Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2013 / Universidade Metodista de São Paulo: sua estrutura e curiosidades

Universidade Metodista de São Paulo: sua estrutura e curiosidades

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Aline Henriques
Luiza Guerra


A Universidade Metodista de São Paulo, também conhecida como Metô entre o público jovem, oferece uma das principais faculdades de comunicação atualmente. A Metodista, que há mais de 70 anos existe em São Paulo (e possui mais de 255 anos desde sua fundação), acolhe milhares de alunos. Os veteranos sentem orgulho de fazer parte dessa tradição e os calouros e pré-vestibulandos são atraídos pelo prestígio atribuído à universidade, bem como pelo sucesso profissional de seus ex-alunos, que trazem um nome tão bem conceituado no currículo.

O campus da faculdade de comunicação está localizado no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. Lá, dentre outras áreas, são ministrados cursos de Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas. Para dar vazão a todo esse conhecimento e receber todos os alunos, professores e funcionários diariamente, o campus do Rudge Ramos conta com uma infraestrutura de altíssima qualidade, fazendo com que a Metodista possa somar conforto à todas as suas qualidades.
Com 91.074 m², o espaço deste campus é muito bem aproveitado. Sendo a  Metodista envolvida com questões ambientais e interessada em se engajar na sustentabilidade (desenvolvendo diversos projetos voltados ao tema), quem circula pelo campus Rudge Ramos pode aproveitar áreas verdes, praças e jardins, que, além de contribuírem com o meio ambiente, tornam o ar do local bastante refrescante e contribuem para acentuar a beleza e atenuar ruídos (muitas vezes, dentro do campus as pessoas acabam esquecendo que estão logo ao lado da Anchieta, uma rodovia de intensa circulação de automóveis, diariamente – fato este que facilita o acesso ao campus para quem vem de São Paulo ou outras cidades vizinhas).
Além de muitas salas onde são ministradas as aulas, os prédios (são mais de cinco edificados no local) possuem laboratórios para aulas práticas, equipados com ferramentas de alta tecnologia e que podem ser utilizados pelos alunos para incrementar trabalhos e expandir ainda mais o conhecimento. A universidade conta com muitos auditórios, onde são desenvolvidos frequentemente eventos como palestras, congressos e simpósios, visando o intercâmbio entre outras universidades e entre alunos da própria faculdade.
A preocupação com a comodidade e satisfação de alunos e funcionários é muito importante para a Metodista. Visando estabelecer um bom relacionamento, existem secretarias e o centro de atendimento aos alunos, que contam com funcionários capacitados e ferramentas ágeis para auxiliar na resolução de problemas e dúvidas dos estudantes. Tudo isso somado ao atendimento online, destinado à questões mais simples e passíveis de serem resolvidas á distância, torna a Metodista uma organização que é aberta ao relacionamento com seus públicos.
Outro ponto que enfatiza a mobilização da universidade com o bem-estar de alunos e funcionários é o bom funcionamento do Centro de Convivência. Com capacidade para acolher centenas de pessoas e mais de 2.000 m², o C.C. – como é conhecido entre os estudantes – oferece, além de cantinas para lanchar, lojas de comércio, o que aumenta a praticidade de quem circula pela Metodista. 
Finalmente, para coroar a reunião entre ciência, bem-estar e comodidade promovida pela universidade aos estudantes do campus Rudge Ramos, existe também a Biblioteca Central. Lá estão contidos milhares de volumes e títulos essenciais à formação acadêmica e cidadã dos alunos. Este rico acervo é acompanhado de salas de estudo e reunião, computadores de pesquisas e mesas para consulta de livros e revistas.
A Universidade Metodista de São Paulo mostra excelência em espaço físico e em transmissão de conhecimento. Apesar de possuir um campus tão bem equipado e completo, que oferece comodidade e conforto a quem passa por ali, as atividades da Metô não se restringem ao espaço existente entre os muros dos campi. Diversos projetos desenvolvidos, promovidos e apoiados pela Metodista visam benefícios que atingem também a comunidade que a cerca. Isso mostra que a universidade de fato está alinhada com sua Missão e Valores, que são guiados por ações educativas e também pelo engajamento com a construção da cidadania.

Comunicar erros