Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Comunicação / Estrutura do Programa / Plano de Ensino / 1º semestre de 2015 / Comunicação, Tecnologia e Cognição

Comunicação, Tecnologia e Cognição

Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior

Ementa

Fundamentos dos processos Cognitivos, da Ciência Cognitiva e da Neurociência Cognitiva aplicados sobre os fenômenos impetrados pelas Tecnologias de Comunicação Social. Introdução ao Sistema Sensorial Humano. Visão geral dos processos de construção da informação no aparato mente/cérebro. Sistemas biológicos de atenção, memória, percepção visual e auditiva. Processos de interação humana e interatividade através das tecnologias digitais. Análise da eficiência cognitiva das tecnologias de captação, de produção e de distribuição na área da Comunicação Social em função da representação da realidade. Tecnologias Cognitivas. Sistemas computacionais "inteligentes". Inovações tecnológicas dos formatos das redes sociais e mídias sociais. Sistemas computacionais de recomendação, de avaliação e de reputação.

Metodologia de ensino

  • Aula expositivas (quadro e datashow)
  • Apresentação de vídeos, programas (softwares) e áudio visual
  • Palestras com convidados
  • Discussão em classe
  • Apresentação pelos alunos de seminário e entrega de paper científico.

 

Avaliação do aluno

  • Produção de três análises sobre o conteúdo ministrado em aula. A análise deverá conter também novas informações e novas referências. Se o aluno entregar as três análises, terá 1,0 ponto na média final.
  • Apresentação de seminário sobre tema do paper (individual): 2,0 pontos.
  • Elaboração do Paper (dentro das normas da Revista Comunicação e Sociedade) e entrega de cópia em papel: 7,0 pontos.

 

Cronograma de aulas


Aula I
Apresentação do professor e da disciplina

  • Aula II
    Transdisciplinariedade e a ciência moderna

 

  • Aula III
    Intersecções entre comunicação, tecnologia e ciência cognitiva
    Tecnologias Cognitivas

 

  • Aula IV
    O que é Cognição

 

  • Aula V
    Filosofia da Mente
    Entrega da Análise I

 

  • Aula VI
    Introdução ao sistema sensorial humano (atenção, memória, percepção visual e auditiva)

 

  • Aula VII
    Filosofia da Tecnologia e interface homem-máquina

 

  • Aula VIII
    Processo de interação humana e interatividade através das tecnologias digitais conectadas

 

  • Aula IX
    Redes Sociais Conectadas (topologia e tecnologia)
    Entrega da Análise II

 

  • Aula X
    Sistemas computacionais “inteligentes”

 

  • Aula XI
    Sistemas de Recomendação, Avaliação e Reputação

 

  • Aula XII
    Apresentação dos Projetos
    Entrega da Análise III

 

  • Aula XIII
    Apresentação dos Projetos

 

  • Aula XIV
    Apresentação dos Projetos

 

  • Aula X
    Entrega dos projetos e análise sobre a disciplina.




Referêncial Bibliográfico

CHURCHLAND, Paul M. Matéria e consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Unesp, 1998
CORNU, Lucienne. Neurocomunicação: para compreender os mecanismos da comunicação e aumentar competências. Caxias do Sul: Educs, 2004

DASCAL, Marcelo. Leibniz y las Tecnologias Cognitivas. Disponível
DUPUY, Jean-Pierre. Nas origens das ciências cognitivas. São Paulo: Unesp, 1994
RUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos. Martins Fontes, 2001
GERARD, Alexis; GOLDSTEIN, Bob. Going Visual. Using images to enhance productivity, decision making and profits. New Jersey: Wiley, 2005
GARDNER, Howard. A nova ciência da mente. São Paulo: Edusp, 2003
JOHNSON, Steve. Mind wide open. New York: Scribner, 2004
MALLOT H A, ALLEN J S. Computational Vision, Information Processing in Perception and Visual Behavior. MIT Press, 2nd Ed, 2000
IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro, memória e esquecimento. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004
_____________. Questões sobre a memória. São Leopoldo: Unisinos, 2004
LeDOUX, Joseph. Synaptic Self: How Our brains become who we are. New York: Peguin Books, 2002
MEYER, Philippe. O olho e o cérebro. São Paulo: Editora Unesp, 2002
Morgan Kaufmann. Information Visualization: Perception for Design. Elservier, 2004
NERO, Henrique Schutzer Del. Sítio da Mente. São Paulo: Collegium Cognitio, 1997

RAMACHANDRAN, V. S. Encyclopedia of the Human Brain. San Diego: Academic Press, 2002
WADE, Nicholas J. Perception and Illusion: Historical Perspectives. NY: Springer Science, 2005
STENNING, Keith; LASCARIDES, Alex; CALDER, Jo. Introduction to cognition and communication. Massassuchetts: The MIT Press, 2006
TEIXEIRA, José Fernandes Teixeira. Filosofia da Mente: neurociência, cognição e comportamento. São Carlos: Clara Luz, 2005
NICOLELIS, Miguel. Muito além do nosso eu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
OBECKI, Janusz. Web-based Recommendation Systems Technologies and Applications. New Generation Computing, 26, 205-208, 2008.
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. In: Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v1, nº1, jan-jun/1996, p. 41-62.
SARACEVIC, Tefko. Relevance: a review of and a framework for the thinking on the notion in information science. Journal of the American Society for Information Science, Nov 1975, p. 321-343.
SARACEVIC, Tefko. Relevance: a review of the literature and a framework for thinking on the notion in information science. Part II: nature and manifestations of relevance. Journal of American Society for Information Science and Technology, Nov 2007, p. 1915-1933.

SARACEVIC, Tefko. Relevance: a review of the literature and a framework for thinking on the notion in information science. Part III: Behavior and effects of relevance. Journal of American Society for Information Science and Technology, Nov 2007, p. 2126-2144.
NICOLELIS, Miguel. Muito além do nosso eu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. NEOFLUXO: Jornalismo, base de dados e a construção da esfera pública interconectada. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p. 137-149, jun. 2011.
_________________________. Avanço qualitativo na pesquisa sobre tecnologias aplicadas ao jornalismo. Líbero (FACASPER), v. X, p. 29-36, 2007.
_________________________.. Considerações sobre a relevância da informação jornalística nos sistemas computacionais conectados em rede. Comunicologia (Brasília), v. 1, p. 14-31, 2010. Disponível em . Acesso 14.abr.2011

_________________________. Mídia Social Conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital. Líbero (FACASPER), v. XII, p. 95-106, 2009. Disponível em . Acesso 14.abr.2011
_________________________. Tecnologias emergentes desafiam o jornalismo a encontrar novos formatos de conteúdo. Comunicação & Sociedade, v. 30, p. 201-225, 2009. Disponível em . Acesso 14.abr.2011
_________________________. Texts and data mining and their possibilities applied to the process of news production. Brazilian Journalism Research, v. 4, p. 104-120, 2008. Disponível em . Acesso 14.abr.2011
_________________________ .Recommendation Systems that Establish New Forms of Representational Reality through Journalistic Content, 2011. Paper Apresentado no 6.o Congresso Social Sciences Interdiciplinary, New Orleans University.
_________________________.. O uso dos Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) visando à melhora da qualidade do conteúdo jornalístico. In: LIMA JUNIOR, Walter Teixeira; COELHO, Cláudio Novaes Pinto (Orgs.). Comunicação, processos e teorias. São Paulo: Editora Plêiade, 2010
TOMASELO, Michael. Origins of Human Communication. Cambridge: The MIT Press, 2008
TOMASELO, Michael; DWECK, Carol; SILK, Joan; SKYRMS, Brian; SPELKE, Elizabeth. Origins of Human Communication: Cambridge: The MIT Press, 2009

Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA