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Comunicação e Construção do Imaginário

Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha

Disciplina: Comunicação e Construção do Imaginário

Ementa
Reflexão e investigação dos processos de comunicação como elemento de mediação entre cultura e imaginário. A construção do imaginário como fenômeno cultural. O lugar dos meios de comunicação social na conformação cultural (cultura midiática) e na construção do imaginário social. O imaginário religioso e suas interfaces com os processos comunicacionais midiáticos no Brasil contemporâneo.

Objetivo geral
Examinar a relação entre comunicação e a construção do imaginário, buscando a compreensão dos processos de produção, circulação e consumo de bens simbólicos (a cultura), com ênfase no lugar dos meios de comunicação social como mediadores culturais e elementos componentes da construção do imaginário social.

Objetivos específicos
- Demarcar uma compreensão de cultura e sua relação com os processos comunicacionais com base no campo dos estudos culturais;
- Estudar o conceito de imaginário, relacionando-o à cultura e à memória;
- Analisar o lugar dos meios de comunicação social na conformação cultural (cultura das mídias) e na construção do imaginário social.

Conteúdo programático

Unidade 1: Imaginário, comunicação e cultura
O conceito de imaginário: imaginário individual e imaginário coletivo; o olhar das diferentes ciências
Imaginário social e cultura
A construção do imaginário e as expressões da modernidade

Unidade 2: Processos comunicacionais e imaginário
Imaginário e comunicação humana
Meios, mediações e a construção do imaginário

Metodologia
1. Aulas expositivas pela docente
2. Estudo partilhado das leituras indicadas, orientado pela docente

Critérios de Avaliação
1. Participação em aula
2. Estudo partilhado de leituras
3. Elaboração de artigo


Bibliografia
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