Storytelling

 

Curso presencial
Carga Horária: 24 horas
Encontros: De 18/2 a 25/2
Investimento: R$ 260,00
Local: campus Rudge Ramos
Aguarde Informações

 

Apresentação do curso

Uma história bem estrutura e bem contada é o objetivo final das técnicas de storytelling, que tratam de princípios, aplicações e sistematização do que sempre existiu no mundo das narrativas. São ferramentas que tem a capacidade de trazer à consciência como funcionam as histórias e como estruturá-las para agradar mais seu público alvo. O que o storytelling nos dá é a capacidade de tentarmos melhorar as nossas histórias para que elas mais facilmente atinjam os propósitos que desejamos ao conta-las, seja informar, entreter ou reforçar uma crença.

O curso inclui a exposição dos princípios universais e milenares do Storytelling, aplicação prática, rodadas de feedback e sessões de perguntas. Técnicas pesquisadas em "textos formativos" desde a Idade Média até os dias atuais. Curso com exposição mediada de conteúdos, exercícios práticos e dinâmicas de grupo, exercícios de produção textual e criativa.

Storytelling é a ciência que trata de como as histórias funcionam, para que elas servem e como utilizá-las. As técnicas de storytelling podem ajudar profissionais que utilizam narrativas em seu dia a dia de trabalho contando histórias em livros, palcos, na tela ou em salas de reunião. É ideal para quem deseja apresentar ideias e projetos comunicando de forma mais eficiente e persuasiva. É indicado para pessoas que desejam aperfeiçoar o estilo na apresentação de ideias, a qualidade de seu discurso e a eficiência de sua comunicação. E para todos aqueles que tenham uma mensagem ou história para transmitir.

Objetivos

• Saber analisar a estrutura e os pontos chave de um bom relato a fim de impulsionar os objetivos institucionais e empresariais;
• Conseguir desenvolver uma história que comunica o seu objetivo, levando-se em conta a necessidade do público interno ou externo à organização;
• No âmbito da empresa, saber identificar entre as situações e condicionantes organizacionais, aquelas histórias que exemplificam e fortaleçam argumentos para defender novas ideias;
• No âmbito pessoal, escolher entre suas experiências, aquelas que sirvam para dar novo significado a história pessoal.

Conteúdo programático

• Dilemas morais
• Exercício Prático I – Criação e discussão de dilemas morais para a sua história
• Descrição, narração e diálogo
• Personagem & História
• Exercício Prático II – Storyboarding ou Outlining
• Técnicas infalíveis de turbinação de textos
• Exercício Prático III – Turbinando a sua história à Feedback — Como era vs como ficou
• O uso de histórias como instrumentos ou armas (elementos de indução I)
• O uso prático da história irresistível (elementos de indução II)
• A diferença entre as histórias e as listas
• O segredo de uma "história útil"
• A estrutura macro e micro da história
• A construção de uma história útil I
• A construção da história útil II – Estrutura da cena
• A lógica inquebrável e inquestionável da história útil
• Os filtros básicos das histórias
• Os meios pelos quais se apresentam as histórias
• Onde planeia utilizar histórias?
• Storytelling na prática
• Criando a sua 1ª história
• Elementos da história I – "Throughlines" ou os aspectos que perpassam as histórias
• O que são e como "manipulá-los" para o seu próprio benefício.
• Elementos da história II
• Exercício Prático I – Qual é a sua história? à Feedback
• Exercício Prático II – Criação dos "Throughlines" – Aspectos da história à Feedback
• Exercício prático III – Montando uma história peça à peça (elementos da cena)
◦ Realizado com o auxílio direto de Camila Prietto (Se você já tem uma história ou precisa de uma história imediatamente após o curso, neste exercício James poderá montar com você a história ideal. Uma sessão de consultoria que vale um curso completo1)
• A utilização da sua história
• Filtros da Cena / História
• Dilemas morais
• Exercício Prático I – Criação e discussão de dilemas morais para a sua história
• Descrição, narração e diálogo
• Personagem & História
• Exercício Prático II – Storyboarding ou Outlining
• Técnicas infalíveis de turbinação de textos
• Exercício Prático III – Turbinando a sua história à Feedback — Como era vs como ficou
• O uso de histórias como instrumentos ou armas (elementos de indução I)
• O uso prático da história irresistível (elementos de indução II)

Público-alvo

Formadores e professores; Palestrantes; Coachs e terapeutas; Escritores e atores; Empresários e líderes; Gerentes comerciais; Diretores de RH; Consultores de empresa; Jornalistas e Publicitários; Gestores de redes sociais; profissionais de mídia e marketing; assessoria de imprensa; Comunicação e publicidade.

Professora responsável: Camila Prietto Moreira

Escritora, consultora de histórias e atriz. Graduada em Artes Cênicas; é pós-graduanda no programa de Pós Graduação “A arte de Contar Histórias” e “Livro para Infância” da Facon, SP. Também é autora de livros, textos teatrais e colunista da Revista Pense Mais. Atua no Ateliê de Estórias na orientação e produção de narrativas para diferentes plataformas. Consultora literária pela McSill Story Consultancy, Reino Unido. Especialista em narratologia e storytelling.

Comunicar erros