Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / maiscidadania / Notícias / Pegada Ecológica avalia nível de conscientização

Pegada Ecológica avalia nível de conscientização

25/05/2009

25/05/2009 16h56 - última modificação 24/03/2010 12h18

Calcule o impacto do seu consumo no planeta

A Organização Não-Governamental WWF está realizando um teste em seu site para avaliar o nível da consciência ambiental das pessoas. A campanha Pegada Ecológica pretende mostrar à população qual o impacto de seu estilo de vida no planeta.

 

A Pegada Ecológica é uma maneira de traduzir quais áreas de terra e mar seriam necessárias para suprir o consumo de uma pessoa, cidade ou país. O teste mostra quantas Terras seriam necessárias para manter seu consumo atual em alguns anos – dados apontam que, atualmente, utilizamos 25% a mais dos recursos naturais disponíveis.

 

A WWF promove outros diversos projetos que pregam o bem-estar e preservação do meio-ambiente. Pequenas atitudes, como apagar as luzes, separar o lixo reciclável, diminuir o consumo de água e papel, entre outras, podem melhorar a qualidade de vida das próximas gerações.

 

Um exemplo de como podemos ajudar o planeta está na reciclagem de papel. Segundo informações divulgadas no site da organização, a produção de uma tonelada de papel novo usa cerca de 50 eucaliptos, 100 mil litros de água e cinco mil KW/h de energia, enquanto a produção de papel reciclado dispensa o uso de produtos químicos, poupa árvores e reduz em 74% a liberação de poluentes no ar e 35% na água.

 

Para calcular o impacto do consumo da população no planeta, a WWF transformou as necessidades agrícolas, industriais, populacionais e naturais em tabelas, com áreas medidas em hectares. Você pode calcular o impacto de sua existência sobre o planeta. Para isso, faça o teste no site. Pequenas ações no dia-a-dia vão fazer muita diferença no global, como racionalizar o uso de água e energia, separar e destinar adequadamente o seu lixo, racionalizar o seu transporte, reduzir o desperdício de alimentos, entre outras.

Comunicar erros