Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 07 / Portal disponibiliza acervo didático multimídia da Metodista

Portal disponibiliza acervo didático multimídia da Metodista

06/07/2006 14h47 - última modificação 06/07/2006 15h04

Já está no ar a Arkhéia Metodista (http://www.metodista.br/arkheia). O objetivo é disponibilizar a produção multimídia dos cursos oferecidos na modalidade a distância na Universidade Metodista de São Paulo ao público e outras instituições educacionais. A iniciativa faz parte do programa Incubadora Virtual de Conteúdos (http://www.iv.fapesp.br), que está ligado ao Projeto TIDIA - Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada criado pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.tidia.fapesp.br).

“Os materiais publicados na Arkhéia são obras de autoria coletiva, pois envolvem professores, especialistas, webdesigners, designers educacionais e revisores. A opção institucional foi deixar a maior parte do acervo disponível ao público sob um tipo de licença Creative Commons, como forma de promover a adoção de novas possibilidades didáticas em diferentes espaços educacionais”, disse Luciano Sathler, Diretor de Educação Continuada e a Distância da Metodista (http://creativecommons.org/worldwide/br/).

Segundo Sathler, o substantivo grego “arkheia” significa “registros públicos”. Na Grécia antiga, a arkheia servia de base para a formação democrática. A Arkhéia Metodista nutre a esperança de socializar o conhecimento em conformidade com a missão da Instituição e do projeto Incubadora Virtual de Conteúdos da FAPESP. No portal, alunos e professores de qualquer lugar do mundo encontram materiais multimídia nas áreas de atuação da Universidade, além de uma relação de links para bibliotecas virtuais diversas.

O portal já está entre os quinze mais visitados do programa Incubadora Virtual de Conteúdos da FAPESP (http://incubadora.fapesp.br/top), que conta com 318 iniciativas similares. Para se ter uma idéia do sucesso da iniciativa, entre os dias 27 de junho e 3 de julho de 2006 foram mais de 5.000 acessos - o ranking é determinado pelo número de visita nos últimos sete dias.

Quem desejar contribuir para o projeto Arkhéia Metodista deve enviar um e-mail para designeducacional@metodista.br.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático