Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2008 / Abril / Metodista organiza a 5ª Olimpíada de Matemática do ABC

Metodista organiza a 5ª Olimpíada de Matemática do ABC

07/04/2008

07/04/2008 11h30

Estarão abertas, gratuitamente, entre os dias 7 de abril e 9 de maio, as inscrições para a 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática para os alunos do Ensino Fundamental (a partir da 5ª Série), Ensino Médio e alunos formados em 2007, em estabelecimentos de ensino públicos e particulares, compreendidas em um das sete cidades do Grande ABC. As escolas interessadas em enviar alunos para participar devem preencher a ficha de inscrição no site www.metodista.br/ev/omabc/.

“É importante participar porque a Matemática pode proporcionar uma série de oportunidades. Alunos do Ensino Médio podem ganhar vantagem em critérios de desempate para entrevista de empregos por causa das medalhas. Há casos de alunos de escolas públicas que foram chamados para escolas particulares com bolsa de 100% após bom desempenho nas Olimpíadas. Além disso, quem vai bem nesse tipo de competição ganha pontuação em vestibulares de Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológica).”, diz Vânia Cristina Rodrigues, coordenadora da Comissão de Organização das Olimpíadas.

Para os alunos e escolas interessadas, a região do Grande ABC compreende as cidades de Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Os competidores serão divididos em quatro níveis, definidos pela escolaridade do estudante. Os interessados em competir devem procurar a direção de suas escolas.

“Percebemos uma movimentação interessante quando ocorrem competições como essa. Professores dedicam seu final de semana dando aulas para competidores ou resolvem questões de bancos de problemas, pais e diretores se juntam. Isso é importante porque uma sociedade que não liga para a Matemática está fadada a importar tecnologia sempre”, completa Vânia.

A competição está sendo organizada pela Universidade Metodista de São Paulo – da qual Vânia é professora – por intermédio do curso de Matemática,  ligado à Faculdade de Ciência Exatas e Tecnológicas, com o apoio da Comissão de Olimpíadas da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Com a realização da Olimpíada de Matemática, a Universidade Metodista procura contribuir para a melhoria do conhecimento matemático dos alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, esse tipo de atividade intelectual valoriza a competência e o saber.

Mais Informações
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Metodista de São Paulo
Rua do Sacramento, 230, Rudge Ramos - São Bernardo do Campo
Telefone: (11) 4366-5886
Site: http://www.metodista.br/ev/omabc/
E-mail: omabc@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X