O uso pedagógico do fórum
O fórum é uma das ferramentas de interação coletiva de maior utilidade dentro de uma plataforma de ensino mediado por computador. Há fóruns com quatro características: livre, dirigido, permanente ou de tempo determinado.
1) Livre - O professor cria um fórum no ambiente online a partir de um tema ou texto de referência. Os alunos participam voluntariamente do debate.
2) Dirigido - O professor cria um fórum no ambiente online a partir de um tema ou texto de referência. Cada aluno deve postar um número de mensagens determinado pelo professor. Exemplo: duas mensagens de 350 palavras ou dez linhas. Uma outra possibilidade é exigir dos alunos a postagem de uma mensagem nova e uma em resposta a um comentário de colega de turma.
3) Permanente - O professor cria um fórum no ambiente online que fica aberto durante todo o período da disciplina ou curso.
4) Tempo determinado - O professor determina o período de funcionamento do fórum. Exemplo: de 7 a 15 de março.
Há algumas regras fundamentais para o bom desenvolvimento de fóruns:
1) Títulos
Os títulos das mensagens devem ser curtos e objetivos. É de suma
importância mantê-los quando se pretende responder a um comentário já
postado. Tal procedimento facilita o acompanhamento da discussão, pois
torna possível selecionar as mensagens relativas a um tópico dentro do
fórum. Títulos novos devem ser usados em mensagens com tópicos novos.
Essas orientações também devem ser passadas aos alunos.
2) Edição das mensagens
Para facilitar a compreensão, busque editar a mensagem de reposta a um
comentário postado. Deve-se, assim, chamar a atenção para o texto que
se deseja comentar e apagar o resto.
3) Participação do professor
Seja qual for o modelo de fórum escolhido, algumas orientações gerais podem garantir o bom uso dessa ferramenta:
- O professor deve ser objetivo em seus comentários e evitar textos
longos. Caso um comentário exija uma explicação pormenorizada, deve-se
indicar um texto sobre o assunto.
- O professor deve chamar a atenção de todos os participantes para
comentários que atinjam os objetivos propostos. Exemplo: "Muito bem!
Esse é exatamente o conceito que o autor do texto propõe."
- Cabe ao professor chamar a atenção para a convergência de idéias
postadas no fórum. Exemplo: "Muito interessante, seu comentário está de
acordo com o de fulano."
- O professor também deve interferir quando perceber equívocos ou
dúvidas não resolvidas no fórum. Muitas vezes, porém, os próprios
alunos fazem essas correções. Se isso não ocorrer, a intervenção do
docente é fundamental. Exemplo: "Caro fulano, permita-me discordar de
seu ponto de vista. Entendo que a definição proposta pelo texto aponta
para..."
- Toda repreensão de caráter disciplinar deve ser feita,
preferencialmente, por uma comunicação individual e não no fórum.
4) Avaliação
Toda avaliação do fórum deve ser qualitativa, observadas as regras
pré-determinadas como, por exemplo, a exigência de um número mínimo de
mensagens postadas. No entanto, quando não há exigência de
participação, deve-se lembrar que mesmo aqueles sem envolvimento
efetivo podem tirar grande proveito das discussões. Há casos de alunos
mais tímidos, com menos tempo ou que simplesmente preferem estudar
individualmente. É preciso respeitar essas características.