Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Novembro / Metodista recebe homenagem da Prefeitura pelos vinte anos de tradição esportiva em São Bernardo

Metodista recebe homenagem da Prefeitura pelos vinte anos de tradição esportiva em São Bernardo

18/11/2013

18/11/2013 18h09

Alberto Rigolo, segundo da esq. para a dir., um dos idealizadores do projeto da Escola de Esportes, com o vereador Ferrarezi, o secretário de Esportes José Alexandre e o professor Marcio de Moraes. Foto: Mônica Rodrigues

[ CONTRIBUIÇÃO PARA A INSERÇÃO DE CRIANÇAS NO ESPORTE E DA CIDADE NO CENÁRIO ESPORTIVO NACIONAL FOI A MOTIVAÇÃO DA SOLENIDADE

A Universidade Metodista de São Pau lo recebeu, em outubro, uma homenagem da Prefeitura de São Bernardo do Campo, em razão dos vinte anos de tradição esportiva na Instituição e da parceria com o município, por meio da Associação Desportiva e Cultural Me todista. O evento foi proposto pelo vereador José Luiz Ferrarezi, que presidiu a sessão solene realizada na Câmara Municipal.

O setor existe na Metodista desde 1993 e é responsável, junto com a Prefeitura, pelo projeto social Escola de Esportes, que atende crianças e adolescentes os direcionando para se tornarem atletas-cidadãos, e pelos times profissionais de handebol e basquete Metodista/São Bernardo. A contribuição da Instituição para o cenário esportivo da cidade por tantos anos foi a motivação da homenagem.

Na abertura da solenidade, Ferrarezi afirmou que “São Bernardo agradece a contribuição da Metodista, pois a entidade é uma das responsáveis pela inserção do município no cenário esportivo não apenas pelas equipes esportivas, mas pelo compromisso social de unir o esporte e educação”.

Os homenageados foram dirigentes, atletas e nomes importantes da história da Associação. Ex-atletas que participaram praticamente dos vinte anos do projeto jogando pela equipe de handebol e atuando como técnicos das categorias de base, como Agberto Matos e Daniel Suarez, o Cubano, os atuais técnicos José Ronaldo, o “SB”, e Eduardo Carlone, que iniciou a equipe feminina de handebol, a ex-jogadora Tayra Rodrigues, que foi um dos ícones do time pelo tempo que jogou, também receberam homenagens.

Idealizador do projeto esportivo na Instituição, o gerente de Esportes da Metodista, Alberto Rigolo, também recebeu uma homenagem. Ele contou que já projetava um trabalho como este desde os tempos de faculdade. “Desde a minha formação em Educação Física em 1976, já pensava na ideia de associar crianças carentes ao esporte de alto rendimento, em um projeto que daria oportunidade para elas disputarem jogos internacionais e olímpicos. Este foi o ponto norteador do meu trabalho, um sonho da época da faculdade e tive carta branca aqui na Universidade para fazer isso. Foi uma realização muito grande”, disse o ex-técnico da Seleção Brasileira, que dirigiu o time nas Olimpíadas de 1996 e 2004.

O reitor da Metodista, professor Marcio de Moraes, foi um dos principais responsáveis pela idealização do Esporte na Universidade em 1993, ao iniciar o projeto esportivo e participar dos primeiros trâmites da parceria com a Prefeitura. Porta-voz da Instituição na solenidade, o professor Marcio agradeceu pelo reconhecimento, bem como a parceria com a cidade. Ele disse que “o motivo do projeto, desde 1993, é o de oferecer atividades para crianças e adolescentes. Não é apenas o esporte, mas o exercício da ética, cidadania e socialização, por meio da prática esportiva. Estes valores levaram aos destaques de atletas, conquistas e ao crescimento do esporte não só na Metodista, mas também no que pôde contribuir na inserção de São Bernardo no cenário esportivo nacional”.

Saiba mais sobre o Esporte na Metodista em www.metodista.br/esportes.

 

Confira os homenageados pelos vinte anos da A.D.C. Metodista e parceria com São Bernardo do Campo

  • Professor Marcio de Moraes

Idealizador do projeto de Esportes na Metodista em 1993; reitor da Universidade Metodista de São Paulo desde 2006 até os dias atuais e presidente da Associação Desportiva e Cultural Metodista.

  • Alberto Rigolo

Idealizador do projeto de Esportes na Metodista. Técnico da equipe de handebol Metodista/São Bernardo durante 14 anos (1993 a 2006), com maior número de títulos de Liga Nacional do País. Técnico da Seleção Brasileira de handebol nas Olimpíadas de 1996 e 2004. Atualmente é gerente de Esportes da Universidade Metodista de São Paulo.

  • Rogério Toto

Supervisor técnico-administrativo do Projeto Metodista durante 10 anos (1996-2005), coordenador do Programa Social Escola de Esportes e atual coordenador do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo.

  • Eduardo Carlone Leite

Atleta de handebol de São Bernardo, entre 1982 e 1990. Um dos fundadores do handebol Metodista/São Bernardo em 1993. Conquistou 08 títulos da Liga Nacional com a equipe masculina, mais 07 títulos consecutivos com a equipe feminina, da qual é o atual técnico.

  • José Ronaldo do Nascimento “SB”

Atual técnico da equipe masculina de handebol da Metodista/São Bernardo, defendeu a equipe como atleta por nove anos (1999 – 2008). É conhecido por “SB” em alusão a sigla Seleção Brasileira, por atuar pela seleção por vinte anos (1984-2004). Participou das Olimpíadas de Barcelona, Atlanta e Atenas. Foi o atleta que mais vestiu a camisa da Seleção Brasileira até o momento.

  • Viomário da Silva “Hula”

Atuou como atleta pela equipe Metodista/São Bernardo de 1994 a 2002. Técnico e professor do Programa Social Escola de Esportes desde 1996, tendo passado por todas as categorias de base. Responsável pela formação cidadã de mais de mil alunos/atletas.

  • Thamiris Madeira Duarte

Iniciou no esporte em 1995, por meio do Programa Social Escola de Esportes, de onde passou para a equipe adulta da Metodista/São Bernardo e atua até hoje. Participou das conquistas dos 33 títulos que a equipe feminina possui até o momento.

  • Leonardo Vial Tercariol “Ferrugem”

Começou no handebol em 1999, aos 12 anos, já nas categorias de base da Metodista/São Bernardo. Como goleiro, defende a equipe adulta masculina desde 2008 e participou de todas as conquistas do time até os dias atuais, incluindo um pan-americano e uma participação no Mundial de Clubes. Convocado constantemente pela Seleção Brasileira, já disputou mundiais e pan-americanos, além de amistosos.

  • Daniel Robert Suarez “Cubano”

Atleta da Seleção Cubana durante 14 anos (1983-1996), atleta e técnico da Metodista/São Bernardo entre 1996 e 2009. Foi professor do Programa Social Escola de Esportes, responsável pela formação cidadã de mais de mil alunos-atletas.

  • Agberto Corrêa de Matos

Primeiro atleta contratado pela Metodista/São Bernardo. Atuou vinte anos como atleta e dirigente do Handebol Metodista/São Bernardo. Atleta da Seleção Brasileira durante 13 anos (1993 a 2005), representando o Brasil nas Olimpíadas de 1996 e 2004.

  • Tayra Rodrigues

Ex-atleta do handebol da Metodista/São Bernardo. Começou no esporte aos 11 anos de idade e dedicou vinte anos exclusivos de carreira pela cidade. Conquistou títulos regionais e nacionais, artilharia de torneios e eleita duas vezes melhor atleta do ano (2011 e 2012). Atuou pela Seleção Brasileira, tendo disputado dois mundiais e três pan-americanos.

  • Joel Alves

Desempenhou diversas funções como voluntário na Escola de Esportes e foi diretor de categorias de base do Handebol Metodista/São Bernardo (1995 a 2003).

  • Sidnei Coppini Junior

Idealizador do Projeto Basquete Metodista/São Bernardo. Atleta e técnico de basquete de São Bernardo desde 1981. Campeão do Torneio Novo Milênio em 2009, conquistou mais de 10 títulos de Jogos Regionais e Abertos pela cidade.

  • Monique de Souza Ferreira Poles

Atleta de São Bernardo durante 16 anos (1979 – 1995), nunca atuou por outra cidade. Técnica de São Bernardo há 10 anos (2003-2013). Campeã e melhor técnica do Encontro Sulamericano sub-12 Masculino de Basquete em 2013.

  • Professor José Maria Passos (in-memorian)

Ex-atleta e técnico de handebol. Co-responsável pela parceria entre a Universidade Metodista de São Paulo e Prefeitura de São Bernardo do Campo. Foi dirigente da Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo.

  • Eric Martins Ribeiro

Hoje com 29 anos, é o torcedor número 1 do Esporte Metodista/São Bernardo. Desde 1993, quando ainda tinha nove anos de idade, é o mais presente nos ginásios em dias de jogos.

  • Bispo Stanley da Silva Moraes (representado pelo professor Marcio de Moraes)

Secretário Executivo do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil desde 1998; presidente do Conselho Superior Administrativo do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (COGEIME);

  • Sr. Wilson Roberto Zuccherato (representado por Sérgio Roschel)

Diretor Geral do Instituto Metodista de Ensino Superior e superintendente do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação (COGEIME).

  • Paulo Roberto Salles Garcia

Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Metodista de Ensino Superior desde 2004; diretor de Comunicação e Marketing do COGEIME desde 2009 e atual vice-presidente da A.D.C. Metodista.

  • Sérgio Roschel

Diretor de Finanças e Controladoria do Instituto Metodista de Ensino Superior; diretor de Finanças e Controladoria do COGEIME e ex-presidente da A.D.C. Metodista, tendo ocupado o cargo de 2011 a 2012.

  • Luiz Carlos Escobar

Gerente Financeiro do Instituto Metodista de Ensino Superior e tesoureiro da A.D.C. Metodista desde 2011.


Marcello Ferreira
marcello.ferreira@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X