Início
Anais do XII Eclesiocom. Volume 5, Número 1. São Bernardo: UMESP, 2017
ISSN: 2316-3739
Conferência central
Tema: Novos paradigmas da comunicação e sua incidência na transmissão e vivência da fé
Conferencista: Profa. Dra. Joana Puntel
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996) e pela Simon Fraser University (1991). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1975). Docente do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação do Serviço de Pastoral da Comunicação das Edições Paulinas, que se realiza em convênio com a PUC-SP/COGEAE.
Debatedor: Prof. Dr. Jorge Miklos
Doutor em Comunicação pela PUC-SP, com Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Religião e Graduado em História e Ciências Sociais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP-SP). Vice-Líder do MIRE - Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Política (UMESP-SP). Membro do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC-SP).
Sumário
Alcino RICOY JR, Rogério Eduardo Rodrigues BAZI
O impacto da comunicação em redes sociais nas escolas católicas de Campinas
Alexander FAJARDO
Midiatização no evangelicalismo brasileiro: um estudo de caso do ministério Missão na
Íntegra.
Allan NOVAES, Felipe CARMO, Brenner NOVAES
O adventismo e as comic books: breve panorama dos discursos “demonizantes” sobre histórias em quadrinhos nos periódicos em língua inglesa da denominação (1930-2000)
Ana Paula Almeida da SILVA
A influência do jornalismo religioso: como o G1 abordou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
Andréia GRIPP
A Igreja diante da cultura midiática digital: Desafios, caminhos e perspectivas
Barbara Stefannie Paiva de MELO
Imagens e elementos religiosos na cultura midiática: o caso do programa de tv o mundo segundo os brasileiros
Bruno Menezes Andrade GUIMARÃES
Modulações do religioso na construção da política nacional: a tramitação inicial do estatuto da família na câmara dos deputados
Caio Barbosa NASCIMENTO
A religião em vias de midiatização: a configuração estética da propaganda audiovisual
Camila Cabral ARÊAS
Conselhos bíblicos para os usuários de redes sociais: rumo a uma nova teologia da comunicação?
Carlos Eduardo BERTIN
Jornal Brasil Seikyo: um estudo sobre publicação da budista no Brasil
Daniela Leopoldino da SILVA, João FORTUNATO
Os caminhos da Eclesiocom: balanço, tendências e perspectivas
Denise de Souza ASSIS
Religião e mídia: o programa De frente com Gabi em cena
Diego Rodrigo dos SANTOS
Comunicação e evangelização: plano de comunicação organizacional para a Diocese de Limeira
Fabiano ORMANEZE, Ana Laura Aiko NO
Comunicar para (re)ligar: extensão universitária e diálogo das diferenças na zona de prostituição de Campinas
Felipe Manoel ZANGARI Flor
O Estudo 101 da CNBB e seus desdobramentos na Arquidiocese de Campinas
Giji Pichappillil MATHEW
A igreja católica e o protagonismo das periferias das grandes cidades
Gladys Angélica Araújo da SILVA, Luma Carolina de Carvalho SILVEIRA, Rodrigo FOLLIS
Identidade, religião e mídia: o adventismo brasileiro em “Até o Último Homem”
Graziela dos Santos de JESUS. Marcus Vinícius de Jesus BONFIM
Relações Públicas e comunicação comunitária no combate à dependência química: o caso da Pastoral da Sobriedade na comunidade terapêutica Nossa Senhora da Piedade
Helbert Roger ALMEIDA
Uma tríade comunicacional na pós-modernidade: espaço sagrado, geográfico e midiático
Irene Kim
O poder midiático da Frente Parlamentar Evangélica
Ismael SILVA, Rodrigo FOLLIS
A contextualização da mensagem apocalíptica na Revista Adventista
Diego Fernando MOREIRA, Ivenise Teresinha Gonzaga SANTINON
Discípulos missionários de Jesus Cristo em rede: comunicando a fé cristã na era digital
Jeferson Batista da SILVA
Católicos LGBT no ciberespaço: o uso das redes sociais para propagar uma mensagem de fé contra hegemônica
Jeferson Batista da SILVA, Jhonatas Henrique SIMIÃO, Mariana Rodrigues da SILVA
Entre o mercado religioso e a fé inclusiva: igrejas LGBT como nicho de mercado
Jonathan Gordim CONCEIÇÃO
A Loja Conceito da fé chamado o Templo de Salomão
Jorge Martins de JESUS
A Reforma Digital como fim aos interditos sobre o discurso: uma avaliação sucinta sobre o fenômeno
Juliana Ayres PINA
Corpo, espírito e espaço: Celebrações e festejos negros na zona leste de São Paulo como forma de resistência e preservação da memória
Kelma Amabile Mazziero de SOUZA
O Tarô e a Prática Oracular na Era da Midiatização Espiritual ¹
Larissa Pothin PREUSS
O Profeta na Instância da Imagem Ao Vivo
Levi Pinheiro dos SANTOS
O WhatsApp como ferramenta de aproximação com os interessados da Rede Novo Tempo
Lindolfo Alexandre de SOUZA
Marketing católico e liberdade em um contexto de pós-modernidade
Marco Túlio de SOUSA
Midiatização e Peregrinação: uma proposta de pesquisa sobre o Caminho de Santiago
Marcos Vinicius MEIGRE
O espiritismo e a evolução histórica da figuração da mediunidade na telenovela brasileira
Maria Neusa dos SANTOS
A visibilidade midiática e a Pós modernidade. As religiões e as redes sociais
Matheus Machado VIEIRA
A pastora Sarah Sheeva e a Representação da Mulher Religiosa nas Redes Sociais (2012- 2016)
Mayumi BUSI
A Reforma protestante e seu aspecto midiático
Miriã Joyce de Souza Sales CAPRA
Ana Paula Valadão: polêmicas midiáticas na relação entre religião e gênero
Moyses Naftali Leal QUITERIO
Estudos Preliminares Sobre a Igreja Apóstolica Plenitude do Trono de Deus e Suas Inscrições Midiáticas no Cenário Religioso Brasileiro
Óscar Augusto ELIZALDE
Aproximaciones para comprender la comunicación digital de la fe religiosa en la sociedad del espectáculo: un abordaje comparativo entre Brasil y Colombia
Patricia Garcia COSTA
Uma Análise das Garotas Youtubers como Construtoras de Memória
Patricia S. MACHADO
Nossa Senhora do céu e da terra: As muitas faces de Maria e a imagem da soberania feminina que (re)une os mundos
Rafael Barbosa Fialho MARTINS
Catolicismo e Telenovela: uma Relação Complexa
Rafaela Gonçalves FRARE
Análise das Ações de Comunicação Digital da Igreja Metodista do Brasil: Comparativo com as Ações da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Roberson Augusto MARCOMINI, Tiago Del Tedesco GUIOTI, Mauro Cardoso SIMÕES
A espetacularização da religião na Política Brasileira
Rodrigo FOLLIS, Samir Domingues COSTA
Uma Análise da Revista Adventista sobre o Voluntariado Intercultural
Rodrigo FOLLIS, Fábio DARIUS
O Adventismo na era da Internet: Aspectos missiológicos e comunicacionais
observados na Revista Adventista
Sarita dos Santos CARVALHO, Breno Martins CAMPOS
Os novos meios da Universal: o blog do bispo e a doutrinação pelo discurso religioso
Tássia Aguiar de SOUZA
Religião nas mídias e contra-hegemonia: a visita de Donald Trump ao Papa pelos memes
Tiago Régio GIACOMASSI
Missões protestantes no Brasil do século XIX: Um olhar plural sobre o conceito de missão na trajetória de James Cooley Fletcher
Wesley Silva BANDEIRA
Do que riem os pentecostais? Reflexões sobre os novos humoristas gospels na grande rede