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Interfaces tecnológicas e culturais na comunicação de mercado

Daniel dos Santos Galindo

 

Docente: Prof Dr. Daniel Dos Santos Galindo
E-mail: ou www.danielgalindo.ppg.br
Disciplina: interfaces tecnológicas e culturais na comunicação de mercado
Período: 2º semestre de 2016
Horário: às Segundas-feiras das 8h às 10h30.
Créditos: 03 (três)

Ementa: Novas tecnologias de comunicação e suas aplicações, interatividade, conexões e as novas opções de produção e distribuição de mensagens persuasivas. A cultura áudio visual no contexto da sociedade da informação. O conhecimento e análise das novas configurações no processo produção/ consumo, da massificação a customização. A busca por uma nova postura comunicacional e a construção simbólica das marcas na sociedade em rede. A produção e distribuição descentralizada de conteúdos. As tecnologias de relacionamento como suportes junto ao receptor/emissor: o consumidor contemporâneo. A maquino-dependência e as práticas off-line e on- line do ciberconsumidor.

Objetivos: Situar os alunos frente as transformações ocorridas com a introdução das novas tecnologias e suportes de comunicação a serviço do mercado. Em um segundo momento levá-los a compreensão do processo de desmassificação e da personalização dos discursos diante da possibilidade da bidirecionalidade, dos fluxos multidirecionais, da convergência e da geografia das redes sociais online.

Objetivo especifico:
Possibilitar uma visão critica sobre a construção de novas referências perceptivas para marcas, produtos, serviços e consumidores através de alternativas “high tech” e “high touch”. Identificando a apropriação e uso de manifestações privadas e públicas no contexto mercadológico.

Programa:
1- Apresentação do programa e das atividades de campo.
2- O contexto da Sociedade da informação.
3- As relações de troca no contexto da sociedade digital.
4- A era do acesso: a substituição do possuir pelo usar.
5- O universo em rede e populações conectadas.
6- O High tech | high touch e as empresas e-mocionais.
7- O consumo do sonho e a descontinuidade do consumo sem emoção.
8- O marketing digital e Redes Sociais virtuais.
9- Quem é este consumidor contemporâneo?
10-  O espaço Intermédio.
11-  A Convergência tecnológica e as Tecnologias de relacionamento.
12- As mídias sociais online e as reverberações na ambiência
Socioeconômica.
13- A convergência de midiática e a maquino-dependência.
14- Mapeando as novas formas de trocas apoiadas na mídias sociais online.
15- Avaliação e fechamento da proposta final do curso.

Estrutura do curso / metodologia

  • Aulas participativas a partir de textos selecionados na bibliografia do curso;
  • Seminários e apresentações individuais sobre tópicos definidos no inicio do curso;
  • A avaliação final contará com a elaboração de um “paper” articulando o conteúdo programático e as referências bibliográficas levantadas durante o curso.

 

Bibliografia de Referência
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LI, Charlene. Fenômenos sociais nos negócios: vença em um mundo transformado pelas redes sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


Durante o curso serão utilizados textos de revistas especializadas; PDFs, filmes e sites que irão complementar nossa abordagem sobre a temática proposta

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