Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Fevereiro / Espaço acadêmico: descoberta de outros horizontes

Espaço acadêmico: descoberta de outros horizontes

10/02/2012

10/02/2012 17h55 - última modificação 13/02/2012 12h23

Nem só de aulas em salas é feito o universo do estudante. Há muitas formas dele aproveitar a infra-estrutura e atividades oferecidas pela Universidade, que compõem o aprendizado, o desenvolvimento e colocar em prática o que é estudado.

Atividades das mais diversas como o esporte, estágio, intercâmbio, arte, cultura, pesquisa, laboratórios para práticas e outras, também formam a vida acadêmica.

Saiba o que mais é possível fazer na Metodista, para ampliar o conhecimento e complementar o desenvolvimento pessoal, além dos serviços e outras atividades oferecidas.

 

Central de Estágios

Divulga vagas de estágios e de programas de trainee, presta apoio ao aluno para a elaboração de currículo e para entrevistas e dinâmicas de grupo, além de auxiliar na formalização do estágio. Contatos: 4366-5617; centraldeestagios@metodista.br; www.metodista.br/centraldeestagios

 

Centro de Línguas

Oferece cursos de Inglês, Francês, Italiano, Libras, Português para estrangeiros, Espanhol, Inglês e Português Instrumental para leitura de textos acadêmicos. Contato: 4366-5219/ 4366-5405; centro.linguas@metodista.br; www.metodista.br/centro-de-linguas.

 

Assessoria de Relações Internacionais (ARI)

Oferece programas como o Semestre Acadêmico, pelo qual o aluno pode estudar um semestre de seu curso em uma das universidades parceiras na Argentina, Chile, Espanha, México e Portugal (veja mais aqui). Contato: 4366-5633; ari@metodista.br; www.metodista.br/ari.

 

Núcleo de Arte e Cultura (NAC)

Promove ações e projetos artístico-culturais, envolvendo a Universidade e a comunidade externa. Entre os eventos estão exposições de arte, peças de teatro e os Intervalos Musicais. Contato: 4366-5598; nac@metodista.br; www.metodista.br/nac.

 

Núcleo de Formação Cidadã (NFC)

É um espaço voltado à prática da cidadania e da reflexão. Entre as atividades que o Núcleo promove estão projetos sociais e as disciplinas eletivas. Em alguns eventos atua em parceria com o NAC. Contato: 4366-5968; cidadania@metodista.br; www.metodista.br/nfc

 

Cátedra Gestão de Cidades

Voltada para o conhecimento e estudo das cidades contemporâneas,tem o intuito de colocar a cidade como objeto central de reflexão. Criada a partir da integração da Metodista com a região do ABC. Contato: 4366-5825; gestaodecidades@metodista.brwww.metodista.br/gestaodecidades.

 

Cátedra UNESCO de Comunicação

Única na área de Comunicação no Brasil, realiza diversas pesquisas, ciclos de estudos, seminários, conferências e publicações, projetando a ELACOM (Escola Latino-Americana de Comunicação) na comunidade acadêmica. Conta com o Acervo do Pensamento Comunicacional Latino-Americano "José Marques de Melo", com aproximadamente 10.000 itens, entre jornais, livros, revistas, fotografias, pesquisas, fitas de vídeos, DVD's, teses, dissertações, documentos, fichas catalográficas, entre outros. O material é disponível para os alunos. Contato: 4366-5819; catedra.unesco@metodista.br; www.metodista.br/unesco.

 

Sempre Metô

Um canal voltado para alunos e ex-alunos da Instituição, que entre outras atividades, promove eventos voltados para a Gestão de Carreira. O último Networking Metodista contou com a presença de representantes do Google, Petrobras e Votorantim. Contato: marketing@metodista.br.

 

AGiCOM

Na Agência Integrada de Comunicação Metodista, os estagiários são responsáveis pelo desenvolvimento de campanhas publicitárias e promocionais, criação, pesquisa, entre outras atividades, atendendo diversas áreas da Universidade e clientes externos. Contato: 4366-5878; www.facebook.com/agicom.meto

 

CAGE

A Central de Agências em Gestão visa aproximar os alunos do mercado de trabalho, por meio de estágios supervisionados, Empresa Júnior e atividades de capacitação profissional. Contato: 4366-5546; 4366-5830; cage@metodista.br; www.metodista.br/cage.

 

CENPRO

A Central de Projetos e Relacionamentos Organizacionais organiza eventos e visitas técnicas e é responsável pelas atividades ligadas a estágios dos alunos da Faculdade de Gestão e Serviços, como controle dos contratos e avaliações. Contato: 4366-5460; 4366-5451; cenpro@metodista.br; www.metodista.br/cenpro

 

FoCAT

O objetivo da Agência de Fomento a Convênios de Aplicação Tecnológica é aproximar as empresas da Universidade para que os alunos da Faculdade de Exatas e Tecnologia tenham acesso às mais tecnologias recentes do mercado. Contato: 4366-5742; agenciafocat@metodista.br; www.metodista.br/focat

 

Atendimento Psicopedagógico

Realizado na modalidade de Plantão Psicológico é um espaço onde os alunos podem buscar ajuda para rever, repensar e refletir sobre suas questões. O atendimento, individual ou em grupo, deve ser solicitado via e-mail (at.psicopedagogico@metodista.br), informando o período (manhã ou noite) e o local de sua preferência: na Policlínica - Campus Rudge Ramos, ou no Campus Planalto, na sala de Supervisão de Estágios (P-920).

 

Pastoral Universitária e Escolar

Exerce o cuidado pastoral das pessoas que atuam na comunidade acadêmica por meio de atos, como cultos, devocionais, celebrações, reuniões de oração e aconselhamento. Campus Rudge Ramos, Sigma-205, 4366-5534; Campus Vergueiro, VA-150, 4366-5403;  e Campus Planalto, B-322, 4366-5339. E-mail: pastoral@metodista.br.

 

Biblioteca

Com uma unidade nos três campi da Universidade, a Biblioteca Dr. Jalmar Bowden possui um acervo com cerca de 119.000 títulos, entre livros, periódicos, monografias, teses, artigos e trabalhos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento. Por meio do sistema Sophia é possível consultar as obras disponíveis. Também é equipada com rede de internet sem fio. Contato: biblioteca@metodista.br; www.metodista.br/biblioteca

 

Centro de Memória Metodista

Abriga centenas de peças relacionadas à história da comunicação visual e escrita do campo da educação religiosa, além de peças históricas do final dos séculos 19 e 20. Dispõe de cerca de 300 obras raras publicadas entre os séculos 16 e 19. Guarda arquivos sobre o metodismo brasileiro desde sua primeira fase de implantação, no período de 1835 a 1842, até os dias atuais. Contato: 4366-1205.

 

Laboratórios 

Diversos cursos de graduação nas áreas de Saúde, Biológicas e Tecnologia possuem laboratórios nos quais os alunos podem praticar e vivenciar situações reais do trabalho, como o laboratório de Experimentação e Histopatologia; Biodiversidade; Geoprocessamento; Prótese; Avaliação Física; Estudos Psicossociais, Neuropsicologia, Prevenção e Tratamento; Anatomia; Microscopia; Microbiologia; Fisiologia; Bioquímica; Histologia; Cozinha de Demonstração, Laboratório de Alimentos; Automação e Robótica, Hardware e Eletrônica; Laboratório de Redes, Física e Matemática.

 

Laboratórios de Informática

Localizados nos edifícios Capa, Delta e Lambda, são utilizados para aulas práticas e multimídia de diversos cursos, além de estarem disponíveis para os alunos complementarem os estudos e fazer pesquisas.

 

Hospital-Escola Veterinário

Localizado no campus Planalto, proporciona vivência prática das situações profissionais aos alunos do curso de Medicina Veterinária, por meio de atendimento local e a campo, clínico, cirúrgico, laboratorial e de emergência. Contato: 4366-5301; www.metodista.br/veterinaria/hospital-veterinario.

 

Academia-Escola

Possui duas atividades principais: a piscina e a academia de musculação modelo, que atendem alunos, funcionários e comunidade externa. Disponibiliza aulas de natação, hidroginástica, curso de mergulho, musculação, ginástica olímpica, Jump, Dança do Ventre e Pilates (veja mais aqui). Contato: 4366-5539; www.metodista.br/esportes.

 

Policlínica

Reúne núcleos de diversas áreas da Saúde para atendimento à comunidade acadêmica e externa. Os núcleos são: Análises Clínicas, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Nutrição e Educação Física. Contato: 4366-5565; www.metodista.br/policlinica.

 

Achados e Perdidos

Objetos e utensílios deixados nas dependências da Universidade, uma vez encontrados, são encaminhados ao setor de administração. O proprietário do objeto precisa assinar um protocolo para a retirada do mesmo. O Achados e Perdidos fica no Edifício Teta, Campus Rudge Ramos.

 

Gabriela Rodrigues e Marcello Ferreira

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático