Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2007 / abril / Obra discute o processo de Educação das mulheres no Brasil

Obra discute o processo de Educação das mulheres no Brasil

04/04/2007 16h06 - última modificação 05/04/2007 11h50


A Editora Metodista acaba de lançar (março) o livro “Ler as letras - Por que educar meninas e mulheres”, da profa. Jane Soares de Almeida, pedagoga e pós-doutora pela Harvard University e Universidad Autonoma de Barcelona.


O livro é um estudo sobre as mulheres e os aspectos de sua história na educação escolar brasileira, e também aborda a forte importância da religião na vida cotidiana que contribuiu para que os mecanismos de subordinação e opressão feminina se mantivessem inalterados ao longo dos séculos.


“A estrutura social pode ser mudada quando se eliminar, nas relações entre os sexos, a desigualdade feminina, que é histórica”, explica a autora. A obra é destinada  a estudiosos da educação, especialmente da História da Educação. Mas, no entanto apresenta também interesse para outras áreas como Sociologia, Filosofia, estudos de Gênero e Religião.


“A sociedade sempre se estruturou em um sistema hierárquico que colocou a mulher como ”segundo sexo", segundo a expressão de Simone de Beauvoir. Isso significa que ao estarem, abaixo dos homens na estrutura das relações de poder, as mulheres sempre foram consideradas inferiores do ponto de vista físico (mais frágeis) e intelectual (menos inteligentes) embora superiores do ponto de vista moral”, conta a professora.


Quanto aos reflexos que podemos perceber hoje, sobre o processo histórico que a mulher enfrentou, a profa. Jane aponta a mulher como espelho de uma situação que se prolongou historicamente, como: “A submissão feminina ao modelo masculino, a dificuldade que as mulheres têm em conciliar o trabalho profissional com os cuidados da família, o escasso auxílio que recebem dos homens na relação familiar, acumulando assim dupla jornada, os salários mais baixos mesmo possuindo maior escolaridade, a violência de natureza sexual, entre muitos males que ocorrem quando existe uma relação desigualdade.”


Ficha técnica


Ler as Letras – Por que educar meninas e mulheres

Autora: Jane Soares de Almeida

Editora Metodista

Páginas: 238 páginas

Preço: R$ 34,00

http://www.metodista.br/editora

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático