Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Outubro / Uso de novas tecnologias influencia aprendizado dentro da sala de aula

Uso de novas tecnologias influencia aprendizado dentro da sala de aula

Laptops, celulares e tablets são cada vez mais frequentes nas salas de aula

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Alunos afirmam que as aulas ficam mais dinâmicas com o uso de tecnologias da comunicação

Aline Sant`Anna Bueno, Thayana Salgueiro, Ana Paula Estevão Luís e Luciana Costa Barboza
 Foto: Ana Paula Estevão Luís


O uso de laptops, celulares e tablets é cada mais frequente dentro das salas de aula por parte dos alunos. As novas tecnologias permitem acesso rápido à informação e a interação online através das redes sociais. Os professores também adotam a tecnologia em favor de uma aula mais dinâmica e interativa.


Como adepto ao uso dessas tecnologias, e liberal quanto à utilização por parte dos alunos, o coordenador do Curso de Relações Públicas da Universidade Metodista, Paulo Ferreira, diz que não há como negar a importância das novas tecnologias.  “O acesso à informação fica mais rápido, fica mais objetivo, então no aspecto de informação, eu acho bárbaro”, afirma.


 Para Ferreira, é necessário que o aluno entenda a diferença entre o entretenimento e o conhecimento, e ter consciência respeitando os limites desse uso dentro da sala. O aluno deve entender que a informação que ele consegue acessar prontamente, nem sempre se torna conhecimento. “É necessário transformar informação em conhecimento, e isso não é um processo digital, e sim um processo cerebral, de estudo e pesquisa”, diz.


Os professores também devem estar preparados para entender esse novo momento e utilizar essas novas ferramentas a seu favor, instigando o aluno a buscar a informação.  “Os professores também adotam algumas dessas ferramentas para agregar conhecimento, dar dinâmica e contextualizar suas aulas”, afirma Ferreira. “O professor deve saber adequar o conteúdo e didática da aula para usar essas ferramentas como complemento, lembrando que nem todos os alunos estão totalmente inclusos nessa nova era digital”.


 Os alunos acreditam que interagem mais quando a aula tem recursos audiovisuais, e  que isso já é uma tendência. A aluna do segundo semestre do Curso de Relações Públicas, Leticia Madrona, acredita que o uso dessas novas tecnologias influencia no aprendizado e permite maior interação do professor com a sala. A aluna aprova a utilização dessas tecnologias, mas alerta: “o aluno precisa estar empenhado em aprender mesmo não tendo laptop ou celular”.

Comunicar erros