Módulos - Segunda Licenciatura
1º período
Formação Cidadã
Ética e Cidadania - 20 h/a
Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a “Ética” um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da “Cidadania”, por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnico-raciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras. Tais atividades ocorrem, em função de três eixos de formação cidadã definidos, e de suas respectivas áreas, conforme descritos a seguir:
- Eixo Estético-somático – relativo ao desenvolvimento da sensibilidade do aluno – preocupa-se com a expressão pessoal (oral, corporal, escrita), com a comunicação, integração corporal e relacionamento humano.
- Eixo de Conhecimento Compreensivo – tem o propósito de ampliar a compreensão do aluno, ao tratá-lo como parte da cultura e de um complexo cognitivo, existencial, cultural, sócio-histórico, econômico-político e ético.
- Eixo de Práticas Interativas – objetiva integrar o corpo discente no fazer reflexivo, na execução de projetos teórico-práticos comuns; atenuar as dicotomias entre teoria e prática, bem como entre a universidade e a cidadania – ações de extensão universitária.
Linguagens, Filosofia, Educação em Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos
Educação em Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos - 40 h/a
Abordagens Filosóficas da Educação - 20 h/a
Linguagens, Gramática e Produção textual - 40 h/a
Problematiza a questão de que a educação deve ser objeto de reflexão filosófica em todas as suas dimensões, pensada a partir das relações sociais concretas, imbricada nos processos históricos e linguísticos. Aborda a educação em direitos humanos e seus aspectos no cotidiano escolar problematizando a diversidade cultural e étnica, que são características da nossa formação, em contraposição às visões eurocêntricas. Em particular, dá atenção à história, à memória e à cultura afro-brasileira e indígena, com uma abordagem a partir da educação das relações étnico-raciais. Reflete sobre o uso da Língua Portuguesa em situações concretas por meio do estudo de aspectos gramaticais e da produção de textos diversos.
Língua Espanhola - Estudos linguísticos, gramaticais e históricos
História da Língua Espanhola - 20 h/a
Aspectos Fonéticos e Fonológicos da Língua Espanhola - 40 h/a
Linguística Aplicada aos Estudos da Língua Espanhola - 20 h/a
Gramática de Uso da Língua Espanhola - 40 h/a
Estuda a origem e formação da Língua Espanhola, seus aspectos fonéticos e fonológicos, a partir de pressupostos linguísticos envolvendo a fala e a escrita. Estuda os fonemas de Língua Espanhola, caracterizando-os do ponto de vista articulatório e analisa as variantes regionais.
Literaturas e Culturas Espanhola e Hispano-americana
Literatura Espanhola: período Clássico - 40 h/a
Literatura Hispano-americana: origens e Formação - 40 h/a
Cultura e Sociedade Espanhola - 20 h/a
Cultura e Sociedade Hispano-Americana - 20 h/a
Destaca o período de formação da Literatura Espanhola e Literatura hispano-americana a partir do estudo dos textos, assim como estuda o período colonial e as crônicas do Descobrimento. Literatura e cultura hispano-americanas e espanhola. Estuda os aspectos culturais e sociais, bem como o uso da língua espanhola e suas variações linguísticas na constituição dos sujeitos e de suas produções literárias ao longo da história.
Estágio Curricular Supervisionado I
Ensino Fundamental - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.
2º período
Estudos Linguísticos-Gramaticais, Didática e Metodologia de Ensino
Morfologia - 20 h/a
Sintaxe - 40 h/a
Didática, Metodologia do Ensino de Língua Espanhola - 40 h/a
Estuda a língua espanhola em seus aspectos fonético, fonológico, morfológico e sintático do ponto de vista normativo e descritivo. Faz a análise crítica da aplicação desses conceitos na sua produção textual visando a prática pedagógica do futuro docente sob a perspectiva da didática.
Teoria, Crítica Literária e Estudos de Literatura Comparada
Teoria Literária - 20 h/a
Crítica Literária - 40 h/a
Literatura Comparada - 20 h/a
Estuda as teorias literárias do século XX e do século XXI, discutindo a Literatura na sociedade do consumo. Estuda a crítica literária espanhola através de sua história, abordagens e métodos, com a finalidade de aplicar esse conhecimento na leitura crítica de textos literários, estabelecendo a relação entre diferentes obras e autores.
Literaturas Espanhola e Hispano-Americana: Produção dos Séculos XVIII e XIX
Literatura espanhola e hispano-americana no século XVIII - 20 h/a
Literatura espanhola e hispano-americana no século XIX - 40 h/a
Apresenta e discute a literatura hispano-americana e a literatura espanhola em seus diferentes períodos históricos. Discute a heterogeneidade cultural hispano-americana e espanhola em relação às produções literárias brasileiras no contexto latino-americano.
Estágio Curricular Supervisionado II
Ensino Fundamental e Ensino Médio - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Fundamental e Ensino Médio na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.
3º Período
Educação, Inclusão e Libras
Educação Inclusiva - 40 h/a
Libras - 20 h/a
Reflete sobre os desafios postos à formação docente no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo. Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática de ensino e propõe o uso de estratégias diferenciadas, na perspectiva da educação inclusiva e da transversalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no sistema regular de ensino. Trabalha ainda, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando-a como a primeira língua das pessoas com surdez e promovendo a prática docente da mesma. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS. As ações do módulo serão articuladas por um projeto integrador, utilizando tecnologias como suporte transversal, considerando a prática de ensino.
Estudos Contrastivos - Língua Portuguesa/Língua Espanhola
Teorias de aquisição - 20 h/a
Análise contrastiva: português e espanhol - 40 h/a
Discute a análise contrastiva e o estudo de estruturas em que ocorre a maior interferência do português na aprendizagem do espanhol.
Aperfeiçoa a competência comunicativa em língua espanhola através de atividades de produção escrita e prática comunicativa.
Estudos Gramaticais, Produção e Revisão de Textos em Língua Espanhola e Prática de Ensino
Produção e revisão de texto - 20 h/a
Sintaxe Analítica da Língua Espanhola: gramática Textual - 40 h/a
Prática do ensino de Língua Estrangeira - 40 h/a
Estimula a reflexão do aluno sobre compreensão e produção oral e escrita a partir de pesquisas sobre a cultura hispano-americana. Contempla a pragmática do texto, sob um enfoque sociolinguístico, dando continuidade à relação texto-contexto, ao repertório base e às estratégias de atualização com vista aos textos técnicos e científicos. Discute a análise textual em sua inter-relação semiótica, desenvolve as diversas competências da aprendizagem de língua estrangeira: competência gramatical, sociolinguística, discursiva.
Literatura Espanhola e Hispano-Americana: século XX e a Produção Contemporânea
A literatura do Século XX: Modernidade - 40 h/a
Literatura: pós-modernidade e perspectivas contemporâneas - 40 h/a
Apresenta os fundamentos históricos e culturais e as obras de referência da literatura espanhola e hispano-americana a partir do estudo das obras dos autores mais representativos e das
mudanças sociais, políticas e intelectuais que se refletem nos textos literários.
Estágio Curricular Supervisionado III
Ensino Médio - 100 h/a
Oferece orientação para a docência a partir do cumprimento do estágio no Ensino Médio na escola, segundo a legislação vigente e a observação da realidade em sala de aula. Reflete sobre o ensino e aprendizagem da língua espanhola. Analisa materiais didáticos e estratégias relativas ao ensino e aprendizagem de língua e literaturas.