Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2006 / 02 / 20 / Livro sobre linguagem publicitária será lançado pela Editora Metodista na Bienal de São Paulo

Livro sobre linguagem publicitária será lançado pela Editora Metodista na Bienal de São Paulo

professora Elizabeth Moraes Gonçalves, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, aborda no livro “Propaganda & Linguagem – Análise e Evolução”.

20/02/2006 09h43 - última modificação 10/03/2006 13h07

A evolução tecnológica tem influenciado o dia-a-dia em diversas formas. Entre essas mudanças, a forma de se comunicar talvez seja a principal. E é exatamente esse “caminhar” da comunicação usada na propaganda, no último século, que a professora Elizabeth Moraes Gonçalves, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, aborda no livro “Propaganda & Linguagem – Análise e Evolução”. O livro será lançado pela Editora Metodista no dia 11 de março, a partir de 10h, durante a 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Inicialmente, a autora discute as características da linguagem publicitária vinculada aos conceitos das ciências da linguagem e da comunicação. A partir daí, ela apresenta uma discussão mais centrada no texto lingüístico do anúncio publicitário, salientando suas principais características e tendências, determinadas pelos avanços tecnológicos. Depois dessa abordagem minuciosa, Elizabeth mostra, através de uma perspectiva temporal, a influência dos meios de comunicação nas características da linguagem publicitária, enfatizando a evolução tecnológica da modernidade. É interessante acompanhar a evolução tanto de imagens quanto da linguagem utilizados em anúncios publicitários publicados em revistas, no último século, em imagens em P&B.; Finalmente, são realçadas a era do computador e a interatividade, além dos recursos tecnológicos que determinam os padrões de linguagem, vinculando texto, imagem e outros elementos exteriores ao texto, que participam da situação de elaboração e de recepção da mensagem. “Há uma tendência na sociedade moderna de se produzir textos altamente icônicos e que passou a ser incorporada também pela publicidade. (...) Graficamente também é possível observar a linguagem de clipe, quando a imagem e a distribuição de texto lingüístico levam à idéia de dinamismo e movimento; o produto é apenas um dos elementos dessa composição”, explica a autora na apresentação do livro. Sobre a autora Elizabeth Moraes Gonçalves é doutora em Comunicação Social e Licenciada em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Responsável pelo Núcleo de Comunicação, Linguagem e Educação e pelo projeto de pesquisa Linguagem e discursos especializados na Comunicação. Sobre a obra Propaganda & Linguagem: análise e evolução Elizabeth Moraes Gonçalves 191 páginas R$ 33,00
Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X