Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Outubro / Espaço Cidadania - Outubro

Espaço Cidadania - Outubro

15/10/2012

13/11/2012 13h30 - última modificação 13/11/2012 13h56

Mais de 11 milhões de pessoas vivem em favelas ou locais irregulares no País. É como se a população inteira da cidade de São Paulo vivesse neste tipo de habitação. Apesar de a Constituição brasileira afirmar que moradia é um direito social, isso não se reflete na realidade dessa fatia considerável de brasileiros.

Nesta edição do Espaço Cidadania você conhece um pouco mais sobre como se deu o processo de favelização no Brasil, como vivem essas pessoas, quais iniciativas estão sendo desenvolvidas pelo poder público, iniciativa privada e organizações sociais e o que ainda precisa ser feito para mudar essa realidade.

Uma das matérias traz como exemplo a Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que existe desde os anos de 1980 e teve a população multiplicada em mais de 100 vezes. Somente após a formação de um conselho popular e a busca de direitos na Justiça algumas melhorias foram possíveis.

O Espaço Cidadania também ouviu a socióloga e coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Metodista de São Paulo, professora Lucieneida Praun, que analisa, entre outros aspectos, a forma como ocorre o convívio social nesses ambientes e aponta a falta de emprego e a desigualdade social como dois fatores que acabam por gerar as favelas.

O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, e o fato de tantas pessoas não terem acesso a moradia digna é reflexo disso. Entender como se dá esse processo, conhecer iniciativas que busquem revertê-lo e tomar parte delas é um ato de cidadania, já que direta ou indiretamente é um problema que diz respeito a todos nós.

Boa leitura!

 

Prof. Dr. Marcio de Moraes

Reitor

 

Leia as matérias nos links abaixo ou acesse a versão em PDF aqui.

Matérias na íntegra:

Favelas abrigam 6% da população brasileira

A fé nas favelas

Crescimento da Vila São Pedro, em SBC, leva melhorias a moradores

Entrevista: Da viela para o asfalto

Iniciativas levam cultura para dentro das favelas

 

Confira abaixo as edições anteriores:


Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X