Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Letras - Língua Estrangeira EAD / Módulos - Segunda Licenciatura

Módulos - Segunda Licenciatura

1º período

Estágio Curricular Supervisionado I – 100 h/a
Ementa:
 Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literatura.

Formação Cidadã - 20 h/a
Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadoras e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico-raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir: 

  • Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
  • Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
  • Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.

Língua Espanhola: Estudos Linguísticos, Gramaticais e Históricos – 120 h/a
Ementa: Estuda a origem e formação da Língua Espanhola, seus aspectos fonéticos e fonológicos, a partir de pressupostos linguísticos envolvendo a fala e a escrita. Estuda os fonemas de Língua Espanhola, caracterizando-os do ponto de vista articulatório e analisa as variantes regionais.

Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos – 100 h/a
Ementa: Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.

Literaturas e Culturas Espanholas e Hispano-Americana – 120 h/a
Ementa: Destaca o período de formação da Literatura Espanhola e Literatura hispano-americana a partir do estudo dos textos, assim como estuda o período colonial e as crônicas do Descobrimento. Literatura e cultura hispano-americanas e espanhola. Estuda os aspectos culturais e sociais, bem como o uso da língua espanhola e suas variações linguísticas na constituição dos sujeitos e de suas produções literárias ao longo da história.

 

2º período

Estágio Curricular Supervisionado II – 100 h/a
Ementa: Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.

Estudos Linguístico-Gramaticais, Didática e Metodologia de Ensino – 100 h/a
Ementa: Estuda a língua espanhola em seus aspectos fonético, fonológico, morfológico e sintático do ponto de vista normativo e descritivo. Faz a análise crítica da aplicação desses conceitos na sua produção textual visando a prática pedagógica do futuro docente sob a perspectiva da didática.

Literaturas Espanhola e Hispano-Americana: Produção dos Séculos XVIII e XIX – 60 h/a
Ementa: Apresenta e discute a literatura hispano-americana e a literatura espanhola em seus diferentes períodos históricos. Discute a heterogeneidade cultural hispano-americana e espanhola em relação às produções literárias brasileiras no contexto latino-americano.

Teoria, Crítica Literária e Estudos de Literatura Comparada – 80 h/a
Ementa: Estuda as teorias literárias do século XX e do século XXI, discutindo a Literatura na sociedade do consumo. Estuda a crítica literária espanhola através de sua história, abordagens e métodos, com a finalidade de aplicar esse conhecimento na leitura crítica de textos literários, estabelecendo a relação entre diferentes obras e autores.

 

3º período

Educação, Inclusão e Libras – 60 h/a
Ementa: Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.

Estágio Curricular Supervisionado III – 100 h/a
Ementa: Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Médio na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.

Estudos Contrastivos: Língua Portuguesa/Língua Espanhola – 60 h/a
Ementa: Discute a análise contrastiva e o estudo de estruturas em que ocorre a maior interferência do português na aprendizagem do espanhol.

Aperfeiçoa a competência comunicativa em língua espanhola através de atividades de produção escrita e pratica comunicativa.

Produção e Revisão de Textos de Língua Espanhola e Prática de Ensino – 100 h/a
Ementa: Apresenta os fundamentos históricos e culturais e as obras de referência da literatura espanhola e hispano-americana a partir do estudo das obras dos autores mais representativos e das mudanças sociais, políticas e intelectuais que se refletem nos textos literários.

Literatura Espanhola e Hispano-Americana: Século XX e a Produção Contemporânea – 80 h/a
Ementa: Apresenta os fundamentos históricos e culturais e as obras de referência da literatura espanhola e hispano-americana a partir do estudo das obras dos autores mais representativos e das mudanças sociais, políticas e intelectuais que se refletem nos textos literários.

Comunicar erros