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Tecnologias digitais da comunicação

Sebastião Squirra

Ementa:
As mídias digitais interativas tornaram-se plenas, pervasivas e amigáveis, integrando todas as dimensões dos processos comunicativos, em ação de alargamento expressivo destacável. As múltiplas tecnologias integram miríade de aparelhos e processos da comunicação digital, que atendem aos interesses de intercâmbio e acesso de dados dos consumidores ou profissionais. O ato comunicativo se expandiu e o que se apresenta são as novas bases interativas presentes nos displays digitais híbridos, que se tornaram convergentes e ubíquos e componentes de todo os espaços humanos. Na atualidade, os modelos da comunicação se tornaram profusamente variados, conectados, dinâmicos e interativos, pois a convergência tecnológica não é mais atributo isolado dos equipamentos digitais, constituindo-os na origem. As tecnologias digitais são perenes e delineadas por densa integração tecnológica, na comunicação direta dos usuários através de um conjunto invisível de conexões e sistemas de aberturas, interpretações e disponibilização de dados, onde os documentos e recursos estão disponíveis e arquivados nos sistemas da computação “em nuvens”.

Programa
1. Apresentação do curso e da bibliografia.
2. A origem das tecnologias, a industrialização e a comunicação;
3. A era da informação, a sociedade do conhecimento;
4. Informática, cibernética e os princípios lógicos da comunicação;
5. Transfronteirização, ciberespaço e o mundo plano;
6. As tecnologias digitais da comunicação e a midiatização da vida;
7. A comunicação digital, modelos, pioneiros, práticas e abrangências;
8. Vida digital: crimes, direitos e privacidade no ciberespaço
9. A web, os novos displays e os modelos interativos da TV;
10. Banda larga, consumo digital e as novas formas do ensino online;
11. A web 2.0 e os novos entornos profissionais;
12. Redes sociais, tecnologias e as mídias ubíquas;
13. Web 3.0 e a wikinomia
14. A web semântica e o futuro tecnológico da comunicação
15. Avaliação

Bibliografia básica
1. MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002
2. SQUIRRA, S. Cibermídias. Porto Alegre: Buqui, 2012, 212.p
3. GLEICK, James. Acelerado. Rio de Janeiro: Campus, 2000;
4. CASTELLS, M. A galáxia internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003
5. RIFKIN, J. A era do acesso. São Paulo: Makron Books, 2001
6. FRIEDMAN, T. O mundo é plano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005;
7. TAPSCOTT, D. Wikinomics. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007
8. CANTON, James. Technofutures. São Paulo: Best Seller, 2001
9. DERTOUZOS, M. O que será. São Paulo: Cia. das Letras, 1997
10. WURMANN, R. Ansiedade de informação. São Paulo: Cultura, 1991
11. GILDER, G. Telecosmo. Rio de Janeiro: Campus, 200;
12. TAPSCOTT, D. A hora da geração digital. R. de Janeiro: Agir, 2010
13. DIZARD JR, W. A nova mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000
14. PAVLIK, John. Media in the digital age. New York: Columbia University Press, 2008

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SOBRE O PROGRAMA