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Dicas para preparar ou apresentar conteúdos para Web

Os principais elementos de um conteúdo digital são: texto, imagem, animação, som e vídeo.

É preciso ter alguns cuidados referente ao processo de transformação de atividades presenciais ou a tradução de materiais impressos para alguma mídia digital, quando da construção de módulos que compõem um determinado curso.

A seguir algumas dicas importantes:

  • Dividir o conteúdo do módulo em textos pequenos e objetivos;
  • Utilizar, quando possível, tópicos no lugar de parágrafos;
  • Utilizar imagem, animação, vídeo ou som em assuntos dinâmicos (a utilização desses recursos deve ser bem justificada, por exemplo, não use uma imagem somente porque a acha bonita);
  • Vídeos devem ser de no máximo 3 minutos para que rode com tranqüilidade para o aluno;
  • Colocar leituras complementares ao final de cada tópico abordado;
  • Apresentar linguagem simples e direta;
  • Evitar conteúdo redundante;
  • Colocar as referências dos conteúdos relacionados ao assunto do módulo;
  • Não utilizar frases (eruditas ou dialetos) que façam com que os alunos tenham um trabalhão para descobrir o que é dito;
  • Deixar claro como e onde o aluno pode tirar suas dúvidas;
  • Manter a letra legível analisando: tamanho da letra, estilo de fonte, cor de fundo da página e da letra, contrastes de letras maiúsculas e minúsculas e variações de cores diferentes na mesma página. Evite cores "berrantes", fundos degrades e estampados. Evitar pontos de exclamação e usar todas as letras maiúsculas. Palavras com todas as letras maiúsculas não são tão fáceis de ler.
  • Nomear suas páginas, de forma que, o título permita ao aluno um conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado na página;
  • Manter uma consistência e uniformidade dos botões de navegação, por exemplo, se na primeira página tem-se três botões, as demais páginas deverão ter os mesmos três botões (iguais) e na mesma posição da tela;
  • Explicar o significado de abreviações, iniciais maiúsculas, acrônimos e seguí-los imediatamente com as abreviações na primeira ocorrência;
  • Permitir ao aluno sempre conseguir responder às seguintes perguntas:

    ¨ "Onde estou?";
    ¨ "Onde eu posso ir?";
    ¨ "Como eu chego lá?";
    ¨ "Como eu posso voltar onde eu estava a primeira vez?".

Fonte: EAD UNICAMP
Texto: Preparação de Conteúdo para Web

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