Religião e sociedade no mundo bíblico
Universidade Metodista de São Paulo
Faculdade de Humanidades e Direito
Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião
Área de concentração: Linguagens da Religião
Disciplina: Religião e Sociedade no mundo bíblico
Docentes: Prof. Dr. José Ademar Kaefer e Prof. Dr. Tércio Machado Siqueira
Período: 1º Semestre 2014
Créditos: três (3)
Horário: Quarta-feira: 09:00 às 11:30
1) Tema: Patriarcas e matriarcas - Estudo exegético de Gênesis 12-25.
2) Ementa: Estudar Gn 12-25 através da exegese, com especial atenção a algumas perícopes e às diferentes tradições que compõem esta unidade.
3) Justificativa: O livro do Gênesis, como primeiro livro da Bíblia tem um papel determinante na composição dos dois Testamentos. É comum que a narrativa dos livros que compõem a Bíblia concentre nele sua referência teológica. O livro do Gênesis, no entanto, dado a sua extensão e história da composição, é constituído de grandes unidades que podem ser estudados independentemente. Este é o caso de Gn 12-25, cuja unidade narra a trajetória e organização de grupos e clãs, patriarcas e matriarcas, cuja experiência com seu Deus e Deuses e com a lida na vida cotidiana, vão dar contornos para a formação de povos e sua religião.
4) Objetivos: Introduzir o aluno no estudo da composição do livro de Gênesis (12-25); Analisar as tradições presentes na unidade de Gn 12-25; Oferecer ao/à aluno/a ferramentas para o exercício da exegese e acompanhá-lo/la em seu desenvolvimento; Valorizar a hermenêutica sociológica enraizada no cotidiano da América Latina; Interagir com as demais disciplinas do programa.
5) Metodologia: Aulas expositivas do professor sobre o conjunto da obra; Exegese das principais perícopes preparadas conjuntamente com os/as alunos/as e sua apresentação em sala de aula; Interação com as recentes descobertas arqueológicas e conclusões de estudos literários.
6) Conteúdo programático:
a) Principais referências bibliográficas sobre Gn 12-25;
b) Estrutura e composição da unidade Gn 12-25;
c) Principais tradições clânicas de Gn 12-25;
d) Exegese de perícopes com os/as alunos/as e sua apresentação em sala de aula;
e) Interação com as recentes descobertas arqueológicas e conclusões de estudos literários.
7) Avaliação: Presença e participação dos alunos/as nos debates em sala de aula; leitura da bibliografia sugerida e leituras complementares; exegese e apresentação de uma perícope.
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