Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias / Rede Globethics disponibiliza plataforma com mais de 1 milhão de documentos e obras de forma gratuita

Rede Globethics disponibiliza plataforma com mais de 1 milhão de documentos e obras de forma gratuita

Diretor da Rede para a América Latina visita a Metodista com propósito de fortalecer relações

21/05/2015 19h35 - última modificação 21/05/2015 19h37

Deivit Montealegre, diretor na América Latina da Globethics - Foto: Marcello Ferreira

Uma plataforma que reúne publicações e pesquisas, principalmente em campos de atuação ética, de toda parte do mundo e com acesso gratuito. Pode parecer que ninguém tem a disponibilidade de oferecer algo assim, mas existe quem o faça e não é apenas uma pessoa, mas muitas e de diversas partes do planeta. Este é um propósito colaborativo da Rede Ética Global para Ética Aplicada, a Globethics.

A Universidade Metodista de São Paulo recebeu, no dia 20 de maio, a visita do diretor regional para a América Latina da Globethics, Deivit Montealegre, que conversou com alunos e docentes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu para apresentar a Rede e seus objetivos.

A Globethics, com sede no Centro Ecumênico em Genebra, Suíça, é uma rede global de pessoas e instituições relacionadas a vários campos de aplicação da ética e oferece acesso a um amplo número de recursos sobre o tema, especialmente por meio de uma biblioteca digital, e atua como facilitadora de ações colaborativas por meio da internet, relativas a pesquisas, conferências, publicações on-line e partilha de informações. A biblioteca digital tem uma rica coleção e está à disposição de estudiosos e pesquisadores. O escritório regional da América Latina fica em Buenos Aires, Argentina.

De acordo com Montealegre, “há muitas universidades pelo mundo que não possuem bibliotecas próprias ou orçamentos para adquirir obras. Por este motivo, profissionais e pesquisadores de diversos países decidiram facilitar o acesso a trabalhos, para que o conhecimento seja compartilhado com quem tem menor oportunidade, mas tem potencial para desenvolver outros trabalhos. Uma série de encontros com pessoas com estes propósitos desencadeou a criação da Globethics, com seus atuais objetivos”.

O diretor também explicou que os pesquisadores possuem grande interesse em expor seus trabalhos na plataforma, pois “é um meio de publicar títulos sem burocracias e custos editorias. A junção destes ideais é um dos aspectos que move a biblioteca digital”.

A plataforma é de fácil manuseio e ainda está em fase de tradução para o português, mas já é possível acessá-la em outros idiomas, como o inglês e o espanhol, por exemplo. Ela possui 1.497.964 documentos online gratuitos, mais de 420 revistas, 36 coleções especiais, 499 livros com títulos de referência, além de serviços de notícias. Ela também é subdividida em Biblioteca Global de Ética, Biblioteca Global de Teologia e Ecumenismo e Biblioteca Global de Direito Africano. São mais de 130 mil colaboradores em constante interação em mais de 200 países, de 9.091 diferentes organizações.

“Tenho a missão de fortalecer as relações da rede na América Latina. Este é um modo de ampliá-la e atingirmos mais ainda pessoas com interesse em compartilhamento de informações e debates para construções de soluções”, disse Deivit Montealegre. Ainda segundo o dirigente, a escolha por fazer a visita à Metodista “é pela instituição ser referência para o continente e contar com pesquisadores desta universidade vai ajudar nesta ampliação de que necessitamos”.

Para conhecer mais sobre a Globethics e a biblioteca digital, com todo seu conteúdo, basta acessar o site www.globethics.net. O acesso à biblioteca requer registro, que é gratuito.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático