Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / Dezembro / Premiação da Olimpíada de Matemática do Grande ABC será na Metodista

Premiação da Olimpíada de Matemática do Grande ABC será na Metodista

04/12/2007 22h10

Na quarta-feira (12 de dezembro), a Universidade Metodista de São Paulo vai ser o palco da premiação das 4ª Olimpíada de Matemática do Grande ABC, evento organizado pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Metodista. Para conferir os nome dos vencedores, entre no site http://www.metodista.br/ev/omabc/.

No evento – que será realizado no Salão Nobre do Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo –, serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para 36 competidores dos quatro Níveis (que eram divididos pela Série a quem pertenciam os competidores) disputados na competição.

Débora de Jesus Bezerra, integrante da Comissão Organizadora e professora do curso de Matemática da Metodista, fala sobre a importância de uma competição como essa para os estudantes. “Muitos dos que ganham medalhas se sentem incentivados pelos problemas das Olimpíadas e acabam se destacando na área de Exatas. Em competições mais fortes, alguns alunos são descobertos e chegam a ir direto do Ensino Médio para o Doutorado.”

“A Matemática é importante porque ela te ensina o que é pensamento lógico. Sem isso, você não consegue entender as coisas e não está sendo prejudicado, por exemplo, quando vai fazer compras”, conclui Débora, explicando porque o ensino da Matemática é importante para o cidadão.

“Foi difícil. Já tinha participado antes, mas não tinha conseguido nenhuma colocação. Eu disputo competições desde a 5ª Série, então, quando eu tenho um problema pela frente, eu sempre tento lembrar se já tinha visto algum parecido antes”, diz Guilherme da Rocha Dahrug, o ganhador da medalha de Ouro do Nível 2 (que englobava 7ª e 8ª Séries) da Olimpíada. Ele também é o atual campeão paulista.

Para Guilherme, “a Matemática, mais do que outras matérias, é a que você mais usa na vida. Ela te ajuda a ter melhor raciocínio lógico, fazer as coisas mais rapidamente, sistematizar as coisas”.

Além da valorização de seus alunos, todas as escolas que forem contempladas com estudantes premiados receberão um Certificado de congratulação e será oferecido um curso aos seus professores de Matemática. O evento foi patrocinado pela Sociedade Brasileira de Matemática (www.obm.org.br) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/).

A 4ª Olimpíada de Matemática do Grande ABC tinha como objetivo contribuir para a melhoria do conhecimento matemático dos alunos do ensino fundamental e médio. Além disso, esse tipo de atividade intelectual valoriza a competência e o saber. As provas aconteceram nos dias 2 de junho e no dia 29 de setembro.

No torneio, participaram alunos do Ensino Fundamental (a partir da 5ª série) e Médio das escolas públicas e particulares das sete cidades do Grande ABC (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), além dos alunos que concluíram o ensino médio no ano de 2006 e não ingressaram em nenhum curso superior.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático