Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Mais Cidadania: O conhecimento além dos muros da universidade

Mais Cidadania: O conhecimento além dos muros da universidade

10/02/2012

10/02/2012 17h11

Projetos de Extensão: união entre prática acadêmica e ação social. Foto: Mônica Rodrigues

Quem pensa que é somente no estágio que é colocado em prática o que se aprende em sala de aula está enganado. Durante o curso, os alunos possuem inúmeras oportunidades e uma delas é por meio dos Projetos de Extensão. 

No último ano, por exemplo, estudantes foram ao Nordeste e desenvolveram cursos de capacitação e palestras sobre saúde, educação, cultura e sustentabilidade e realizarem atendimentos odontológicos e psicológicos; promoveram atividades sobre conscientização ambiental com alunos do Ensino Fundamental; ofereceram orientação sobre a Declaração do Imposto de Renda e ainda prestaram atendimento de saúde aos motoristas de transporte de carga usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes. 

A professora Elizabete Renders afirma que “os Projetos de Extensão são uma via de mão dupla, onde os saberes são compartilhados visando a transformação social e emancipação dos sujeitos.” Ela explica ainda que as iniciativas fazem parte de um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabilizam a relação transformadora entre Universidade e sociedade.

Os projetos são organizados a partir de determinadas áreas do conhecimento, prevendo ações com metas a serem cumpridas entre um e dois anos. A coordenação fica sob responsabilidade dos professores e conta com a participação dos alunos.

“O envolvimento dos estudantes não é obrigatório, mas pode ser aproveitado como atividade complementar em vários cursos”, menciona a docente.

De acordo com Elizabete, “a maioria dos projetos é definida nos cursos a partir de proposta dos professores. Mas existem os projetos institucionais, com ações regionais ou nacionais, como o Projeto Rondon, uma iniciativa do Ministério da Defesa, do qual participam várias universidades, dentre elas, a Metodista.”

Os alunos interessados podem procurar informações a respeito dos projetos em andamento nos seus cursos ou junto à Coordenadoria de Extensão e Inclusão: 4366-5602.

 

Conheça dois exemplos de Projetos de Extensão realizados pela Metodista

Projeto Rondon

Costuma ser realizado no período de férias e envolve alunos de diferentes cursos. Neste ano, a Operação Babaçu ocorreu entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro, em Buritirana, no Maranhão, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas (MG). Foram feitas palestras e dinâmicas sobre associativismo, cooperativismo e empreendedorismo; mini-curso sobre mídias sociais e produção de um jornal mural; além de oficinas sobre banheiro seco e gincanas com as crianças sobre reciclagem.

A professora Lana Santos, da Faculdade de Comunicação, destaca a importância desse projeto: “Ele não tem uma visão assistencialista. A ideia é plantar uma semente, ensinar as pessoas a partir dos recursos que elas possuem.”

 

Minha Terra, Nosso Brasil

Trabalho elaborado pelos Núcleos de Educação a Distância (NEAD) e de Sustentabilidade com o intuito de fazer um mapeamento dos municípios que são atendidos pela Universidade por meio dos Polos de Apoio Presencial, localizados em diversos pontos do País. A coordenadora do NEAD, professora Adriana Barroso, explica que “atualmente as informações estão sendo organizadas em um banco de dados e, em uma terceira etapa, serão elaborados projetos de acordo com as necessidades verificadas em cada cidade para que os alunos possam atuar efetivamente de acordo com a sua área de formação.” 

 

Gabriela Rodrigues

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático