Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2018 / Colóquio Brasil-Portugal exalta importância das pesquisas acadêmicas na sociedade

Colóquio Brasil-Portugal exalta importância das pesquisas acadêmicas na sociedade

Evento encerra programação que também contou com aula magna

28/05/2018 21h25 - última modificação 28/05/2018 21h36

Como forma de estimular a pesquisa acadêmica, a Universidade Metodista de São Paulo teve, na tarde desta segunda-feira (28), no Auditório Capa, o “Colóquio Brasil-Portugal”. O evento abriu vias de discussão entre docentes e discentes, na perspectiva da educação como traço delineador de composição da comunidade global em tempos de novas emergências sociais, políticas, econômicas e humanitárias.

Lideraram a mesa a professora portuguesa Isabel Maria Freitas Valente, doutora em Altos Estudos Contemporâneos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; a professora Elisabete Ferreira Esteves Campos, da Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo; e o coordenador da Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Marcelo Furlin.

Para Isabel, conversas e eventos relacionados ao assunto são fundamentais. “Tenho trabalhado sempre em uma perspectiva inter e pluridisciplinar. O olhar do outro é muito importante para o desenvolvimento científico e para o estreitamento das relações entre as instituições. Com isso, podemos também comparar as pesquisas das mesmas áreas temáticas e encontrar novas áreas de investigação”, afirmou a professora.

De acordo com o coordenador da Pós-graduação em Educação, Marcelo Furlin, o evento serve para exaltar a pesquisa para os alunos. “A importância do colóquio é justamente uma aproximação mais informal com os projetos que a Universidade tem feito, então falamos das pesquisas que se realizam nos países. Além disso, também é importante para a aproximação entre alunos e docentes pesquisadores”, disse o coordenador.

O Colóquio Brasil-Portugal encerra programação feita em parceria com a Universidade de Coimbra, por meio da XVIII Mostra Acadêmica e do Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Na última semana, foi feita a aula magna “Migrações em um mundo interligado e os caminhos para a paz”.

Ambas as atividades tiveram o objetivo de colocar temas emergentes em perspectiva, na intenção de promover reflexões instigantes sobre mobilidade humana e educação. Elas antecedem também a ida de cinco professores e 20 alunos da Universidade Metodista para a Universidade de Coimbra, que acontecerá em janeiro de 2019 em parceria entre as duas instituições.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS