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Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias

Prof. Wilson da Costa Bueno

Ementa

Comunicação Empresarial: conceitos básicos. Comunicação e Cultura Organizacional. Os públicos na Comunicação Empresarial. O relacionamento com os públicos internos e externos. Comunicação e gestão de marcas. Política de Comunicação: conceito e implementação. Comunicação estratégica e Comunicação Integrada. Fontes em Comunicação Empresarial. Cases brasileiros de Comunicação Empresarial.

 

Objetivos

Traçar um panorama da Comunicação Empresarial brasileira, com atenção especial aos focos institucional e mercadológico;

Buscar uma conceituação abrangente para a Comunicação Empresarial, tendo em vista as suas inúmeras atividades e sua inserção no planejamento estratégico das organizações modernas;

Analisar o impacto da prática comunicacional das empresas na sociedade, atentando, particularmente, para as questões do relacionamento com os seus stakeholders;

Avaliar, especificamente, políticas, ações e estratégias de Comunicação Empresarial postas em prática pelas empresas brasileiras e por organizações não governamentais.

 

Participação dos alunos

O professor encaminhará, em sala de aula, leituras e debates sobre aspectos teóricos e práticos vinculados à Comunicação Empresarial. Os alunos farão, sob a supervisão do professor, um trabalho individual sobre Comunicação Empresarial e uma apresentação sobre um dos tópicos do programa.

 

Avaliação da disciplina

A avaliação da disciplina levará em conta tanto a  participação do aluno na realização do trabalho individual como no desempenho em sala, medido por atividades específicas (apresentação de seminário, leituras programadas etc).

 

Programa da disciplina (distribuição por aula)

1. As organizações empresariais na sociedade da informação

2. Em busca de um conceito de  Comunicação Empresarial

3. As novas tendências da Comunicação Empresarial

4. Comunicação como expressão da cultura empresarial

5. Comunicação Integrada: fatos e mitos

6. Comunicação Estratégica

7. Comunicação interna: conceitos básicos

8. Estratégias e atividades focadas na comunicação interna

9. Gestão de marcas e Comunicação Corporativa

10. Construindo uma Política de Comunicação Empresarial

11. Planejamento em Comunicação Empresarial

12. Informação nas organizações: conceitos básicos

13. Fontes em Comunicação Empresarial

14. Pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil

15. Cases brasileiros em Comunicação Empresarial

 

Bibliografia mínima

ALVES, Sérgio. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo: Makron Books, 1997.

ARGENTI, Paul. Comunicação Empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Editora Manole, 2003.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma visão crítica. São Paulo, Mojoara Editorial: 2007..

CORRADO, Frank M. A força da comunicação. São Paulo: Makron Books, 1994.

FERREIRA, Ademir Antonio e outros. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo:Pioneira, 1997.

KUNSCH, Margarida (org). Comunicação Organizacional (volumes 1 e 2). São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

KUNSCH, Margarida & OLIVEIRA, Ivone de Lourdes (org). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2009.

KUNSCH, Margarida (org). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2010.

KUNSCH, Margarida (org). Gestão estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2008.

KUNSCH, Margarida (org). Relações Públicas e Comunicação Organizacional: campos acadêmicos e aplicados de múltiplas perspectivas. São Caetano do Sul/SP: Difusão Editora, 2009.

MARCHIORI, Marlene. Cultura e Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul/SP:Difusão Editora, 2006.

LI,  Charlene. Liderança aberta. São Paulo:Editora Évora, 2011.

MCKENNA, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1993.

MCKENNA, Regis. Competindo em tempo real. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.

MOTTA, Fernandes C. Prestes e Caldas, Miguel P. (org). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo:Atlas, 1997.

NONAKA, Kujiro e TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro:  Editora Campus, 1997.

POPCORN, Faith e MARIGOLD, Lys. Click. Rio de Janeiro:  Editora Campus, 1997.

SROUR, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998.

STEWART, Thomas A. Capital intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus Editora, 1998.

SUSSKIND, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo:Futura, 1997.

TROMPENAARS, Fons. Nas ondas da cultura. São Paulo: Educator, 1994

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SOBRE O PROGRAMA