estudantes a importância de uma alimentação sadia e, especialmente, o senso comunitário na produção e divulgação de alternativas de baixo custo e sem uso de defensivos ou fertilizantes químicos. Isso conjuga ao mesmo tempo a possibilidade de inclusão produtiva. Todo aprendizado será replicado para à comunidade”, descreveu professora Valéria.

Houve também uma rodada de petiscos para se conhecer e saborear outros alimentos nutritivos como os panc (casos de ora-pro-nobis e taioba). Também foram distribuídas mudas de tomate cereja e houve comercialização de hortaliças.

"Foi incrível ter a oportunidade de participar da colheita e da organização da ação! Mais interessante ainda foi compartilhar os produtos com colegas da universidade e ver a surpresa ao descobrirem que foi tudo produzido aqui no campus e sem agrotóxicos", divertiu-se a aluna Luana Estevão Leal, ao lado da colega Carolina de Sousa Maia, que reforçou: “Achei interessante a iniciativa do projeto e toda a integração que gerou no campus. Nunca havia participado de algo assim. Foi bem legal poder colher alface”.

As hortas comunitárias são uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade da Metodista e integram o Projeto Rondon-SP, além de terem se firmado na programação da Prefeitura de Diadema junto a 25 escolas e à Casa da Economia Solidária. Crianças, familiares e a comunidade aprendem educação ambiental e a criar o próprio negócio. Na "Festa da Colheita" alunos do campus Vergueiro também participaram de pesquisa sobre a interação dos ensinamentos do respectivo curso com o projeto comunitário e sobre as PANCs.

Leia também: Hortas comunitárias promovem educação ambiental e empreendedorismo nos campi Vergueiro e Rudge Ramos 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,
TRABALHOS E CONGRESSOS
X