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Estratégias de Comunicação e Marketing

Listam-se a seguir dez ações que podem ajudar os segmentos e autores envolvidos a usufruir o que de melhor a Editora Metodista tem a oferecer.

1) Ajude a promover a comunicação interna e externa

Livros e revistas publicados pela Editora Metodista, em suporte impresso ou eletrônico, são expressão de parte do vasto conhecimento gerado na Universidade.

Para que este conhecimento adquira sempre mais visibilidade e notoriedade, é preciso haver alinhamento entre as ações desenvolvidas nesse contexto.

No âmbito da comunicação externa, é possível realizar ações de assessoria de imprensa junto à mídia, além do envio de malas-diretas, catálogos e mensagens eletrônicas a um mailing segmentado, por exemplo. Ampliam-se, assim, as formas de contato com os públicos leitores potenciais, cabendo aos principais interlocutores envolvidos – Editora, Gerência de Comunicação e autores – estabelecer e organizar a melhor estratégia de divulgação.

Ressalte-se que, muitas vezes, os autores são procurados por jornalistas, o que envolve grande responsabilidade quanto ao que será dito e como será dito. É de todo conveniente que, nestes casos, sempre que possível, haja a intermediação da Gerência de Comunicação, para subsidiar os autores com todas as informações importantes e os recursos necessários.

Certamente, os autores também têm uma série de contatos pessoais na mídia, o que pode ajudar a Gerência de Comunicação na busca de melhores resultados, assegurando maior eficiência para seu trabalho.

Não se esqueça de que o relacionamento com a imprensa é sempre de mão dupla. Isto significa que às vezes os jornalistas e repórteres terão interesse ou necessidade de ouvi-lo sobre determinado assunto. O ideal é sempre saber com a antecedência possível que tipo de informação eles desejam, de modo que você se inteire previamente do tema e esteja devidamente preparado para atendê-los.

No âmbito da comunicação interna, a lógica é a mesma. Ao contatar a Gerência de Comunicação, a equipe de imprensa ficará responsável por distribuir a informação aos diversos veículos institucionais, eletrônicos e impressos, incluindo aqueles trabalhados pela Faculdade de Jornalismo (Fajorp), bastando para isto utilizar o e-mail imprensa@metodista.br

2) Participe dos eventos internos e externos da Metodista

Os eventos são uma excelente ferramenta de comunicação. Podem ser lançamentos de livros, participação em bienais de São Paulo e do Rio de Janeiro ou debates filosóficos em livrarias, com a intenção de atrair pessoas.

A Metodista realiza, anualmente, mais de 350 eventos acadêmicos e científicos em seus campi. A Editora Metodista tem o propósito de estar presente no maior número possível deles, representando seus autores, para promover seus livros e suas revistas. Em alguns momentos específicos, a participação concreta dos autores é fundamental, como é o caso dos lançamentos.

No relacionamento com o mercado, é necessário abrir novos contatos com diferentes editoras. Para estes casos, procure a Editora Metodista, que fará os contatos necessários junto a outros setores para estabelecer as tratativas. Ou acesse a Intranet Metodista (digitando apenas Intranet no navegador), preencha o formulário de solicitação de serviços de comunicação, imprima e envie para a Editora.

3) Estabeleça parcerias

Parcerias são sempre interessantes, especialmente quando for possível a co-edição de obras, envolvendo a associação de marcas (co-branding) e a realização de ações conjuntas. Elas são necessárias especialmente para viabilizar iniciativas viáveis do ponto de vista de divulgação, patrocínio ou apoio financeiro. Quando se fala de parcerias, pensa-se sobretudo nas políticas utilizadas em relação ao público externo. Mas é possível – e necessário – realizar parcerias também no âmbito interno, dividindo responsabilidades. Para ambos os casos procure contatar a Editora Metodista, que envolverá os setores pertinentes.

4) Valorize a comunicação segmentada

A Metodista tem buscado inserir anúncios e informes publicitários em veículos segmentados. Estes têm custos mais acessíveis que os veículos da grande-imprensa, além de possível falar mais rapidamente com seus públicos específicos, alcançando seus leitores potenciais.

As áreas que tiverem relacionamentos pessoais ou profissionais com a mídia devem listar previamente os contatos para a Editora, que cuidará dos devidos encaminhamentos.

5) Dê visibilidade às publicações científicas na web

O ambiente web oferece muitas possibilidades de comunicação, especialmente no âmbito segmentado. Uma série de ações pode ser levada a efeito, como, por exemplo, banners dinâmicos e e-mails de marketing. É importante que, para isto ocorrer de forma a manter a comunicação alinhada, inclusive a produção gráfica das publicações, se contate a Gerência de Comunicação.

O envio de mailings segmentados é prática comum na instituição, especialmente junto a alunos, professores e funcionários. Contudo, para a criação de mailings específicos, pede-se a colaboração de todos os setores envolvidos.

6) Recomende os livros e as revistas da Metodista a seus alunos

Nada melhor do que a propaganda boca a boca. Ainda mais se feita em sala de aula, junto aos alunos. Recomende as publicações e, em alguns casos, procure mesmo incluí-la na bibliografia básica de sua disciplina. Desta forma, estaremos fidelizando os públicos de interesse.

Todos os livros e as revistas publicadas pela Editora Metodista podem ser adquiridos no Espaço Metô, localizado no Centro de Convivência do Campus Rudge Ramos, que oferece 50% de desconto para professores, 30% para funcionários e 20% para alunos.

7) Insira sua revista em portais especializados e bases de indexação

8) Ajude a Editora e a Biblioteca a divulgar suas obras

9) Planeje bem os cronogramas de suas publicações

10) Dialogue sempre com a Metodista

A comunicação envolve continuidade e permanência. As ações não podem nunca se restringir aos momentos em que se deseja divulgar algum serviço ou produto. Elas devem ser vistas como estratégicas e, por isso, constantes e freqüentes, do mesmo modo que a aproximação com os formadores de opinião.

Por isso, qualquer dúvida acerca do relacionamento com a mídia, de utilização da marca, de escolha dos veículos para o anúncio institucional e/ou de campanhas, ações promocionais etc. podem e devem ser compartilhadas com a Metodista.

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