Livros
Aprendizagem do aluno adulto : Implicações para a prática docente no ensino superior
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizagem do aluno adulto : implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: IBEPEX Editora, 2009. 143p.
A formação continuada do professor universitário é imprescindível para o sucesso de um curso superior. Mas... qual é a melhor forma de se ensinar um aluno adulto? Como ele aprende? Quais são suas principais dificuldades? Que tipo de metodologia de ensino é a mais adequada? Como o professor deve preparar suas aulas? Ao fazer uma reflexão instigante sobre essas e outras questões, este livro é voltado ao educador que deseja entender como funciona o processo de ensino-aprendizagem de adultos, apresentando as principais teorias e diretrizes voltadas à formação integral desse público.
Bullyng - Mentes perigosas nas escolas
SILVA, Ana Betariz Barbosa. Bullyng – Mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Fontanar, 2010. 189p.
Em 'Bullying - Mentes perigosas nas escolas', a dra. Ana Beatriz faz uma análise sobre um dos tipos de violência que precisa ser combatido. O livro faz uma investigação do problema, apresentando informações aos pais, professores, alunos e profissionais de diversas áreas para identificar esse tipo de violência e suas consequências, como também o que se pode fazer para combatê-la.
Leia um trecho do livro.
Educação Ou O Quê?
MAUTNER, Ana Veronica. Educação Ou O Quê? Reflexões para Pais e Professores. São Paulo: Summus Editorial, 2011. 120p.
Diz o dicionário que educar é formar indivíduos aplicando métodos adequados que podem variar de acordo com a época. Porém, a palavra "educação" abriga uma série de significados. No livro Educação ou o quê? - Reflexões para pais e professores, a psicanalista Anna Veronica Mautner aborda temas que intrigam a todos nós: afinal, quem deve educar, a família ou a escola? A escola deve ser tradicional ou liberal? Como impor limites aos filhos e aos alunos?
Novas Tecnologias no Contexto Educacional
Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação
CARVALHO, Fábio Câmara de e IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam. São Paulo: Pearson PrenticeHall, 2010. 184p.
Leia na Parte 2 - Práticas de ensinar e aprender: casos e experimentos, os capítulos: 4 - Utilização de bases de dados e informações; 5 - Comunicação e interação e 6 - Construção de conteúdo.