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Interfaces tecnológicas e culturais na comunicação de mercado

Prof. Dr. Daniel Dos Santos Galindo

E-mail: ou www.danielgalindo.ppg.br
Disciplina: Interfaces tecnológicas e culturais na comunicação de mercado
Período: 2º semestre de 2014
Horário: às Segundas-feiras das 8h às 10h30.
Créditos: 03 (três)

Ementa: Novas tecnologias de comunicação e suas aplicações, interatividade, conexões e as novas opções de produção e distribuição de mensagens persuasivas. A cultura áudio visual no contexto da sociedade da informação. O conhecimento e análise das novas configurações no processo produção/ consumo, da massificação a customização. A busca por uma nova postura comunicacional e a construção simbólica das marcas na sociedade em rede. A produção e distribuição descentralizada de conteúdos. As tecnologias de relacionamento como suportes junto ao receptor/emissor: o consumidor contemporâneo. A maquino-dependência e as práticas off-line e on- line do ciberconsumidor.
Objetivos: Situar os alunos frente as transformações ocorridas com a introdução das novas tecnologias e suportes de comunicação a serviço do mercado. Em um segundo momento levá-los a compreensão do processo de desmassificação e da personalização dos discursos diante da possibilidade da bidirecionalidade, dos fluxos multidirecionais, da convergência e da geografia das redes sociais online.

Objetivo específico:
Possibilitar uma visão critica sobre a construção de novas referências perceptivas para marcas, produtos, serviços e consumidores através de alternativas “high tech” e “high touch”. Identificando a apropriação e uso de manifestações privadas e públicas no contexto mercadológico.

Programa:
1- Apresentação do programa e das atividades de campo.
2- O contexto da Sociedade da informação.
3- As relações de troca no contexto da sociedade digital.
4- A era do acesso: a substituição do possuir pelo usar.
5- O universo em rede e populações conectadas.
6- O High tech | high touch e as empresas e-mocionais.
7- O consumo do sonho e a descontinuidade do consumo sem emoção.
8- O marketing digital e Redes Sociais virtuais.
9- Quem é este consumidor contemporâneo?
10- O espaço Intermédio.
11- A Convergência tecnológica e as Tecnologias de relacionamento.
12- As mídias sociais online e as reverberações na ambiência
Socioeconômica.
13- A convergência de midiática e a maquino-dependência.
14- Mapeando as novas formas de trocas apoiadas na mídias sociais online.
15- Avaliação e fechamento da proposta final do curso.

Estrutura do curso / metodologia

  • Aulas participativas a partir de textos selecionados na bibliografia do curso;
  • Seminários e apresentações individuais sobre tópicos definidos no inicio do curso;
  • A avaliação final contará com a elaboração de um “paper” articulando o conteúdo programático e as referências bibliográficas levantadas durante o curso.

Bibliografia de Referência
AUSTIN, Mark, Jim Aitchison. Tem alguém aí? – As comunicações no século XXI. São Paulo: Nobel, 2006.
BELCH, George E. Propaganda e Promoção: uma perspectiva da comunicação integrada de marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
BROGAN, Chris & JULIEN Smith. Using the Web to build influence, improve reputation, and earn trust. New Jersey: John Wiley&Sons, 2009.
CREMADES, Javier. Micropoder – la fuerza del cidadano en La era digital, Madrid: Espasa, 2007.
CHETOCHINE, Georges. O blues do consumidor. São Paulo: Prentice Hall,2006.
DI FELLICE. Massímo. Pos-Humanismo - As Relações entre o humano e a técnica na época das redes, São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.
GALINDO, Daniel Santos - Comunicação inteira&ativ@ -São Paulo: Futura, 2002.
GALINDO, Daniel Santos . Comunicação Institucional & Mercadológica – Expansões conceituais e imbricações temáticas. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista, 2012.
GALINDO, Daniel Santos. El consumidor postmoderno, una persona relacional- Anclajes conceptuales. Madrid: editorial Fragua,2012.
GALINDO, Daniel Santos. A comunicação de mercado e o paradoxo dos
atributos e benefícios em uma sociedade relacional. Chapecó: Editora Argos ,2014 (no prelo).
GODIN, Seth. Tribes: WE need you to lead us. London: Penguin Books, 2008.
JAFFE, Joseph. O declínio da mídia de massa. São Paulo: M. Books, 2008.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KERCKHOVE, Derrick A pele da cultura. São Paulo: Annablume, 2009.
KOTLER, Philip. Marketing 3.0 – As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KJELL. A, Nordstrom e JONAS Ridderstrale - Funky Talento Movimento capitais e Business. São Paulo: editora Makron books, 2003.
LINDSTROM, Martin. BrandSense a marca multissensorial. Porto Alegre: Bookman, 2007;
MAFFESOLI, Michel O tempo das tribos: O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de janeiro. Forense Universitária,1987.
MEERMAN, David Scott. The new rules of marketing & PR. New Jersey: John Wiley&Sons. 2009.
NAISBITT, John. High tech high touch a tecnologia e nossa busca por significado. São Paulo: ed.Cultrix, 1999.
O’CONNOR John at Al. Eletronic marketing and marketing
communications: the role of technology, in Marketing Communication,
edited by Allan J. Kimmel.New York: Oxford University Press, 2005.
RECUERO, Raquel Redes Sociais Na Internet. Porto Alegre: editora sulina, 2009;
REFKIN, Jeremy. A era do acesso - A transição de mercados convencionais para networks e o nascimento de uma nova economia. São Paulo: Makron Books, 2001.
SAFKO, L and David K. Brake. A bíblia da mídia social. São Paulo: Editora Blucher. 2010.
SALOMON, Michel R.O comportamento do consumidor – comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SCHIMITT, Bernd. Experimental marketing: how to get customers to sense, feel, think, act, and relate your company and brand. New York: The Free Press, 1999.
SOLIS, Brian. "Putting the Public Back in Public Relations: How Social Media Is Reinventing the Aging Business of PR". New Jersey: Pearson education Inc. 2009.
SOUZA, Marcos G. Neoconsumidor- Digital Multicanal e Global. São Paulo: Editora GS&MD, 2009.
STANGL Andre. Marshall McLuhan e o pós-humanismo, in Pós-Humanismo as relações entre o humano e a técnica na época das redes. Org. Massimo Di Felice e Mario Pireddu, São Caetano do Sul: Difusão editora, 2010.
STRAUSS, Judy e FROST Raymond. E-Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
TRIVINHO, Eugênio. A dromocracia cibercultural- a lógica da vida humana na civilização midiática avançada, São Paulo: Paulus, 2007.
RAFAEL, A. Pérez e SANDRA Massoni. Hacia una teoria general de La estratégia – El cambio de paradigma en el comportamiento humano, La sociedad y las instituciones. Barcelona: Editorial Ariel, 2009.
LI, Charlene. Fenômenos sociais nos negócios: vença em um mundo transformado pelas redes sociais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


Durante o curso serão utilizados textos de revistas especializadas; PDFs, filmes e sites que irão complementar nossa abordagem sobre a temática proposta.

 

 

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SOBRE O PROGRAMA