Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Notícias / Universidad del Maule, do Chile, assina cooperação com Pós-graduação em Ciências da Religião

Universidad del Maule, do Chile, assina cooperação com Pós-graduação em Ciências da Religião

Acordo acadêmico prevê inicialmente intercâmbios e pesquisas conjuntas

19/06/2017 16h30 - última modificação 19/06/2017 17h15

A Universidade Católica del Maule, do Chile, é nova parceria da Metodista em programas de pós-graduação. Acordo de Cooperação Acadêmica foi assinado em 13 de junho último para intercâmbio de alunos e professores e realização de pesquisas conjuntas em Ciências da Religião, área com pouca presença na rede de ensino superior chilena. Os planos preveem implantar inclusive dupla titulação entre mestrandos e doutorandos.

Representante da UCM, o pesquisador César Carbullanca Nuñez afirma que a instituição está criando um Centro de Investigação da Religião, por isso a cooperação com a Universidade Metodista de São Paulo promete impulsionar essa área do conhecimento naquele país. Como em todas as sociedades seculares, a religião no Chile perde relevância:

“Temos visto um aumento do agnosticismo após o período da ditadura (1973-1990), pois as instituições perderam legitimidade e a sociedade entende que não necessita mais da tutela da Igreja. Com isso, as universidades não abrem espaços para estudos religiosos”, citou César Carbullanca, que também é sacerdote e professor do Programa de Pós-graduação Magister em Ciências Religiosas y Filosóficas da Faculdad de Ciencias Religiosas e Filosoficas da Universidad Catolica del Maule.

O coordenador do Mestrado-Doutorado em Ciências da Religião da Metodista, professor Helmut Renders, descreve que as culturas espanholas e portuguesas têm estudos científicos bastante diferentes e que os chilenos possuem uma academia majoritariamente clássica, por isso a religião é pouco explorada como saber na área de humanidades. Tanto que a UCM está abrindo o segundo curso da área em todo Chile.

Acesso a financiamentos

As duas universidades estão otimistas com a colaboração que pretendem dar a esse campo do conhecimento, já que também no Chile há fundos para financiar pesquisas acadêmicas semelhantes à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação do Brasil. “Que seja só o primeiro passo de uma cooperação que pode se ampliar em outras áreas. Podemos inclusive ter doutorado com diploma duplo”, cogitou o reitor da Metodista, professor Paulo Borges Campos Junior, que assinou o termo de cooperação ao lado do coordenador de Pós-graduação e Pesquisa, professor Davi Ferreira Barros.

A Pós-graduação em Ciências da Religião da Metodista é a mais bem avaliada no Brasil pela CAPES, com nota 6 das 7 possíveis. Sua revista científica tem a melhor pontuação nacional, com QualisA.

A Universidad Catolica del Maule é uma das 25 universidades que compõem o Conselho de Reitores das Universidades do Chile (CRUCH), organização com mais de 55 anos de tradição. Conta com Selo de Acreditação, uma garantia do Estado sobre a qualidade da instituição e que abre acesso a financiamentos ou recursos estatais para custear estudos. Além de medicina e pedagogias, a UCM oferece cursos nas áreas de sociologia, nutrição, dietética, engenharia comercial e engenharia biotecnológica.

Professor César Carbullanca Nuñez palestrou diversas vezes na Semana da Religião do PPG em Ciências da Religião da Metodista e se dedica a estudos, entre outros, sobre textos intertestamentários do Novo Testamento, sobre o martírio na tradição judaica e sobre pós-tradições angelomórficas (como a crença em anjos explica os comportamentos sociais de hoje).

Acordo de Cooperação - Metodista e Católica Maulé (Chile)

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
SOBRE O PROGRAMA