Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro de Sustentabilidade / Notícias / Mudança climática será exibida no documentário Desobediência dia 13 de maio, às 18h30

Mudança climática será exibida no documentário Desobediência dia 13 de maio, às 18h30

Metodista será pioneira no Brasil em debater o movimento. Entrada é franca

09/05/2016 18h50 - última modificação 11/05/2016 18h57

A Universidade Metodista de São Paulo será pioneira no Brasil na exibição do documentário Desobediência, lançado dia 30 de abril passado em escala mundial por um grupo de ativistas e de organizações climáticas para alertar e mostrar algumas soluções para a crise ambiental da Terra. O vídeo tem duração de 35/40 minutos e está sendo exibido em inúmeras partes do mundo para que ganhe adesão e se multiplique. Na Metodista a sessão ocorrerá sexta-feira próxima, 13 de maio, às 18h30 na sala 327 do Edifício Lambda, no campus Rudge Ramos.

A iniciativa é do Centro de Sustentabilidade e do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. A entrada é franqueada a todos os alunos. Desobediência mostra como líderes se arriscam lutando por um clima suportável, começando pelo combate ao uso de combustíveis fósseis. São mostradas ações em todos os continentes lideradas por pessoas comuns que já estão cansadas do poder e da poluição da indústria petrolífera.

A ideia dos ativistas é que o vídeo seja abraçado por número crescente de voluntários que queiram propagá-lo em escolas, movimentos civis, igrejas, ONGs, cinemas independentes etc. A exibição na Metodista será seguida de pequeno debate, informa a coordenadora do Centro de Sustentabilidade, professora Waverli Neuberger, que inscreveu a universidade no circuito mundial como primeira a aderir ao movimento no Brasil. O intuito do debate é incentivar ações simples e específicas das quais todos podem participar na sua comunidade (e fora dela).

Conheça mais sobre o Desobediência .

Entre os alertas do movimento, há o da NASA (agência aeroespacial dos Estado Unidos) mostrando que se a humanidade quiser preservar o planeta, a emissão de CO2 terá de ser reduzida para no máximo 350 ppm (partes por milhão). Os níveis de carbono dióxido já ultrapassaram 400 partes por milhão globalmente em março de 2016.

O aquecimento global já colocou a Terra entre 2,7 a 3,5 graus acima dos níveis pré-industriais. Segundo cientistas, estamos no limite de segurança, para além do qual os efeitos -- secas, inundações, ondas de calor e elevação do nível do mar – se tornam catastróficos e irreversíveis.

Videodebate Desobediência
Quando: 13 de maio de 2016
Horário: 18h30
Onde: sala 327 do Edifício Lambda, no campus Rudge Ramos, rua Alfeu Tavares, 149, São Bernardo do Campo
Informações: (11) 4366-5045
Evento aberto ao público

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,
TRABALHOS E CONGRESSOS