Espaço Cidadania - Janeiro/2013
25/01/2013 16h55 - última modificação 25/01/2013 16h57
Dois meses se passaram desde as últimas eleições. Mas é agora, quando aqueles que foram eleitos assumem seus cargos, que começa o verdadeiro trabalho. Para os prefeitos e vereadores, colocar em prática o que prometeram nas campanhas. Para os eleitores, se trata de uma obrigação cidadã: acompanhar as ações daqueles em quem votaram.
Talvez pela própria história do Brasil, que nasceu colônia, viveu uma monarquia e ditadura, a população tenha se acostumado a não participar da vida pública. O filósofo grego Platão disse: “A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta”.
Apesar de ter sido dita há 650 anos, a frase não poderia soar mais atual. É fácil querer se distanciar da política por uma série de razões, como por conta da decepção provocada pelos casos de corrupção e má conduta política que vemos frequentemente. Mas é no sentido da frase de Platão que precisamos buscar o sentido de nossa obrigação política.
Associações, ONGs ou mesmo pessoas físicas têm buscado acompanhar as atuações dos políticos de modo geral e especialmente daqueles em quem votaram. Com a Internet, torna-se relativamente fácil verificar o passado político e as ações de nossos governantes.
Nesta edição, conversamos com especialistas e com pessoas que fizeram algo para tornar esse acompanhamento acessível. Cabe a você agora reforçar essa consciência e também exercer seu papel de cidadão.
Boa leitura!
Prof. Dr. Marcio de Moraes
Reitor
Leia as matérias nos links abaixo ou acesse a versão em PDF aqui.
Matérias na íntegra:
Eleições: Quer mudanças? Tem que pegar no pé