Vídeo produzido por índios Xavantes com orientação de alunos da FACOM será apresentado na Unifesp
26/11/2007 09h06 - última modificação 26/11/2007 14h07
Nesta segunda-feira (26 de novembro), às 19h30, o Anfiteatro Ivo Albertoni, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vai sediar o lançamento do vídeo e da cartilha “Saúde e Alimentação do Povo Xavante”, fruto de um projeto criado pela Universidade Metodista de São Paulo, ONG Nossa Tribo, Aliança dos Povos do Roncador, Associação Xavante de Pimentel Barbosa, Aldeia Etenhiritipá e Unifesp. No evento, também será assinado um convênio que vai proporcionar assistência médica e nutricional a cerca de 650 índios xavantes no Mato Grosso.
O filme foi produzido pelos índios em duas línguas – xavante e português (os índios gravaram as falas em xavante e ajudaram na legenda em português) – sob a orientação dos alunos do Curso de Rádio e TV, que é ligado à Faculdade de Comunicação Multimídia (FACOM). As inscrições são gratuitas, não é necessário fazer reserva antecipada e o local tem lugar para 130 pessoas.
As gravações duraram um ano e meio e tiveram o objetivo de melhorar os hábitos alimentares da tribo Wederã (terra indígena de Pimentel Barbosa – MS), nas quais muitos indígenas registravam problemas advindos da má-nutrição. “Pensamos em como poderíamos irradiar esse trabalho a outras aldeias e procuramos a Faculdade de Comunicação e Multimídia da Metodista para ser nossa parceira na produção, gravação, e edição do vídeo educativo”, revelou Rosa Gauditano, diretora da ONG “Nossa Tribo”, que faz parte do projeto.
A mortalidade infantil da aldeia e de outras tribos indígenas é resultado da mudança de hábitos absorvida pelo contato com o homem branco e pela falta de políticas de amparo aos índios. “Eles passaram a comer grandes quantidades de arroz, sem saber o seu valor nutricional”, explica Rosa. “O vídeo resgata as raízes de hábitos alimentares saudáveis”.
Sob a orientação de alunos e professores da Metodista, os próprios índios registraram imagens da tribo para a produção do vídeo. “Seis índios se envolveram diretamente na produção, nas filmagens e na edição. “O cacique Cipasse gravou o off, junto à índia Andréa, que emprestou sua voz aos trechos que ser referem ao preparo e cuidado os alimentos”, revela o prof. Marcio Kowalski, produtor executivo do estúdio de Rádio e TV, da Metodista. No vídeo, os anciãos falam e orientam os mais jovens a cultivar alimentos esquecidos.
Além de orientações quanto à alimentação, as tribos também recebem dicas de como se prevenir diarréia, pneumonia, sarna e bicho-do-pé. Também haverá um debate sobre a saúde dos Xavantes com os caciques das tribos Wederã, Pimentel Barbosa e Etenhiritipá.
“Saúde e Alimentação do Povo Xavante”
Quando: 26 de novembro de 2007 (19h30)
Onde: Anfiteatro Ivo Albertoni da Universidade Federal de Medicina de São Paulo (Unifesp)
Endereço: Rua Borges Lagoa 1341, térreo - Vila Clementino –SP
Inscrições: gratuitas