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Comunicação e Marketing na Pós-modernidade

Prof. Dr. Kleber Markus

EMENTA
Estuda as principais transformações mercadológicas a partir da pós-modernidade e do iminente abandono das ações dicotômicas nas organizações. Desenvolve um olhar sistêmico entre Marketing e Comunicação com ênfase na Teoria dos Inputs, Throughputs e Outputs, apresentando o caráter convergente e divergente entre as comunicações mercadológicas, administrativas e institucionais, na formatação da Comunicação Organizacional. Apresenta um estudo específico sobre comunicação integrada, e suas três dimensões cartesianas. Conecta as bases teóricas da comunicação aos modelos de instrumentalização de marketing.

OBJETIVOS
Proporcionar ao discente uma visão sistêmica e crítica em relação às temáticas comunicacionais e de mercado. Discutir as interferências entre Marketing, Comunicação e Vendas.

METODOLOGIA
Aulas expositivas, análise de cases e seminários discentes.

AVALIAÇÃO
Elaboração de Papers/Seminários (p7) e Contribuição temática de aula expositiva (p3)

PROGRAMA (15 encontros)
1. Análises conceituais de Marketing e da Comunicação a partir das transformações globais: Revolução Industrial e Revolução Digital. (Slides Introdutórios);
2. A Falácia da Globalização. (A1 O Choque de Civilizações, Samuel Huntington, Objetiva, 1996, p-65/94); (A2 Saturação, Michel Maffesoli, Iluminuras, 2010, p-31/43); (A3 Gestão de MKT e Comunicação, M.H.Yanaze, 2007, Saraiva, p-433/443););
3. Teoria dos 3Puts. (A4 Gestão de MKT e Comunicação, M.H.Yanaze, 2007, Saraiva, p-45/51);
4. Comunicação Integrada 3D – o eixo z. ( A5 Comunicação Institucional e Mercadológica, Kleber Markus, Org. Daniel Galindo, UMESP, 2012, p-31/64);
5. Posicionamento Mercadológico e Posicionamento de Marcas – Branding Global. (A6 MKT Global, Warren J. Keegan, Pearson, 2000, p-105/127);
6. Precificação e Não-Mercados (Slides);
7. Análise das Demandas e Macroambientes. (A7 Administração de MKT, Philp Kotler, Prentice Hall, 2000, p-158/177);
8. Estratégias de Ataque e Defesa. (A8 Estratégia de MKT e Posicionamento Competitivo, Nigel Piercy et al, Prentice Hall, 2001, p-297/309);
9. Instrumentalização: MCP;
10. Instrumentalização: SWOT;
11. Aplicativos MCP / SWOT;
12. SEMINÁRIOS
13. SEMINÁRIOS
14. SEMINÁRIOS
15. Devolutiva de Papers, avaliação de Seminários e fechamentos.

BIBLIOGRAFIA
BERRIGAN, John. Marketing de Segmentação. São Paulo: Makron Books, 1994
BOONE, Louis & KURTZ, David. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
GALINDO, Daniel org. Comunicação Institucional e Mercadológica, UMESP, 2012.
DUPAS, Gilberto. Ética e Poder na Sociedade da Informação. São Paulo: Editora da Unesp, 2001.
HOOLEY,G. & SAUNDERS,J. Posicionamento Competitivo. São Paulo: Makron, 1996.
HUNTINGTON, Samuel. O Choque de Civilizações. São Paulo: Objetiva, 1996.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999.
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LAMB, Charles & HAIR, Joseph & DANIEL, Carl. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.
MAFFESOLI, Michel. Saturação. São Paulo, Iluminuras, 2010.
NUNO VAZ, Gil. Marketing Institucional: o mercado de ideias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
SAMARA, Beatriz & BARROS, José C.. Pesquisa de Marketing. São Paulo: 3ª. Edição Prendesse Hall, 2002.
SAMARA, Beatriz & MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SANDHUSEN, Richard L... Marketing Basic. São Paulo: Saraiva, 2003.
SCHULTZ, Don E..O Novo Paradigma do Marketing. São Paulo: Makron, 1994.
SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2012.
________________. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

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SOBRE O PROGRAMA