Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Esporte na Metodista: unindo cidadania e times campeões

Esporte na Metodista: unindo cidadania e times campeões

10/02/2012

10/02/2012 14h25 - última modificação 10/02/2012 14h50

Foto: Mônica Rodrigues

Para proporcionar a qualidade de vida de seus alunos e funcionários, a Metodista investe fortemente no Esporte. Além da promoção do bem-estar físico, a Universidade também utiliza a atividade esportiva como um meio de educar e cultivar a interação social. 

Com uma história de quase 20 anos na Instituição, tudo começou em 1993 com o projeto Escola de Esportes, que atendia crianças e adolescentes encaminhando-os para se tornarem atletas do handebol. Em 1996 foi estabelecida a Coordenação de Esportes, que gerencia as atividades da área no espaço universitário. 

“As atividades recreativas aproximam as pessoas. Elas são usadas por empresas para recepcionar novos funcionários, por exemplo. Do mesmo modo, a prática esportiva é algo integrador e uma das maneiras mais rápidas de estimular o relacionamento pessoal. Assim, o esporte completa todos os ramos de atividades. Na Universidade trabalhamos para incentivar os jovens a terem o hábito da prática de esporte de modo saudável”, disse o gerente de Esportes da Metodista, Alberto Rigolo.

 

Tradição esportiva forma equipes campeãs

Com todos os investimentos na estrutura e na formação de atletas-cidadãos, as equipes esportivas da Metodista alcançaram maturidade e desenvolvimento suficientes para disputarem importantes torneios.


Os times adultos de handebol masculino e feminino são os representantes de São Bernardo do Campo na modalidade. Além disso, estão entre as principais equipes de todo o Brasil e com reconhecimento internacional. Não é à toa que os atletas da Metodista formam, constantemente, a base da seleção brasileira.

Juntos, os times somam quase 90 títulos conquistados em campeonatos regionais, nacionais e internacionais. Em 2011, a equipe feminina foi campeã de todos os torneios disputados. Um caminho semelhante teve a equipe masculina, que ficou em primeiro lugar nos torneios regionais, Jogos Abertos, Estadual e foi vice-campeã da Liga Nacional e ficou em 4º lugar no Pan-americano de Clubes.

“É difícil manter uma sequência de vitórias. Para continuar com o mesmo ritmo este ano, precisamos ter o compromisso de também continuar com o mesmo trabalho desenvolvido e não parar no tempo, nos acomodando com os resultados obtidos”, afirmou o técnico do time adulto feminino, Eduardo Carlone.

Por uma linha parecida segue o discurso de José Ronaldo, o SB, técnico do time adulto masculino. “Este ano temos que repetir a estratégia. Manter a defesa forte e a saída e transição rápidas. Isso é que nos trouxe os resultados”.

SB estabeleceu um foco para o trabalho da equipe, para intensificar a estratégia. “Nosso principal objetivo no primeiro semestre é o Pan-americano de Clubes, que vale vaga para o mundial no Qatar. Vamos concentrar nossos esforços para essa competição e, consequentemente, estarmos preparados para os outros torneios”, disse o treinador.

Também representando São Bernardo, as equipes de basquete vêm com uma nova proposta. Com a pausa do time adulto em 2011, o foco foi sobre as categorias de base, com a criação dos times sub-12, sub-13, sub-14, sub15, sub-16 e sub-19.

Este ano, a equipe adulta volta às quadras e já começa a disputar o Campeonato Paulista neste semestre.

 

Escola de Esportes

O Programa Social Escola de Esportes tem como eixos principais o Esporte, Cidadania e Formação Educacional. Atualmente, atende aproximadamente 820 alunos ensinando o basquete e o handebol. Por meio de treinos, muitos talentos são descobertos e participam de campeonatos pelas diferentes categorias, tanto nos times da Universidade, como em times de fora.

Um exemplo desses resultados é o atleta Guilherme Valadão, que entrou na Escola com 12 anos e hoje, com 20 anos, atua na equipe junior e na equipe adulta de handebol.

 

Temporada 2012

Um dos ingredientes fundamentais para o sucesso das equipes esportivas é o apoio da torcida. Compareça aos jogos dos times da Metodista para ajudá-los, com o seu ânimo e força, a chegarem à vitória!

 

Handebol/Masculino e Feminino

- Jogos Abertos Brasileiros;

- Campeonato Paulista;

- Pan-americano de Clubes (masculino);

- Liga Nacional;

- Jogos Regionais;

- Jogos Abertos do Interior.

 

Basquete

- Campeonato Paulista;

- Jogos Abertos do Interior;

- Jogos Regionais.

 

O calendário de jogos dos torneios estará disponível no site de Esportes da Metodista, e nas próximas edições do Jornal da Metodista, a partir do mês de março. No site também é possível saber mais informações sobre o esporte na Universidade e conhecer as equipes esportivas, história e títulos.

 

Marcello Ferreira

 
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X