Espaço Cidadania - Setembro
01/10/2012 15h10 - última modificação 01/10/2012 15h30
Gentileza
Gentileza. Infelizmente, em nossos dias, esta atitude parece cada vez mais rara. É comum nos depararmos com pessoas que não respeitam o próximo, não cumprimentam, tomam atitudes individualistas, sem se importar com quem está em volta.
Nesta edição do Espaço Cidadania, fomos ouvir alguns especialistas para entender os motivos que levaram a essa situação, qual a importância da gentileza do ponto de vista pessoal, profissional e religioso e de que modo a atitude pode ser resgatada.
Enquanto o individualismo, a criminalidade, o aumento do trânsito são apontados como alguns dos fatores que contribuem para esse tipo de comportamento, governos, ONGs e muitas pessoas procuram soluções, por meio de leis, ações de voluntariado e práticas cotidianas.
Se por um lado uma atitude egoísta não leva a lugar algum, ser gentil pode ser muito benéfico e gratificante pessoalmente, pelo sentimento positivo gerado ao fazermos bem ao próximo, pela certeza de que se está agindo de forma cidadã.
Afinal de contas, este é o motivo de vivermos em sociedade: nos relacionarmos uns com os outros da melhor maneira possível. Quando uma pessoa está bem e age de modo gentil, quem está por perto também é contagiado. Então aproveite as reflexões deste Espaço Cidadania para colocar em prática você também a gentileza.
Boa leitura!
Prof. Marcio de Moraes
Leia as matérias nos links abaixo ou acesse a versão em PDF aqui.
Matérias na íntegra:
Uma geração sem gentileza no século XXI
Entrevista: ser gentil é ser inteligente
Confira abaixo as edições anteriores.