Metodologia da Pesquisa em Comunicação - ME
Ementa
Ciência e cientificidade. Correntes de pensamento. Dos métodos às técnicas. Fases de uma pesquisa científica. O projeto de pesquisa: da formulação do problema às hipóteses e revisão da literatura. As fontes e sistemas de tratamento de dados bibliográficos. Tipos de pesquisa. Pressupostos teóricos e técnicas de análise de conteúdo, análise de imagem em movimento, análise de discurso, estudo de caso, discussão em grupo(DG), grupo focal, pesquisa participante e suas variantes, entrevistas e elaboração de questionários. Métodos probabilísticos e não probabilísticos para a seleção de amostras. Normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos.
Objetivos
- Discutir os princípios da pesquisa científica, as estratégias e processos de investigação.
- Estudo dos principais métodos e técnicas de pesquisa
- Fornecer subsídios metodológicos para a elaboração e execução de projetos pesquisas em Comunicação.
Conteúdo Programático
- Historicidade e fundamentos do conhecimento científico
- Por uma cultura do conhecimento
- Correntes do pensamento: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico-dialético, estruturalismo, enfoque sistêmico, funcionalismo.
- O projeto de pesquisa: do problema de pesquisa às perguntas e às técnicas
- A fundamentação teórica
- Algumas formas de apresentação do estudo acadêmico: o paper, a resenha e resumo
- Fontes para a pesquisa em Comunicação
- A pesquisa de campo - questionário e a entrevista: tipos e técnicas
- Observação participante e pesquisa-ação
- Grupo de discussão e grupo focal
- Análise de conteúdo: conceito, método e categorização
- Noções de análise de imagem em movimento e análise de discurso
- O estudo de caso
- Métodos probabilísticos e não probabilísticos para a seleção de amostras
- Análise e interpretação de dados
- Normas da ABNT para citações e referências bibliográficas.
AVALIAÇÃO
Relatos de leitura, participação nas atividades, pré-projeto de pesquisa e relatório da disciplina.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BOOTH, W. C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GONZÁLEZ, Jorge A. (Coord.). Cibercultur@ e iniciación en la investigación. Ciudad de México: CNCA/IMC/UNAM-CEICH, 2007. (Primeria parte: por una cultura de conocimiento).
TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais.1ª.ed., 21ª. reimp. São Paulo: Atlas, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES-MAZZOTTI, Alda J.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências
naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BARBOSA, M.; MORAIS, O.J.de.(Orgs.). Quem tem medo de pesquisa empírica? São Paulo: Intercom, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.4.ed.rev.e atual. Lisboa: Edições 70, 2009.
BARROS, Aidil de J. Paes de; LEHFELD, Neide A.de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 18.ed. Petrópolis: Vozes: 2008.
BAUER, M. W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BERNAL, César A. Metodología de la investigación. 2.ed. México: Pearson Edcucación, 2006.
BRAGA, J.L.; LOPES, M.I.V.de; MARTNO, L. (Orgs.). Pesquisa empírica em comunicação. São Paulo: Paulus/Compós, 2012.
BRANDÃO, Carlos R. (org.) Repensando a pesquisa participante. S.Paulo, Brasiliense, 1987.
COLINA SALAZAR, Carlos E. Los grupos de discusión como propuesta metodológica. In: CERVANTES BARBA, C.; SÁNCHEZ RUIZ, Enrique (Coords.) Investigar la comunicación: propuestas iberoamericanas. Guadalajara: CEIC/Univ.de Guadalajara, 1994. p.210-225.
DENCKER, Ada de Freitas ; VIÁ, Sarah Chucid da. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
GALINDO CÁCERES, Jesús. Etnografia. El ofício de la mirada y el sentido. In: Técnicas de investigación: en sociedad, cultura y comunicación. México: Pearson /Addison Wesley Longman, 1998.
GASKELL, George; BAUER, Martin W. Para uma prestação de contas públicas: além da amostra, da fidedignidade e da validade. In: _________. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p.470-490.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
HAGUETTE, Teresa M.F. Metodologias qualitativas na sociologia.10.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: Educ,1998.
LOPES, Maria Immacolata V. de. Pesquisa em comunicação - formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica – teoria e da ciência e prática de pesquisa. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MALDONADO, A. Efendy et al. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MARTINS, Gilberto A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10.ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
________. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
PERUZZO, C,. M.K. Observação participante e pesquisa-ação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. p.125-145.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social - métodos e técnicas. 3.ed.rev.e amp. S.Paulo: Atlas, 2008.
ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: BAUER, M.W; GASKELL, G.(Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som .... Petrópolis: Vozes, 2002. p.343-364
RUDIO, Franz V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 29.ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTALELLA, Lucia. Comunicação e Pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker, 2001
SILVA, Juremir M. da. O que pesquisar quer dizer... Porto Alegre: Sulina, 2010.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 12.ed.S.Paulo, Cortez/Autores associados, 2003.