Ferramentas Pessoais

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O uso pedagógico do fórum

O fórum é uma das ferramentas de interação coletiva de maior utilidade dentro de uma plataforma de ensino mediado por computador. Há fóruns com quatro características: livre, dirigido, permanente ou de tempo determinado.

1) Livre - O professor cria um fórum no ambiente online a partir de um tema ou texto de referência. Os alunos participam voluntariamente do debate.

2) Dirigido - O professor cria um fórum no ambiente online a partir de um tema ou texto de referência. Cada aluno deve postar um número de mensagens determinado pelo professor. Exemplo: duas mensagens de 350 palavras ou dez linhas. Uma outra possibilidade é exigir dos alunos a postagem de uma mensagem nova e uma em resposta a um comentário de colega de turma.

3) Permanente - O professor cria um fórum no ambiente online que fica aberto durante todo o período da disciplina ou curso.

4) Tempo determinado - O professor determina o período de funcionamento do fórum. Exemplo: de 7 a 15 de março.

Há algumas regras fundamentais para o bom desenvolvimento de fóruns:

1) Títulos
Os títulos das mensagens devem ser curtos e objetivos. É de suma importância mantê-los quando se pretende responder a um comentário já postado. Tal procedimento facilita o acompanhamento da discussão, pois torna possível selecionar as mensagens relativas a um tópico dentro do fórum. Títulos novos devem ser usados em mensagens com tópicos novos. Essas orientações também devem ser passadas aos alunos.

2) Edição das mensagens
Para facilitar a compreensão, busque editar a mensagem de reposta a um comentário postado. Deve-se, assim, chamar a atenção para o texto que se deseja comentar e apagar o resto.

3) Participação do professor
Seja qual for o modelo de fórum escolhido, algumas orientações gerais podem garantir o bom uso dessa ferramenta:
- O professor deve ser objetivo em seus comentários e evitar textos longos. Caso um comentário exija uma explicação pormenorizada, deve-se indicar um texto sobre o assunto.
- O professor deve chamar a atenção de todos os participantes para comentários que atinjam os objetivos propostos. Exemplo: "Muito bem! Esse é exatamente o conceito que o autor do texto propõe."
- Cabe ao professor chamar a atenção para a convergência de idéias postadas no fórum. Exemplo: "Muito interessante, seu comentário está de acordo com o de fulano."
- O professor também deve interferir quando perceber equívocos ou dúvidas não resolvidas no fórum. Muitas vezes, porém, os próprios alunos fazem essas correções. Se isso não ocorrer, a intervenção do docente é fundamental. Exemplo: "Caro fulano, permita-me discordar de seu ponto de vista. Entendo que a definição proposta pelo texto aponta para..."
- Toda repreensão de caráter disciplinar deve ser feita, preferencialmente, por uma comunicação individual e não no fórum.

4) Avaliação
Toda avaliação do fórum deve ser qualitativa, observadas as regras pré-determinadas como, por exemplo, a exigência de um número mínimo de mensagens postadas. No entanto, quando não há exigência de participação, deve-se lembrar que mesmo aqueles sem envolvimento efetivo podem tirar grande proveito das discussões. Há casos de alunos mais tímidos, com menos tempo ou que simplesmente preferem estudar individualmente. É preciso respeitar essas características.

Autor: Fabio Josgrilberg.
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