Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Farol Empreendedor / Apresentação

Apresentação do Projeto

Você já pensou em criar algo novo que possa ajudar as pessoas? Já ficou insatisfeito em trabalhar várias horas por dia e quase nunca ser reconhecido por isso? Bem, esses são alguns dos principais motivos que fazem com que alguns jovens abandonem uma carreira executiva ou mesmo profissional para enveredarem na Carreira Empreendedora.

Mas criar um negócio a partir de uma ideia inicial que fica matutando na sua cabeça não é assim tão fácil. O comportamento empreendedor pode ser adquirido, ou seja, não se nasce empreendedor, mas aprende-se a ser empreendedor. Empreendedorismo é uma disciplina que não se ensina, mas é apreendida na base da troca de conhecimentos.

Cada empreendedor encontra uma maneira de criar sua empresa, ou melhor, cada qual operacionaliza sua ideia de uma forma diferente. Nota-se, no comportamento de alguns candidatos a empreendedor, a angústia da falta do algo mais para que a ideia se transforme em realidade.

Para solucioná-la, buscam apoio técnico sustentado em organizações governamentais, como o SEBRAE, mas como são muitos os empreendedores que procuram essas entidades, elas não dão conta do atendimento da demanda. Muitas vezes, esses candidatos a empreendedor abandonam seu sonho.

Tal situação não é diferente nos jovens universitários recém-formados que, frustrados com o mercado de trabalho, sonham em criar sua própria empresa. Na última pesquisa realizada pela GUESS Brasil, identificou-se o aumento na intensão de iniciar uma empresa em alunos após 5 anos de sua formatura quando comparados a alunos recém-formados. Do total de alunos recém-formados entrevistados, apenas 16,4% deles desejavam criar um negócio próprio logo após a formatura, sendo que esse número cresceu para 40,5% para os formados após 5 anos de estudos. (LIMA, 2009). Por conta de boa parte destes ex-universitários estarem distantes de seus núcleos acadêmicos, a busca por orientações torna-se mais difícil. Assim, apoiar, orientar e incentivar um ecossistema empreendedor, facilitando a criação de empresas por parte dos alunos e ex-alunos, dando-lhes a oportunidade de utilizar da estrutura acadêmica e física da universidade, reflete diretamente na geração de desenvolvimento econômico regional.

 

O projeto FAROL EMPREENDEDOR pode te dar a “mãozinha” que está te faltando a esses futuros empreendedores.


Os objetivos do projeto são:

  • Direcionar, orientar e acompanhar os alunos e ex-alunos da Universidade Metodista de São Paulo que desejam transformar sua ideia inovadora em uma empresa;
  • Criar um sistema de informações e monitoramento dos empreendedores estudados, induzindo ao desenvolvimento de novos projetos de trabalho e acúmulo de massa crítica universitária;
  • Desenvolvimento de livros sobre o assunto e as práticas utilizadas;
  • Criar um ecossistema empreendedor Metodista, bem como em um futuro não tão distante uma Agência ou Centro de Empreendedorismo Metodista;
  • Formar empreendedores capazes de gerar desenvolvimento econômico na região do Grande ABC.

 

 Venha você também fazer parte dessa turma que deseja dar um salto de qualidade profissional e de vida. Venha Empreender!

Comunicar erros