Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Fevereiro / Alunos são desafiados a desenvolver projeto sustentável e de baixo custo

Alunos são desafiados a desenvolver projeto sustentável e de baixo custo

27/02/2014

27/02/2014 17h51

A ambientação dos containers também contou com o reaproveitamento de materiais para a construção dos móveis e das luminárias. Foto: Mônica Rodrigues

 


PARA AMBIENTAR OS DOIS CONTAINERS, ESTUDANTES DE DESIGN DE INTERIORES FORAM A CAMPO CONHECER AS HISTÓRIAS, GOSTOS E PREFERÊNCIAS DE MORADORES DE CONJUNTOS HABITACIONAIS

Criar em pouco espaço, com baixo custo e materiais sustentáveis, ambientes diferenciados e confortáveis para famílias de baixa renda. Esse foi o desafio dos alunos de Design de Interiores por meio do Projeto Container, no qual deveriam desenvolver ideias para decorar e mobiliar containers habitáveis para moradores de conjuntos habitacionais da CDHU –Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. “Eles tiveram que pensar um projeto sustentável na íntegra, desde o espaço até os móveis que seriam utilizados”, explicou o professor Jair Oliveira.

A prática de utilizar containers habitáveis já é muito comum na Europa e em vários lugares dos Estados Unidos. Eles são ecologicamente corretos, podem ser reciclados e transportados com facilidade, o que vem chamando a atenção para essa prática, conhecida como arquitetura nômade. A redução de custos também é considerável se comparado à tradicional alvenaria ou madeira, além da durabilidade.

Para desenvolver o trabalho, que integrou o Projeto de Ação Profissional dos alunos do 4º semestre de Design de Interiores, os estudantes foram a campo pesquisar e conhecer a história dos moradores dos conjuntos habitacionais, identificando os principais gostos e necessidades de cada família.

Tudo foi levado em consideração, desde as cores do projeto, até a cultura e história de vida de cada morador. “Além de apresentar toda a pesquisaque fizeram, a razão de ser de cada escolha e desenvolver o projeto digital, os alunos também tiveram que exercitar a prática e produzir tudo que estaria dentro do container”, contou Juliana Harris, coordenadora do curso de Design de Interiores.

“Nós tivemos que fazer um móvel e duas luminárias. Reutilizamos uma porta, que virou uma bancada para estudos. Também foram usados canudinhos, barbante, caixa de ovo, entre outros materiais. Foi complicado porque existem peças sustentáveis, mas que são caras”, afirmou a aluna Carolina Lorenzo.

“O bacana é que a montagem e a exposição do projeto no Expometô dão uma ideia real do mercado, é o que eles terão que enfrentar daqui para frente”, completou a coordenadora.

Paula Lima

paula.come@metodista.br

Gabriela Rodrigues

 

gabriela.rodrigues@metodista.br

 

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático