Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Outubro / A Fé nas favelas

A Fé nas favelas

15/10/2012

12/11/2012 18h40

 

Margarida Ribeiro, professora de Teologia Pastoral - Desenvolvimento Comunitário, Liturgia e Ministério Pastoral da Universidade Metodista de São Paulo, fala sobre a relação entre a fé e as favelas.

Qual o envolvimento da Igreja nas favelas?

"A Igreja deve estar onde o povo está’, portanto, a Igreja deve estar presente também nas favelas. E em meio aos desafios que se apresentam a Igreja tem a oportunidade de exercer a sua missão ‘como comunidade a serviço do povo’, especialmente nos projetos sociais. Há Igrejas que juntamente com as pessoas que moram nas favelas promovem cursos de noções de informática, reforço escolar e até mesmo colaboram na construção de bibliotecas populares. Há outras que sobem os morros e ajudam na criação de hortas comunitárias; mesmo em meio às dificuldades de acesso à água, as pessoas se organizam responsabilizando as diferentes famílias que diariamente levam a água utilizando baldes e subindo os íngremes barrancos. Diversas atuações. E como diz uma parte do cântico Que estou fazendo se sou cristão? “não só a alma do mal salvar também o corpo ressuscitar.” Ou seja, anunciar a boa nova do Evangelho e atuar em prol da vida digna para o ser humano.

Como as pessoas que vivem em favelas se relacionam com a fé?

As pessoas que vivem nas favelas têm uma fé incomensurável, admirável. Elas são solidárias, criativas e têm uma alegria contagiante, apesar das dificuldades enfrentadas no seu cotidiano.

Qual a mensagem do cristianismo para quem vive em situação de risco?

Há diversas situações. Especialmente em meio às dificuldades decorrentes de enchentes, e outros “sinistros”, as igrejas se unem independentemente de credo religioso em prol de ações que dignificam o ser humano, e partilham mensagens de esperança e paz, na luta pela justiça e vida digna.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático