Dicas para preparar ou apresentar conteúdos para Web
Os principais elementos de um conteúdo digital são: texto, imagem, animação, som e vídeo.
É preciso ter alguns cuidados referente ao processo de transformação de atividades presenciais ou a tradução de materiais impressos para alguma mídia digital, quando da construção de módulos que compõem um determinado curso.
A seguir algumas dicas importantes:
- Dividir o conteúdo do módulo em textos pequenos e objetivos;
- Utilizar, quando possível, tópicos no lugar de parágrafos;
- Utilizar
imagem, animação, vídeo ou som em assuntos dinâmicos (a utilização
desses recursos deve ser bem justificada, por exemplo, não use uma
imagem somente porque a acha bonita);
- Vídeos devem ser de no máximo 3 minutos para que rode com tranqüilidade para o aluno;
- Colocar leituras complementares ao final de cada tópico abordado;
- Apresentar linguagem simples e direta;
- Evitar conteúdo redundante;
- Colocar as referências dos conteúdos relacionados ao assunto do módulo;
- Não utilizar frases (eruditas ou dialetos) que façam com que os alunos tenham um trabalhão para descobrir o que é dito;
- Deixar claro como e onde o aluno pode tirar suas dúvidas;
- Manter
a letra legível analisando: tamanho da letra, estilo de fonte, cor de
fundo da página e da letra, contrastes de letras maiúsculas e
minúsculas e variações de cores diferentes na mesma página. Evite cores
"berrantes", fundos degrades e estampados. Evitar pontos de exclamação
e usar todas as letras maiúsculas. Palavras com todas as letras
maiúsculas não são tão fáceis de ler.
- Nomear suas páginas, de forma que, o título permita ao aluno um conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado na página;
- Manter
uma consistência e uniformidade dos botões de navegação, por exemplo,
se na primeira página tem-se três botões, as demais páginas deverão ter
os mesmos três botões (iguais) e na mesma posição da tela;
- Explicar
o significado de abreviações, iniciais maiúsculas, acrônimos e
seguí-los imediatamente com as abreviações na primeira ocorrência;
- Permitir ao aluno sempre conseguir responder às seguintes perguntas:
¨ "Onde estou?";
¨ "Onde eu posso ir?";
¨ "Como eu chego lá?";
¨ "Como eu posso voltar onde eu estava a primeira vez?".
Fonte: EAD UNICAMP
Texto: Preparação de Conteúdo para Web