Sala de Aula e Tecnologias
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas e universidades, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O jovem aluno não procura mais o conhecimento bem estruturado e de fácil acesso nos livros didáticos, mas no imenso universo do hipertexto. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
É esse desafio que a equipe do Nutae – Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação – da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), juntamente com colegas, professores e pesquisadores em outras universidades, apresenta na coletânea “Sala de aula e tecnologias”.
O projeto inicial tinha como objetivo relatar a experiência do Nutae em seu trabalho com tecnologia na educação e, particularmente, com a educação a distância.
Porém, a colaboração da Professora Dra. Vera Barros de Oliveira, da Faculdade de Psicologia da Umesp, permitiu abrir o livro a professores e pesquisadores de outras Universidades – Professora Dra. Beatriz Leonel Scavazza, da PUC de São Paulo, Professoras Dras. Cleci Maraschin e Margarete Axt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Dra. Lucila Pesce, da PUC de São Paulo. Essa decisão ampliou o campo da experiência à reflexão teórica necessária.
Veja os capítulos do livro em pdf.
- Apresentação Completa
- A educação e o universo digital
- Dialogia Digital: considerações sobre metodologia de mediação a distância
- Acoplamento tecnológico e cognição
- 2ª parte do curso por correspondência ao curso on-line
- Ambientes virtuais de aprendizagem
- Dependência on-line
- Novos tempos, novos desafios
- Distantes, mas próximos
- O sonho de Ícaro nas escolas municipais de São Bernardo