Comunidade carente será beneficiada pelo Projeto Adoção Cidadão com Saúde
20/09/2004 10h25 - última modificação 10/03/2006 12h53
O Projeto Adoção Cidadão com Saúde - terá mais uma etapa neste sábado (25/09), a partir das 9h, na Escola Municipal de Educação Básica do Parque Estoril, no Riacho Grande, São Bernardo do Campo.
Alunos de Biomedicina, Odontologia, Educação Física e Nutrição, da Universidade Metodista de São Paulo, prestarão atendimento gratuito às comunidades do Parque Estoril e da Capelinha, ambas localizadas nas áreas de mananciais de São Bernardo do Campo.
Serão dadas orientações sobre higiene e prevenção da pediculose, importância da alimentação para prevenção de cáries e escovação e higiene oral. Haverá também uma oficina que ensinará as mães a utilizar melhor os alimentos, fazendo receitas mais nutritivas, e ainda recreação para as crianças de 5 a 10 anos.
Em uma ação totalmente desvinculada de programas governamentais, o Projeto Adoção Cidadão com Saúde disciplina eletiva oferecida pelo Núcleo de Formação Cidadã da Metodista, procurou a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Básica do Parque Estoril, que atende 400 crianças carentes de 5 a 10 anos do Parque Estoril e da Capelinha, para averiguar quais são as necessidades dos moradores locais.
Uma das características da região (e que também representa um desafio) é a ausência de sistema de água e esgoto. Por ser uma ocupação em área de manancial, a legislação não permite benfeitorias no local. Assim, a comunidade não tem os serviços básicos garantidos na Constituição: saneamento de esgoto, água tratada, acesso à saúde e à educação.
Projeto Adoção da Universidade Metodista de São Paulo
A idéia é que a Universidade adote uma comunidade e coloque à sua disposição as áreas do saber que possui, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Saúde é um bem-estar: físico, mental, social e com o meio ambiente em que vivemos. A partir do interesse apresentado pelos alunos que participaram da disciplina Compromisso Cidadão com a Saúde, elaborou-se este projeto, que teve como eixo esta visão. Elegeu-se uma comunidade em que o Projeto Cidadão com Saúde será aplicado numa perspectiva multidisciplinar, analisou a coordenadora Márcia Velasques.