Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Central de estagios / Alunos / Dicas / Como Dar um Feedback

Como Dar um Feedback

Elabore um plano – Reflita sobre o que pretende dizer e ofereça exemplos criativos. Concentre-se na maneira como a pessoa agiu em vez de tentar entender por que ela faz isso.

Faça uma abordagem específica – Saibá o que de fato ocorreu para não apresentar exemplos e ser claro em sua observação.

Foque em comportamento - O feedback eficiente não avalia personalidades, preconceitos ou atitudes. A conversa deve concentrar-se nos comportamentos específicos que foram analisados.

Escolha hora e local - Dê o feedback quando nenhuma das partes esteja pressionada pelo tempo. Sempre que possível, faça-o logo após o evento e nunca diante dos outros.

Dê um retorno equilibrado – Entenda o momento como uma oportunidade de ajudar alguém, não como uma chance de jogar em cima do outro algo que estava entalado em sua garganta.

Lance mão de técnicas eficientes – Vá direto ao assunto, estabeleça contato visual e concentre-se nas questões essenciais. Procure saber o que aconteceu em vez de fazer deduções. Apóie-se no “aqui e agora” e evite fazer referências ao passado.

Utilize um estilo eficaz – É importante que a pessoa que recebe o retorno entenda o impacto do comportamento em discussão. Crie uma abordagem pessoal.

Descreva sentimentos – Explique como se sente a respeito do que aconteceu para que a pessoa possa entender o impacto da ação que está sendo discutida. Comunique seus sentimentos em vez de culpar o outro.

Capacidade de ouvir – Encoraje a pessoa a relatar seu próprio lado da história e escute atentamente o que ela diz.

Fonte: livro “Preciso saber se estou indo bem”, Folha de São Paulo, 15 de janeiro de 2006.

 

 

Comunicar erros