Espaço Cidadania - Março
24/04/2012 12h55 - última modificação 25/04/2012 09h54
Inclusão digital. Por trás destas duas palavras você também encontra acesso, diminuição de distâncias e igualdade. Tudo isso é possível com o oferecimento de oportunidades para todas as pessoas. No século da tecnologia completamente inserida em nosso cotidiano, isso passa, obrigatoriamente, pela inclusão digital.
Seria fácil argumentar que, em um país ainda tão cheio de carências como o Brasil, a inclusão digital e o acesso à tecnologia por parte da população deveriam ser as últimas das prioridades. Fácil também, no entanto, seria derrubar este argumento: hoje em dia dificuldades surgem para alguém sem um computador conectado à internet.
Seja em casa, no trabalho ou nas milhares de lan houses espalhadas pelo País, o brasileiro mostra que a própria inserção digital serve de facilitador no combate aos problemas sociais: um desempregado, por exemplo, terá muito mais chance de conseguir um emprego procurando vagas na internet e enviando seu currículo por e-mail.
Nesta edição do Espaço Cidadania você conhece como os telecentros vêm atuando para aumentar as possibilidades de inclusão digital e como a educação a distância faz com que estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade antes impossibilitado pela localização. Confere também que as redes sociais podem ter função pública e social e a tecnologia pode ajudar na inclusão de pessoas com deficiência. Boa leitura!
Prof. Dr. Marcio de Moraes
Reitor
Leia as matérias nos links abaixo ou acesse a versão em PDF aqui.
Matérias na íntegra:
Inclusão Digital - Conhecimento em informática pode melhorar quadro socia
Educação a Distância: um recurso de múltiplas ações
My Fun City: rede social avalia serviços públicos da cidade
Aplicativos do Bem: softwares permitem que deficientes visuais utilizem celulares e computadores