Educação à distância: um recurso de múltiplas ações
24/04/2012 12h35 - última modificação 25/04/2012 09h59
Gustavo Carneiro
Através da educação à distância (EAD) e dos recursos tecnológicos, hoje as instituições de ensino têm condições de oferecer acesso ao estudo de uma maneira diferenciada, ajudando os alunos a serem mais independentes com o seu aprendizado. Ao contrário da aula tradicional, com o professor em sala, e que tem horário marcado para começar e terminar, as aulas à distância permitem que o estudante gerencie seu tempo de estudos de acordo com suas necessidades.
Segundo Adriana Barroso, professora e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metodista de São Paulo, os maiores beneficiados com este tipo de formação são as pessoas que já estão no mercado de trabalho e buscam uma graduação acadêmica, ou até mesmo mudar de profissão, mas não têm tempo para frequentar as aulas presenciais diariamente. “Quem vive longe dos grandes centros urbanos e das instituições mais conceituadas, onde poderiam ter acesso ao ensino superior, também ganha com essa tecnologia”, diz Adriana.
Para a especialista, uma das maiores dificuldades deste tipo de plataforma é a familiarização do aluno com o aparato tecnológico. “Muitas vezes, há uma trava com o método de ensino e com o processo mediado pela tecnologia. Superado esse medo, o aprendizado ocorre normalmente”, afirma.
Além da formação universitária, é possível desenvolver outros tipos de aprendizados através da internet. O Instituto Crescer para a Cidadania, criado em 2000, atua com projetos voltados ao desenvolvimento da educação básica, inclusão digital, qualificação profissional e desenvolvimento comunitário. “O aprendiz pode participar de redes sociais sobre assuntos específicos ou mesmo interagir com especialistas. O uso de recursos multimídia ajuda bastante, afinal, é muito mais fácil entender o funcionamento do corpo humano tendo acesso a um material em 3D”, comenta Luciana Maria Allan, diretora técnica do instituto.
Segundo Luciana, a utilização de redes sociais é outra ferramenta tecnológica muito comum em eventos e palestras. “O estudante ganha maior interatividade com o palestrante, que até responde perguntas feitas pela através das mídias digitais, tornando o processo mais dinâmico”, explica.
Ampliando o Conhecimento
Livro
Educação à distância – Prática e formação do profissional reflexivo
Autor: José Armando Valente
A obra reúne artigos que possibilitam ao profissional de diversas áreas analisar, discutir e desenvolver questionamentos sobre a EAD na formação do profissional reflexivo, destacando o ciclo da ação - reflexão e a prática reflexiva como campos de investigação.
Site
Instituto Crescer para a Cidadania
A missão educacional do instituto é atuar como agente transformador, criando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de pessoas e organizações, rumo à cidadania.