Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Outubro / Espaço Cidadania - Setembro

Espaço Cidadania - Setembro

30/09/2012

01/10/2012 15h10 - última modificação 01/10/2012 15h30

Gentileza

Gentileza. Infelizmente, em nossos dias, esta atitude parece cada vez mais rara. É comum nos depararmos com pessoas que não respeitam o próximo, não cumprimentam, tomam atitudes individualistas, sem se importar com quem está em volta.

Nesta edição do Espaço Cidadania, fomos ouvir alguns especialistas para entender os motivos que levaram a essa situação, qual a importância da gentileza do ponto de vista pessoal, profissional e religioso e de que modo a atitude pode ser resgatada.

Enquanto o individualismo, a criminalidade, o aumento do trânsito são apontados como alguns dos fatores que contribuem para esse tipo de comportamento, governos, ONGs e muitas pessoas procuram soluções, por meio de leis, ações de voluntariado e práticas cotidianas.

Se por um lado uma atitude egoísta não leva a lugar algum, ser gentil pode ser muito benéfico e gratificante pessoalmente, pelo sentimento positivo gerado ao fazermos bem ao próximo, pela certeza de que se está agindo de forma cidadã.

Afinal de contas, este é o motivo de vivermos em sociedade: nos relacionarmos uns com os outros da melhor maneira possível. Quando uma pessoa está bem e age de modo gentil, quem está por perto também é contagiado. Então aproveite as reflexões deste Espaço Cidadania para colocar em prática você também a gentileza.

Boa leitura!

Prof. Marcio de Moraes

Reitor

 

Leia as matérias nos links abaixo ou acesse a versão em PDF aqui.

Matérias na íntegra:

Uma geração sem gentileza no século XXI

Gentileza gera gentileza

Fé e Cidadania

Entrevista: ser gentil é ser inteligente

Pelo direito de não ouvir

 

Confira abaixo as edições anteriores.

 

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X