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Estrutura do Programa

MESTRADO

Conforme deliberação do Colegiado de Curso em 2003, para obtenção do título de MESTRE em Psicologia da Saúde a partir do ano de 2004, exige-se a integralização de, no mínimo, 32 créditos em atividades acadêmicas:

Composto de 32 créditos, sendo:

- 12 (doze) créditos em quatro disciplinas obrigatórias, com 03 créditos cada;
- 12 (doze) créditos em quatro disciplinas eletivas, com 03 créditos cada;
- 02 (dois) créditos em Orientação de Projeto (I e II), com 01 crédito cada;
- 04 (quatro) créditos em Orientação de Dissertação (I e II), com 02 créditos cada;
- 02 (dois) créditos pela Apresentação da Dissertação, com aprovação da Banca Examinadora;

Disciplinas e Atividades do Mestrado Obrigatórias


1. Disciplinas Obrigatórias (12 créditos)

1.1 Fundamentos da Psicologia da Saúde
Ementa: Histórico da psicologia da saúde. O modelo biomédico, a psicossomática e o modelo biopsicossocial de saúde. Conceitos de saúde e doença. Objetivos da psicologia da saúde. Cuidados de saúde primários. Promoção, proteção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva. Correlatos psicossociais da saúde. Fatores psicológicos e saúde. A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Problemas de comunicação em saúde e suas consequências. Pesquisas contemporâneas em psicologia da saúde.

1.2 Delineamento do projeto de pesquisa
Ementa: Observação; hipóteses e a previsibilidade; controle; falseabilidade; generalização e a validade da investigação científica. Os delineamentos de investigação das ciências naturais e factuais. A ciência psicológica, a pesquisa e a validade de suas investigações. A elaboração do projeto de pesquisa segundo os delineamentos qualitativos e quantitativos. Fundamentos das pesquisas qualitativas e quantitativas. Os principais delineamentos de pesquisa em psicologia da saúde: o método de pesquisa experimental; os delineamentos de pesquisa epidemiológicos; o método clínico na investigação psicológica. A objetividade versus subjetividade. Ética na pesquisa.

1.3 Estratégias Quantitativas de Pesquisa
Ementa: Escalas de mensuração. Distribuições de frequência para dados nominais, ordinais e intervalares. Quartil e percentil. Medidas de tendência central: moda, mediana e média. Medidas de variabilidade: amplitude, desvio médio e desvio-padrão. Curva normal e testes de normalidade. Amostras e amostragem. Testes de diferenças entre médias. Análise de variância. Correlação. Análise de regressão linear simples. Testes não paramétricos: Qui-quadrado, Fisher, Mediana, Mann-Witney, Qui-quadrado de Friedman, H de Kruskal-Wallis. Organização de banco eletrônico de dados. Análises estatísticas por meio de softwares estatísticos.

1.4 Estratégias Qualitativas de Pesquisa
Ementa: A disciplina apresenta perspectivas de delineamento do método qualitativo considerando propostas teóricas de análises de dados compatíveis e aceitáveis ao desenho de investigação de cada pesquisador. Para tanto, ocorrerá discussões e reflexões sobre os diferentes tipos e possibilidades das técnicas de análises de dados, focadas, sobretudo nas descobertas de temas recorrentes e evidências de sentidos e significados, que podem ser realizadas por meio dos Métodos Clínicos, da Análise de Conteúdo, Análise de Discurso, Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory), Análise Hermenêutico-Dialética e outras. Também serão consideradas nas etapas do processo de análises, Softwares como NVIVO, Atlas/ti e WordStart.

2. Atividades Obrigatórias (6 créditos)

2. 1 Orientação de Projeto I e II (Acontece no decorrer do curso – 1º e 2º Semestre)
Ementa: Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos ao projeto da dissertação. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da dissertação.

2.2 Orientação de Dissertação I e II (Acontece no decorrer do curso – 3º e 4º Semestre)
Ementa: Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos ao projeto da dissertação. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da dissertação.

2.3 Estágio em Docência (não conta créditos para integralização)
Para atender às exigências da CAPES para os Mestrandos e Doutorandos do Programa de PPG em Psicologia da Saúde relativas à formação do aluno, é exigido que tanto os Mestrandos quanto os Doutorandos do Programa realizem um semestre letivo, durante o primeiro ou o segundo semestre do curso Estágio em Docência na graduação ao qual são atribuídos dois (02) créditos, desde que o relatório do estágio receba avaliação suficiente do professor-orientador. Os dois (02) créditos atribuídos não são computados para integrar os 32 créditos exigidos em atividades acadêmicas para o Mestrado e aos 48 créditos para o Doutorado. Alunos que tenham experiência docente poderão ser dispensados do estágio docência, desde que apresentem à Secretaria do Programa documentos que a comprovem e tenham seu pedido de dispensa aprovado pelo Colegiado do Programa. Aos alunos dispensados do estágio docência não serão atribuídos os dois (02) créditos.

2.4 Comprovante de submissão de artigo (não conta créditos, mas condiciona a defesa da dissertação)
O Colegiado do PPGPSA estabelece como norma do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, que os alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2018, são obrigados a apresentar o comprovante de submissão de um artigo e/ou artigo publicado, sobre a dissertação ou parte dela.
O comprovante deverá ser entregue durante o curso ou no ato da solicitação de apresentação da dissertação. Somente são aceitas submissões e/ou artigo publicado em revistas na área da Psicologia ou de áreas afins (sob avaliação do Colegiado de Curso do Programa) classificadas na Psicologia com Qualis acima de B3.

2.5 Grupos de Pesquisa: (não conta créditos)
O mestrando tem como atividade obrigatória participar de equipes de projetos de pesquisa do Programa. Portanto, todos os alunos têm a oportunidade de coatuar, junto ao seu orientador ou outro docente, como professor, no ensino da pesquisa junto aos alunos de graduação. Para realização destas atividades compartilhadas são utilizadas as instalações e os recursos de informática instalados nos três laboratórios do Programa, bem como os serviços de orientação em estatística prestados pela professora especialista e contratada para esse fim.

Dissertação: 2 créditos

OBS: As disciplinas eletivas (12 créditos) estão listadas ao final da estrutura do doutorado, pois são comuns a ambos os cursos.

 

DOUTORADO

Conforme Regulamento de Pós-Graduação Stricto, Resolução do CONSUN nº 43/14 e Proposta de Doutorado aprovada pela CAPES em 2014, para obtenção do título de DOUTOR em Psicologia da Saúde, exige-se a integralização de, no mínimo, 48 créditos em atividades acadêmicas:

- 12 (Doze) créditos em 4 disciplinas obrigatórias, com 03 créditos em cada;
- 12 (Doze) créditos, no mínimo, em 4 disciplinas eletivas, com 3 créditos em cada;
- 04 (quatro) créditos em Seminário de Pesquisa I e II, com 02 créditos em cada disciplina
- 08 (oito) créditos em Orientação de tese I, II, III e IV;
- 06 (seis) créditos correspondentes à publicação de artigo científico em revista nacional ou internacional, atribuídos conforme decisão do Colegiado do Programa;
- 03 (três) créditos correspondentes à apresentação de, no mínimo, dois trabalhos em eventos científicos de âmbito nacional ou internacional;
- 03 (três) créditos pela Apresentação da tese, com aprovação da Banca Examinadora.

1. Disciplinas Obrigatórias (12 – Créditos) 

1.1 Fundamentos Epistemológicos e Metodológicos em Psicologia da Saúde
Ementa: Análise e reflexão dos aspectos básicos da problemática de pesquisa e da elaboração do projeto de pesquisa. As questões de ordem teórica que envolvem a pesquisa. A elaboração de projetos de pesquisa.

1.2 Estudos Avançados em Psicologia da Saúde
Ementa: Análise teórico-metodológica em psicologia da saúde, tendências atuais. Pesquisa e atuação na área. Representações sociais de saúde e doença. Comportamento e saúde. Pesquisa psicológica em instituições de saúde e na comunidade. Fatores sociais, condutas protetivas e de risco.

1.3 Métodos Qualitativos na Pesquisa Científica
Ementa: Contextualização histórica dos métodos qualitativos em psicologia da saúde. O problema da cientificidade na pesquisa acadêmica. A caracterização do objeto de pesquisa no campo da psicologia da saúde e da doença. Propriedades da pesquisa lógico formal e informal. Adequação de métodos e teorias. Variedade de abordagens e métodos na investigação qualitativa. Posições teóricas fundamentais; interacionismo simbólico, a entometodologia e o enquadramento cultural da realidade social e subjetiva; modelos estruturalistas. Métodos Indutivos e dedutivos.

1.4 Métodos Inferenciais em Psicologia
Ementa: Visão global das análises estatísticas multivariadas. Poder do teste. Regressão linear múltipla: pressupostos, tipos e interpretação dos resultados. Análise de componentes e análise fatorial: pressupostos, fatorabilidade da matriz, variáveis e fatores, métodos de extração e de rotação, cargas de dos itens, número de componentes e/ou de fatores, consistência interna, interpretação dos indicadores da Ac e da AF.

2.1 Atividades obrigatórias (24 créditos)

2.1 Seminários de Pesquisa I e II (Cursados no 1º e 2º semestres do curso);
Ementa: Trabalho de pesquisa sob a orientação de um professor. Conteúdo variável de acordo com o tema de pesquisa e de interesse do professor e do aluno.

2.2 Orientação de Tese I, II, III e IV (Créditos atribuídos posteriormente pelo orientador, vinculados à defesa); (Orientação de tese níveis I e II acontecem antes da Qualificação, e III e IV, após a Qualificação);
Ementa: Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos à tese. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da tese.

2.3 Publicação de artigo científico em revista nacional ou internacional
Apresentação de aceite ou do artigo publicado sobre assunto relacionado ao seu trabalho de tese em revistas da área da Psicologia ou de áreas afins (sob avaliação do Colegiado de Curso do Programa) e classificadas na Psicologia com Qualis acima de B3. O comprovante deverá ser entregue durante o curso ou no ato da solicitação de apresentação da tese.

2.4 Apresentação de, no mínimo, dois trabalhos em eventos científicos de âmbito nacional ou internacional
Os trabalhos deverão ser entregues no período do curso em andamento, ou no ato da solicitação de apresentação da tese. Não são aceitos trabalhos em eventos regionais ou locais.

2.5 Estágio em Docência para os que não cursaram no Mestrado (não conta créditos para integralização)
Para atender às exigências da CAPES para os Doutorandos e do Programa de PPG em Psicologia da Saúde relativas à formação do aluno no que tange ao estágio de docência na graduação, será exigido que tanto os Mestrandos quanto os Doutorandos do Programa realizem um semestre letivo, durante o primeiro ou o segundo semestre do curso, ao qual serão atribuídos dois (02) créditos, desde que o relatório do estágio receba avaliação suficiente do professor-orientador. Os dois (02) créditos atribuídos ao estágio docência não poderão ser computados para integrar os 30 créditos exigidos em atividades acadêmicas para o Mestrado e aos 48 créditos para o Doutorado. Alunos que tenham experiência docente poderão ser dispensados deste Estágio, desde que apresentem à Secretaria do Programa documentos que a comprovem e tenham seu pedido de dispensa aprovado pelo Colegiado do Programa. Aos alunos dispensados não serão atribuídos os dois (02) créditos.

Defesa da tese: 3 créditos

3. Disciplinas Eletivas para MESTRADO e DOUTORADO (12 créditos para cada curso)

- Linha: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia

3.1 Tópicos Especiais em Saúde-Doença
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos sobre fenômenos de saúde-doença, com ênfase em temáticas contemporâneas.

3.2 Tópicos Especiais em Psicofisiologia
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos em psicofisiologia, com ênfase em temáticas contemporâneas.

3.3 Anatomia Funcional do Comportamento
Ementa: Evolução e anatomia comparada do sistema nervoso dos vertebrados. Circuitos de projeção e fisiologia de larga-escala do encéfalo. Psicologia descritiva da atenção, pensamento, detecção, emoção e volição. Relações encéfalo-mente. Estudos eletrofisiológicos e metabólicos de processos mentais: crítica dos potenciais e limitações dos métodos. Desenho de tarefas experimentais. Crítica ao funcionalismo psicológico. Nova localização de função. Aplicações de conhecimentos anatomofisiológicos à Psicologia da Saúde.

3.4 Investigação Psicológica e Neuropsicológica em Contextos Clínicos Forenses
Ementa: Fundamentos da investigação psicológica e neuropsicológica. Atuação prática e pesquisa em relação aos transtornos mentais, a violência repercussões clínicas forenses.

3.5 Psicofisiologia dos Processos Psicológicos Básicos
Ementa: Delimitação dos objetos da Psicofisiologia. Estudo fisiológico de processos psíquicos. Anatomia de circuitos de projeção e fisiologia de larga-escala do encéfalo. Formulação de hipóteses de relações entre o encéfalo e o funcionamento mental. Estudo eletrofisiológico da atenção e detecção. Desenho de tarefas experimentais. Análise de campos eletromagnéticos associados ao comportamento. Outras técnicas de avaliação psicofisiológica. Fronteiras de avanço em Psicofisiologia. Aplicações da Psicofisiologia à Psicologia da Saúde.

3.6 Dependência de Substâncias Psicoativas
Ementa: Aspectos históricos do uso de substâncias psicoativas. Conceitos básicos de Psicofarmacologia. Fatores psicológicos e socioculturais envolvidos no consumo de drogas. A família do dependente de drogas e outros grupos de referência. Aspectos psicodinâmicos, mecanismos de defesa, e transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Intervenções clínicas: internação hospitalar, psicoterapias, farmacoterapia, orientação familiar e grupos de autoajuda. Políticas públicas nas áreas de educação, prevenção e tratamento de dependência de drogas.

3.7 Grupalidade e Saúde Mental
Ementa: Fundamentos de grupalidade. Processo grupal. Aspectos históricos da organização social do grupo familiar. A Educação para a saúde no âmbito grupal e institucional. Aspectos psicológicos da organização familiar. Abordagem psicanalítica da dinâmica familiar. Abordagem relacional sistêmica da Família. Conflitos, sintomas e fatores de proteção familiar. Introdução a grounded theory. Estudo de parentalidade em risco: comportamento parental e maltrato; toxicodependência; mães com HIV; transtornos mentais.

3.8 Personalidade, Emoção e Fatores de Vulnerabilidade
Ementa: Estudo dos modelos fatoriais e das dimensões da Personalidade. O modelo psicobiológico do temperamento e caráter. Neuroticismo e vulnerabilidade à saúde

3.9 Psicopatologia Fundamental e Promoção de Saúde
Ementa: Aspectos históricos e desenvolvimento das noções de saúde, doença e sofrimento mental. Origem e transformações dos principais modelos psicopatológicos. Critérios de normalidade e anormalidade psicológica. Políticas de atenção à saúde e suas implicações sociais, psicológicas e éticas. Estudo dos principais modelos teóricos dos sintomas, dos transtornos mentais e do comportamento. Métodos epidemiológico e clínico em saúde. Projetos de pesquisa e de intervenção promotoras de saúde no campo do pathos.

- Linha: Saúde, Violência e Adaptação Humana

3.10 Tópicos Especiais em Psicologia da Saúde
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos da psicologia da saúde, com ênfase em temáticas contemporâneas.

3.11 Tópicos Especiais em Violência e Adaptação Humana
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos sobre violência e adaptação humanas, com ênfase em temáticas contemporâneas.

3.12 Avaliação Psicológica em Psicologia da Saúde: do adoecimento à prevenção
Ementa: A avaliação psicológica na área da saúde: entre a compreensão do adoecimento e a prevenção. A importância de recursos técnicos científicos e procedimentos clínicos para conhecer e diagnosticar realidades, propor, implantar e avaliar tratamentos e ações preventivas em contextos sociais diversos. As condicionantes históricas e sociais e sua repercussão no psiquismo. A perspectivas multi e interdisciplinares, considerando-se as relações do indivíduo com a sociedade.

3.13 Psicologia e Humanização da Assistência à Saúde
Ementa: Estrutura da Assistência à Saúde Pública e Suplementar no Brasil e em outros países. Humanização da assistência à Saúde, conceito de humanização, origem e evolução deste conceito. O que é preconizado no Brasil hoje, o que as pesquisas e práticas indicam sobre humanização. Como a psicologia, suas técnicas, métodos e modelos de intervenção podem contribuir para o processo de humanização da assistência à saúde no Brasil.

3.14 Saúde, Agravos e Morbidade em Contextos de Violência e Vulnerabilidade
Ementa: Análise dos contextos urbanos nas violências e vulnerabilidades no Brasil contemporâneo. Pesquisas psicológicas e intervenções com grupos populacionais e individualidades nestas circunstâncias. Consequências para a saúde da violência e vulnerabilidade. Políticas Públicas neste contexto.

3.15 Psicologia da Saúde e Ciclo Vital
Ementa: Processos de promoção de saúde e suas vicissitudes nas diferentes etapas do ciclo da vida. Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento Humano: aproximações e diálogos possíveis. Saúde como forma de adaptação e enfrentamento dos eventos ao longo do ciclo vital. Fatores de promoção de saúde em diferentes contextos e sua influência nos indivíduos e instituições. Pesquisas contemporâneas em promoção de saúde e desenvolvimento humano nos cenários nacionais e internacionais.

- Linha: Trabalho, Organizações e Saúde

3.16 Tópicos Especiais em Psicologia Organizacional
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos da psicologia organizacional, com ênfase em temáticas contemporâneas.

3.17 Tópicos Especiais em Saúde no Trabalho
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos de saúde no trabalho, com ênfase em temáticas contemporâneas.

4. Disciplinas do Núcleo Comum – (MESTRADO/DOUTORADO)
Disciplinas eletivas do Núcleo Comum dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na UMESP podem ser cursadas para Mestrado e Doutorado. São oferecidas por um núcleo comum da universidade:

4.1 Docência no Ensino Superior
Ementa: Inicia-se com uma análise do fenômeno educativo na perspectiva de evidenciar sua complexidade e de mostrar a necessidade da fundamentação pedagógica para a docência no ensino superior. Em seguida identificam-se alguns dos fundamentos filosóficos que determinam a constituição de uma concepção pedagógica e também de um projeto político-pedagógico, ao mesmo tempo em que se explicita como, a partir destes mesmos fundamentos, se constrói uma proposta curricular. Assume-se então como objeto de análise a trajetória formativa dos participantes do grupo, com o objetivo de verificar como suas experiências escolares, ainda que esquecidas, são determinantes no posicionamento pedagógico de cada um. Finalmente, estudam-se alguns aspectos da relação pedagógica no ensino superior bem como algumas estratégias de trabalho pedagógico e possíveis formas de avaliação do trabalho discente.

4.2 Conhecimento Científico em Ciências Humanas e Sociais: Problemas, Desafios e Perspectivas
Ementa: A partir de uma visão histórico-sociológica que contextualiza os locais de produção das ciências humanas e sociais, o curso apresenta uma discussão epistemológica considerando dois eixos: a complexidade e a multirreferencialidade. Espera-se, no final do curso, que aluno consiga fazer uma leitura crítica de sua própria concepção de ciência além de se apropriar de novas referências que auxiliem a definir suas opções metodológicas na pesquisa acadêmica.

4.3 Introdução à Pesquisa Quantitativa
Ementa: Esta disciplina dedica-se ao estudo de conceitos básicos da pesquisa quantitativa, tais como: objetivos, variáveis, hipóteses, níveis de mensuração das variáveis e operações matemáticas possíveis. Também problematiza o campo conceitual/teórico como base para a pesquisa quantitativa e o seu papel na produção de conhecimento em ciências humanas e sociais. A partir deste campo conceitual tratará das técnicas de coleta de dados quantitativos, tais como: planejamento da coleta de dados, escolha ou elaboração e aplicação das técnicas, entre outras. Os estudos teóricos e as técnicas de coleta de dados convergirão para a organização de um banco eletrônico de dados por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com as seguintes características: planejamento, identificação do nível de medida das variáveis, inserção de dados e a criação de novas variáveis nas planilhas eletrônicas. Serão abordados ainda cálculos de estatísticas descritivas realizadas por meio do SPSS, tais como frequências, percentuais, medidas de tendência central e de dispersão, bem como índices de correlação. Os resultados quantitativos serão ilustrados através da elaboração de tabelas, quadros e figuras. O encerramento da disciplina dar-se-á através de um retorno ao campo conceitual/teórico, através da apresentação e interpretação de resultados quantitativos e a discussão das conclusões acerca de resultados de pesquisas quantitativas.

4.4 Temas Transversais e Autores/as de Referências em Diferentes Áreas do Conhecimento
Ementa: Esta disciplina pretende estimular o diálogo e a parceria entre dois ou mais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, através da identificação e o aprofundamento de temas e problemas convergentes e comuns às diferentes áreas do conhecimento. Pode ser proposta por dois ou mais docentes de diferentes programas e requer a matrícula de pelo menos cinco alunos de cada programa proponente. A ementa específica, o conteúdo programático e a bibliografia variam de acordo com a temática proposta.

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