Atualização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

 

Inscreva-se

Curso On-line

Carga Horária: 21 horas 
Vagas Disponíveis: 10 vagas
Dias da semana: Segunda-feira
Datas dos encontros: 10/05, 17/05, 24/5, 31/05, 07/06, 14/06, 21/ 06 e 28/06.
Horário: 19h00 – 21h30  - O primeiro e o último dia do curso as aulas serão das 19:00h - 22:00h
Investimento: R$ 1.206,00
Inscrições: até 07/05/2021
Local: Online via Teams

Apresentação do curso
Disfunção Temporomandibular é considerada a principal dor orofacial de origem não dental. Ela abrange as alterações que envolvem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e estruturas associadas. Suas principais características clínicas são a presença de dor na face e cabeça, sons articulares e alterações nos movimentos mandibulares. Devido à sua complexidade e etiologia multifatorial, abordar um paciente com dor crônica, apesar de existirem muitas controvérsias no que diz respeito aos fatores tidos como causais da doença, exige um amplo conhecimento da doença, dos mecanismos fisiológicos e patológicos da dor, como também dos aspectos comportamentais e psicossociais que podem estar influenciando esse quadro.

Objetivo
O objetivo do curso visa compreender as características epidemiológicas das disfunções temporomandibulares e grande parte das dores orofaciais, bem como adquirir conhecimento para realizar o diagnóstico diferencial dessas alterações e conduzir os casos.
Também consiste em conhecer a fisiologia e os processos patológicos envolvidos na dor e disfunção da região orofacial, identificar sinais e sintomas da disfunção temporomandibular e analisar os fatores de risco para o desenvolvimento da DTM e dor orofacial baseados em evidências científicas.

Público-alvo
Cirurgiões dentistas em geral e alunos a partir do terceiro semestre do curso de odontologia.

Diferenciais do curso
Esse curso tem por finalidade esclarecer algumas controvérsias e associações dos possíveis fatores de risco para o estabelecimento de alterações na região orofacial, permitindo com que o profissional seja capaz de avaliar e conduzir um diagnóstico diferencial nos diferentes tipos de disfunções temporomandibulares e dores orofaciais.

Critérios para certificação
Presença de pelo menos 75% do curso.

Informações para contato
curtaduracao@metodista.br
4366-5967 das 13h às 20h

Informações sobre a professora responsável:

Prof. Monique Lalue Sanches

Mestre em Ciências da Saúde e Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial Pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Especialista em Dentística Restauradora pela Faculdade de Odontologia de Baurú-USP (FOB-USP), Membro ativo da American Academy of Orofacial Pain (AAOP), da International Association for Study of Pain (IASP), da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF). Membro do corpo editorial e revisora de diversos periódicos na área. Professora Titular na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Santos. Professora Auxiliar na Universidade Metodista de São Paulo
(UMESP), São Bernardo do Campo.

 

Comunicar erros