Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Ciências da Religião / Estrutura do Programa / Linguagens da Religião

Linguagens da Religião

Estudo de textos, símbolos, mitos, ritos, práticas das religiões, assim como de sistemas doutrinários a partir de sua linguagem e articulação próprias por meio de métodos das ciências da linguagem, da hermenêutica, da teologia, da filosofia, da história e da antropologia.


Linha de Pesquisa 1: Literatura e religião no mundo bíblico


Análise de textos do mundo bíblico, em diferentes cânones, apócrifos, pseudepígrafos, Qumran e do seu entorno religioso-cultural, em perspectiva literária, sócio-histórica e da história da recepção.

Linha de Pesquisa 2: Teologias das religiões e cultura


Estudo das expressões simbólicas, narrativas, rituais, doutrinais e éticas das religiões, com seus respectivos sistemas interpretativos e teológicos, em articulação com as culturas onde interagem, com o auxílio de diferentes instrumentais teóricos.

Disciplina obrigatória da área:


Linguagens da Religião: questões epistemológicas

Estuda, em perspectiva inter e trans-disciplinar, as questões epistemológicas e metodológicas envolvidas na interpretação das expressões religiosas na sua diversidade literária, histórica, geográfica, cultural, gestual, oral e visual. Contempla uma introdução às principais abordagens metodológicas pertinentes à temática, tais como: filologia, exegese, hermenêutica filosófica, semiótica e teologia.


Disciplinas optativas:


Ciências da linguagem e da interpretação

Estuda diferentes teorias e autores de relevância nas ciências da linguagem e da interpretação aplicados ao universo religioso.

Religião e Sociedade no mundo bíblico

Estuda aspectos históricos e sociais do Israel antigo, do mundo mediterrâneo e dos demais povos relacionados com o contexto das origens dos textos bíblicos em suas condicionantes econômicas, sua cultura material e organização política.

Estrutura simbólica de mitos e ritos religiosos

Estuda as estruturas simbólicas presentes nas narrativas e complexos míticos, nos ritos e nas suas inter-relações na história das religiões.

Hermenêutica de textos religiosos

Estuda os pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos voltados para a interpretação de textos religiosos com auxílio das hermenêuticas filosófica e teológica, dos estudos literários, da antropologia, da história cultural e da semiótica.

Estudos literários da bíblia hebraica

Analisa os textos da Bíblia Hebraica, dos deuterocanônicos, pseudepígrafos e outros correlacionados, suas origens e desenvolvimento, gêneros literários e temas recorrentes, por meio de diversas abordagens metodológicas.

Estudos literários do cristianismo primitivo

Analisa os textos do Novo Testamento, dos apócrifos, dos Padres Apostólicos e outros correlacionados, suas origens e desenvolvimento, gêneros literários e temas recorrentes, por meio de diversas abordagens metodológicas.

Metodologia exegética da bíblia hebraica

Apresentação e exercícios práticos dos métodos de análise exegéticos, em especial literários e históricos, para interpretação da literatura da Bíblia hebraica e afim, em sua especificidade, tais como: crítica textual, literária, de gênero, análise semântica, crítica histórica, questões de tradução. Promove também revisão de seus pressupostos e práticas em diálogo com as ciências da literatura, a história e com as hermenêuticas contemporâneas.

Metodologia exegética da literatura do cristianismo primitivo

Apresentação e exercícios práticos dos métodos de análise exegéticos, em especial literários e históricos, para interpretação da literatura do cristianismo primitivo e afim, em sua especificidade, tais como: crítica textual, literária, de gênero, análise semântica, crítica histórica, questões de tradução. Promove também revisão de seus pressupostos e práticas em diálogo com as ciências da literatura, a história e com as hermenêuticas contemporâneas.

Exercícios Exegéticos

Análise de textos bíblicos específicos (perícopes, capítulos, livros), canônicos e não canônicos, por meio de instrumental exegético e de outras metodologias oriundas das ciências da linguagem.

Exercícios Filológicos

Estuda questões sintáticas, semânticas e interpretativas a partir da tradução de textos bíblicos, das traduções antigas da Bíblia e dos documentos dos povos circunvizinhos: em hebraico, aramaico, grego, egípcio, acádico, ugarítico, copta e latim. Visa também a inclusão desses saberes no horizonte da interpretação bíblica.

Teologia das religiões

Estuda, a partir da abordagem teológica e histórico-comparada, as idéias e práticas de diferentes religiões, principalmente na América Latina, identificando suas convergências e especificidades. Analisa o encontro entre diferentes expressões religiosas, as implicações e os impactos dele decorrentes, e as práticas e diálogos inter-religiosos e ecumênicos.

Questões de método em teologia

Estuda questões metodológicas suscitadas pela reflexão teológica temática e sistemática atual, considerando a validade dos métodos teológicos elaborados nos diversos lugares e épocas, os pressupostos hermenêuticos, as propostas de reformulação e ampliação, e a criação de novos métodos.

Religião e Arte

Analisa as relações entre as formas artísticas e as formas de expressão da religião, em especial suas analogias, correspondências e influências mútuas. Estuda também as múltiplas manifestações artísticas presentes na cultura, em seus possíveis significados teológicos.

Temas de Teologia e Ética

Estuda temas clássicos e contemporâneos da teologia e da ética e de suas interpretações, em perspectiva inter-religiosa e intercultural.

Filosofia da Religião

Interpretação filosófica do sentido e do valor da religião em geral e das religiões no mundo, em perspectiva histórica ou sistemática, com o auxílio de diversos métodos, tais como o fenomenológico, o hermenêutico e a filosofia da linguagem.

Teologia e Cultura

Estuda as relações – de antagonismo, conflito, interação, sincretismo ou diálogo - entre religião, teologia e cultura no contexto contemporâneo e analisa diversos sistemas interpretativos presentes na religião e na cultura, em perspectiva histórica, fenomenológica, antropológica e teológica.

Teologia na perspectiva Feminista

Estuda em perspectiva feminista intercultural a reconstrução da teologia em face aos novos sujeitos e fenômenos religiosos diante dos processos de globalização, imigração e da diversidade religiosa e cultural.

Estudos das linguagens da religião popular

Estuda as diversas linguagens da religião popular: seus ritos, crenças, devoções, produção artística, formas orais e escritas, e suas interpretações no contexto da cultura popular.

Estudos de imaginários religiosos

Estudo comparativo e histórico-antropológico de complexos imaginários religiosos com o objetivo de compreender a sua relação com diferentes formações sócio-culturais.

Hermenêutica do pluralismo religioso

Interpretação das inter-relações dos diversos discursos, experiências e sensibilidades religiosos que coexistem num mesmo espaço, tais como: oposição, acomodação, assimilação, influência recíproca, interpenetração, trânsito, hibridação e recomposição sincrética das suas respectivas linguagens.

Cultura visual, narrativas e religião

Analisa o papel das imagens e do processo de recepção e percepção visual como expressão religiosa, assim como do aspecto figurativo e imagético das narrativas religiosas.

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA